Facebook amplia caça aos perfis falsos, com lançamento de novo algoritmo

  • 26 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O Facebook está trabalhando para solucionar um dos casos mais preocupantes quanto à privacidade dos usuários na Internet: os perfis fakes. A rede social começou a testar uma nova ferramenta que emite alertas para os usuários quando detecta novas contas que possam estar lhes imitando, usando seus dados, ou se passando por você. O algoritmo caça perfis falsos que usam a foto ou o nome de alguém que já está cadastrado na rede social e avisa ao usuário. Antigone Davis, chefe de segurança global no Facebook, revelou ao Mashable que o processo de notificações aos usuários é automático. Porém, os perfis que são detectados como possíveis fakes serão todos verificados manualmente por uma equipe interna da rede social, para não se dar ao luxo de errar e acusar algum perfil original de ser uma cópia (clone) de outro, com uso incorreto da plataforma.

Mulheres são as principais vítimas

“Ouvimos feedbacks de que isso [clonagem de perfis] era uma preocupação, especialmente para mulheres em muitas regiões, e isso pode causar diversos problemas sociais e culturais”, explica Davis. De fato, muitas mulheres são prejudicadas com os perfis fakes no Facebook. Sejam eles de forma intencional ou não. Afinal, há pessoas que “roubam” fotos de “desconhecidas” e criam perfis para enganar outras pessoas na rede social com diversos objetivos. Esse tipo de ação viola não só a privacidade e a propriedade das pessoas envolvidas, como as regras de uso do Facebook que só aceita usuários reais, com nomes e dados (fotos e conexões) de verdade.

Fotos íntimas no Facebook

O Facebook está testando ainda duas novas ferramentas de segurança: uma que permite reportar imagens íntimas não consensuais divulgadas, o que já é proibido, de forma mais eficiente, e o “Photo Checkup”. Esta segunda lembra o “Dinossauro da Privacidade”, e é um atalho para um menu que permite que o usuário configure quem pode ver suas fotos na rede social. Em meio a uma série de polêmicas sobre o direito à privacidade dos usuários em seus serviços de Internet, a rede social de Mark Zuckerberg dá novos passos para que a sua posição seja ainda mais consolidada. Afinal, é isso o que os internautas desejam e precisam todos os dias.