Bahia aparece como o estado mais procurado pelos turistas para o verão

  • 24 Dez 2015
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

Conforme a pesquisa “Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2015-2016”, realizada pelo Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, a Bahia aparece como o primeiro do ranking com 16,5% da preferência entre os destinos mais procurados pelos turistas. Seguida de Ceará (15,3%), Rio de Janeiro (12,1%), Alagoas (9,8%) e Pernambuco (9,8%). Já entre os destinos internacionais mais mencionados – direta e espontaneamente – pelas empresas consultadas, destaque para Orlando (18,3%), Miami (14,9%), Nova York (9,1%), Paris (7,3%) e Buenos Aires (6,2%). Porém a pesquisa aponta ainda que pelo menos 70% das empresas de agenciamento turístico no Brasil esperam ter movimentação de vendas menor neste verão, em comparação com a Temporada de Verão do ano anterior. Entre as empresas que indicaram menor movimentação de vendas, uma grande parcela (29,5%) aponta queda entre 20% a 30%. Para outra parcela considerável (19,5%), a queda ficará entre 40% a 50%. A alta cambial e instabilidade do dólar (41%), a instabilidade econômica (19,9%) e o receio na compra de viagens (7,3%) são as principais justificativas para esta diminuição da movimentação de viagens na Temporada de Verão 2015-2016. As empresas entrevistadas destacaram uma ampla preferência de seus viajantes para os destinos nacionais (60,4%) frente aos destinos internacionais (39,6%). Entre os destinos nacionais mencionados – direta e espontaneamente – pelos entrevistados, lideram o ranking de preferência as cidades de Fortaleza (14,5%), Rio de Janeiro (11,1%), Maceió (9,1%), Natal (8,7%) e Salvador (8,2%), tendo como maior motivação para suas escolhas os atrativos sol e praia. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25 e 27 de novembro desde ano. A amostra da pesquisa é ampla e representativa do segmento em âmbito nacional, constituída por 373 empresas de todas as regiões do Brasil, distribuída em 72 cidades, de 26 Estados e do DF, retratando assim, de forma fiel, o universo estudado, formado pelas empresas de distribuição de viagens organizadas no país.


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