Novo lote de vacinas contra H1N1 chega à Bahia e são distribuídas

  • 06 Mai 2016
  • 14:24h

(Foto: Reprodução)

O novo lote de vacinas que protegem contra gripe H1N1 chegou à Bahia na quinta-feira (5). São 840 mil novas doses que vieram do Rio de Janeiro para Região Metropolitana deSalvador e devem atender todo estado. As vacinas começaram a ser distribuídas para os municípios ainda na quinta, quando duas cidades receberam a imunização. Nesta sexta-feira (6), as vacinas estão sendo entregues às regionais de saúde do estado e outros municípios da região metropolitana para serem disponibilizadas para o público-alvo. “No momento que nós recebemos ontem [quinta] a confirmação da chegada dessas doses, a gente já disparou o comunicado e várias bases operacionais já enviaram os carros que estão, nesse momento, por ordem, aguardando seus atendimentos para levar as vacinas para todo estado da Bahia", afirma Vânia Rebouças, vice-coordenadora de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

As vacinas saem da central acondicionadas em caixas térmicas, na temperatura recomendada pelo programa, que é de 2 a 8 graus positivos, e vão diretamente para base operacional de saúde das respectivas cidades. De acordo com Vânia Rebouças, de cada cidade, a rede daquela base faz a distribuição para todos os municípios da área abrangência. Isso ocorre com mais 31 bases operacionais em todo o estado da Bahia. A procura pela vacina que protege contra gripe H1N1 tem sido grande em todo estado. Em algumas cidades, as doses que chegam não são suficientes para todos aqueles que querem e precisam ser imunizados. “A gente recebe o quantitativo de 100% para atender o público-alvo da campanha, que são crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidade. É importante que todas essas pessoas contempladas como público-alvo, que elas comprovem isso no ato da vacinação nos postos de saúde. As pessoas com comorbidades precisam levar relatórios médicos, porque nem todas as comorbidades estão contempladas nessa campanha de vacinação”, alerta Vânia Rebouças.

Feira de Santana
Desde que começou a campanha em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, já foram vacinadas, aproximadamente, 65 mil pessoas. A meta é vacina 128 mil até o dia 30 de maio. As oito mil doses da vacina que chegaram na segunda (2) acabaram e os postos de saúde da cidade só serão abastecidos na próxima segunda-feira (9).

Juazeiro
Em Juazeiro, no norte do estado, quem foi aos postos de saúde se vacinar teve que voltar para casa sem a imunização. O último lote chegou a Juazeiro na segunda, com 5.200 doses. O novo lote deve chegar no fim de semana, mas os postos só devem ser abastecidos na segunda-feira. 

Itabuna
Com o primeiro caso confirmado de H1N1 em Itabuna, no sul do estado, a preocupação aumentou. Muitas pessoas têm procurado as vacinas nas unidades de saúde, sem sucesso. Na terça-feira (3), o município recebeu mais um lote, com seis mil doses, mas elas não ficaram disponíveis à população nos postos de saúde. A vigilância epidemiológica vacinou apenas pessoas dos grupos prioritários, que ficam em locais fechados. Como presídios, hospitais, clínicas e asilos. A expectativa é vacinar esses grupos até a próxima terça-feira (10). Na quarta-feira (11), deve chegar o quarto lote de vacinas. Esse deve ficar disponível para os grupos prioritários nas unidades de saúde do município.

Barreiras
Em Barreiras, a terceira remessa de vacinas durou apenas 24 horas. As 3.989 doses da vacina terminaram na última terça à tarde. Cerca de 19 mil pessoas tomaram a vacina até esta sexta-feira. A expectativa é que uma nova remessa de vacinas chegue na próxima segunda-feira à tarde, dia 9 de maio.

Roubo de vacinas
Um frasco com 10 doses da vacina contra a gripe H1N1 foi roubada no posto de saúde do bairro Vila Isabel, na cidade de Itapetinga, região sudoeste da Bahia. O caso foi registrado na delegacia do município e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia no local. Até a tarde de quinta-feira (5) ninguém tinha sido preso. De acordo com Vânia Rebouças, essas vacinas não serão repostas. “O Ministério da Saúde não fará reposição de qualquer sinistro de doses que tenha acontecido nos municípios. O que a gente recebe é para atender de fato 100% da população estimada de cada grupo prioritário", conclui.