Barra Urgente

Barra Urgente


Barra da Estiva: Barra Urgente em visita ao Centro Cultural da cidade

Segunda | 14.07.2014 | 15h30
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Cleiton Gomes

A importância de se ter um local em que as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, possam encontrar vários nichos de culturas reunidas, é fundamental para estimular o desenvolvimento intelectual dos mesmos.

 

Barra da Estiva conta com um local assim desde 2009, que foi sendo melhorado aos poucos, de maneira que hoje, disponibiliza várias artes de espécies diferentes, como móveis-relíquias do século passado, quadros pintados por artistas renomados e também locais, além de ser também a biblioteca municipal, que conta com uma acervo atualizado de 5 mil livros, e 10 computadores modernos com acesso à internet, sala especial com literatura infantil e muito mais.

 

O diretor responsável desde a sua abertura em 15 de julho de 2009, é o Erneval Silva, que com muita disposição, está sempre em busca de melhorias, junto ao estado, para o local, que ano após ano, recebe mais obras e eventos importantes para a cidade.

 

Erneval, que também é presidente da Filarmônica de Barra da Estiva, e do grupo de teatro amador “Encena Nova Geração”, recebeu a equipe do Barra Urgente com muita atenção, e ressaltou os horários, que são bem diferenciados, de atendimento do Centro Cultural:

- Das 9h às 21h – de segunda à sexta-feira

- Das 9h às 11h – sábado

 

O local que um dia foi mercado municipal, depois se transformou em sucata, hoje tem muito o que oferecer à população barrestivense, e está lá, a espera de qualquer pessoa que desejar estar perto de muita cultura e conhecimento.

Foto: Cleiton Gomes

Após vexame na reta final da Copa, Felipão não é mais técnico da Seleção

Segunda | 14.07.2014 | 14h00
Autor: G1


Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção brasileira. A derrota vexatória para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo, e o outro revés em seguida, na disputa pelo terceiro lugar, por 3 a 0, para a Holanda, decretaram a queda do comandante. Felipão assumiu no final de 2012, meses antes da Copa das Confederações, em 2013, onde o Brasil conquistou o título em cima da Espanha, vencendo por 3 a 0 no Maracanã. Foram 29 jogos no comando da Seleção, com 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Na Copa do Mundo deste ano, foram sete jogos, com duas derrotas, três vitórias e dois empates.

 

Após a derrota para a Holanda no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na coletiva de imprensa, Felipão entregou o cargo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como, segundo o próprio, já havia ficado acertado com a entidade. A CBF aceitou o pedido de Felipão e confirmou a demissão de Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e de toda a comissão técnica que trabalhou na Copa do Mundo. 

 

A CBF ainda não oficializa a queda do treinador, o que irá acontecer nesta segunda-feira. Assim, o Brasil parte em busca de um novo técnico para assumir o projeto que terá como ponto alto a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, passando pela Copa América do Chile, em 2015, e das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial, que o país volta a disputar após ser sede do evento.

 

Substituto de Mano Menezes

Felipão substituiu Mano Menezes, aposta da CBF para começar o processo de reformulação da seleção brasileira. A derrota para o México na decisão da medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, porém, começou a minar o treinador, que acabou sucumbindo em novembro de 2012. Chamado por José Maria Marin, presidente da CBF, Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com o Brasil em 2002, aceitou, e no primeiro ano como treinador do país conquistou a Copa das Confederações, com campanha que colocou a Seleção novamente como uma das favoritas ao título mundial em casa.

 

A Copa do Mundo, porém, começou com um susto. Marcelo marcou contra na estreia, diante da Croácia, mas a Seleção virou para 3 a 1. Em seguida, o país empatou com o México em 0 a 0, com grande atuação do goleiro rival Ochoa. Fechando a primeira fase, o Brasil venceu Camarões por 4 a 1 e se classificou com o primeiro lugar do Grupo A. Nas oitavas de final, no Mineirão, o Brasil sofreu para bater o Chile, nos pênaltis, depois de levar pressão na prorrogação. Nas quartas de final, em atuação melhor, o time venceu a Colômbia por 2 a 1, mas perdeu Neymar com uma lesão na terceira vértebra lombar. Foi aí que Felipão recebeu seu mais duro golpe.

 

A Seleção, novamente no Mineirão, foi goleada por 7 a 1 pela Alemanha, no que o técnico classificou como uma pane inexplicável. Em seguida, na disputa pelo terceiro lugar, no sábado, foi novamente derrotada, agora pela Holanda, por 3 a 0.

 

 

 

 

Barra da estiva: Programa de Rádio ‘Show da Vida’ estreou na Barra FM – 104,9

Com apresentadores Izidy Ramel e Cleiton Gomes

Segunda | 14.07.2014 | 11h18
Autor: Da redação / Barra Urgente


Foto: Divulgação

A rádio comunitária Barra FM é bem ouvida na cidade e região, visto que o público já conhece a simpatia dos locutores que nela atuam. Neste sábado, 12, estreou um novo programa chamado “Show da Vida para Barra da Estiva”, apresentado pela jornalista Izidy Ramel e pelo radialista Cleiton Gomes.

 

O programa, que tem um cunho jornalístico-musical, já acontece há mais de 1 ano na cidade de Brumado com público fiel, agora, em Barra da Estiva, com o apoio do Barra Urgente, irá ao ar nos seguintes dias e horários:

- Sábado: das 13h às 17h

- De segunda à quinta-feira: das 13h às 14h

 

Os blocos do “Show da Vida para Barra da Estiva” realizados ao vivo no sábado, serão transmitidos durante a semana com duração de 1 hora. Os quadros do programa são:

- Minuto Notícia: com muitas informações que envolvem a cidade, a região, o país e o mundo;

- Mercado de Trabalho: com dicas para empreendedores e funcionários;

- Curiosidades: temas interessantes de todas as áreas;

- Mensagens de otimismo: com pequenas citações e textos com palavras positivas;

- Música da minha vida: todo mundo que quiser contar a história que transformou alguma música na “música da sua vida” pode escrever para o programa que a sua carta/email será lido nesse quadro.

Endereço: Av. Governador César Borges, S/N – Bairro Alto da Barra – Barra da Estiva

Email: redacao@barraurgente.com.br

- Bate Papo Show – serão realizadas entrevistas com pessoas de todas as áreas, ramos de atuações e ideologias.

 

Os locutores agradecem a oportunidade de estarem, a partir de então, fazendo parte do quadro de colaboradores da rádio Barra FM, principalmente à pessoa do locutor e um dos diretores, Claudemir Florêncio, e desde já convidam a todos para ficarem ligados ao programa que é feito com muito carinho para os ouvintes, cujo slogam é “a alegria do seu rádio”, justamente nessa emissora que tem como meta “ir longe para ficar mais perto de você” Barra FM!

Brasil faz a copa, Argentina chora e Alemanha faz a festa

Segunda | 14.07.2014 | 10h00
Autor: Brumado Urgente - (G1) Por Alexandre Alliatti


Foto: Divulgação

A maluquice é pensar que não temos vaga ideia do que fazíamos em 3 de junho de 1992, quando pela primeira vez Mario, mais um recém-nascido qualquer a chorar num hospital qualquer da Alemanha, viu a luz. Dada nossa sina de marionetes do tempo, estávamos indiferentes à história que começava a ser costurada – lavávamos louça, víamos novela, reclamávamos do centroavante tosco de nosso time, discutíamos futebol com nosso pai, aquela figura de rugas desenhadas também pela dor e pela glória que o futebol tanto nos dá.

 

Não podíamos imaginar o que aconteceria tanto tempo depois, naquele inalcançável 13 de julho de 2014, naquele futuro domingo de sol no Maracanã, naquele instante precioso em que o pequeno Mario, o gigante Mario Götze, com apenas 22 anos e uma eternidade pela frente, receberia de Schürrle aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, dominaria no peito e desviaria para o gol. Não podíamos calcular que surgia o protagonista da vitória por 1 a 0 na final, o sujeito que evitaria uma festa da Argentina no Maracanã, o atleta que tornaria a Alemanha tetracampeã mundial de futebol!

Dom Basílio: Acidente envolvendo motociclista de Brumado tem duas vítimas fatais

Motorista de uma Hilux que atropelou as vítimas fugiu sem prestar socorro

Segunda | 14.07.2014 | 09h00
Autor: Informações do L12


O condutor da Hilux fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. (Foto: L12 Notícias)

Um acidente de trânsito incomum foi registrado no início da noite deste domingo (13) na BA-148 (Rodovia que liga Brumado a Livramento) entre Fazendinha e a entrada de Dom Basílio. Segundo informações obtidas pelo L12 Notícias, no local do acidente, Manoel José dos Santos, 71 anos, trafegava de cavalo no sentido Bairro Santa Luzia - Fazendinha, por volta da 18 horas quando foi atropelado por uma motocicleta Titan 150, placa JOX-8823, licença de Brumado-BA, conduzida por Manoel dos Santos Ribeiro, e na garupa estava Sandra dos Santos Ramalho, 36 anos.

 

Ainda, segundo informações, as vitimas teriam caído no asfalto após a colisão, quando uma Pick Up Hilux, que seguia no sentido Livramento, acabou atropelando a Manoel José dos Santos (que estava no cavalo) e Sandra. Ambos morreram no local, já o condutor da motocicleta sofreu ferimentos leves e permaneceu no local do acidente.

 

As mesmas informações dão conta de que, após a colisão, o condutor da Hilux fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.  Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Livramento estiveram no local, além de policiais militares e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para serem necropsiados. Testemunhas afirmaram também ser comuns acidentes no local,principalmente à noite. O animal conseguiu escapar ileso. 

Barra da Estiva: Prefeito, vereadores e secretário de agricultura acompanham obras de perto

Segunda | 14.07.2014 | 07h37
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Informações e imagens cedidas pela Sec. Municipal de Agricultura

Sexta-feira, 11, o prefeito de Barra da Estiva, Dinho, juntamente com o Secretário de Agricultura, José Henrique Tinôco, estiveram na caatinga na região de lagoa Nova, Gerônimo, Duca e Jurema, para acompanhar o andamento das obras pertencentes ao “Programa Mais Água”, em que estão sendo construídas, em convênio com o Governo Federal, 65 cisternas de 55 mil litros de água, acompanhadas de quintais produtivos, em plena região de semiárido.

 

No mesmo dia, Dinho, e desta vez também acompanhado dos vereadores Reinaldo (Rena) e Fabrício Viana, e equipe da SEMAGRI (Secretaria de Agricultura), EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), foram à residência de um senhor conhecido na região de Jurema, cujo apelido é Diu Meira, onde foi colocada uma de rede de 1.800 metros de comprimento para que ele e seus familiares tenham água de boa qualidade para uso diário. As regiões supracitadas estão abastecidas com água potável em suas residências. Todos foram recebidos com muita alegria e um almoço farto.

Informações e imagens cedidas pela Sec. Municipal de Agricultura

Rivaldo manda recado para Galvão Bueno: "Não preciso do seu reconhecimento"

O campeão do mundo de 2002 usou sua conta oficial no Instagram para criticar.

Domingo | 13.07.2014 | 20h11
Autor: iBahia


Foto: Divulgação

O ex-jogador Rivaldo desabafou durante a derrota do Brasil para a Holanda neste sábado (12) para mandar um recado para Galvão Bueno, narrador da TV Globo. O campeão do mundo de 2002 usou sua conta oficial no Instagram para criticar a personalização da televisão nacional, mas deixou no ar o que causou sua declaração.



"Não preciso do seu reconhecimento Galvão Bueno. O povo brasileiro e o mundo sabem da minha importância para a história da seleção brasileira e do futebol mundial. Nunca precisei puxar saco de ninguém da mídia. Fiz meu papel e muito bem feito. E você Galvão sabe muito bem o porquê estou falando isso. #desabafo'', escreveu.

Conquista: Paciente é encontrado morto dentro do Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto

Domingo | 13.07.2014 | 17h00
Autor: Autor: Blog do Anderson


Foto: Blog do Anderson

Um interno morreu dentro do Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (12). A Polícia Civil investiga se a morte tem relação com uma briga com outro paciente.

 

Segundo informações passada pelo Hospital, um confronto entre os dois homens aconteceu na última quinta-feira (10) por causa de um cigarro. Durante a discussão Valter da Silva foi agredido e chegou a ser levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista para passar por exames clínicos.

 

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para necropsia. A Secretaria da Saúde do Estado Bahia (SESAB) não passou mais informações sobre o crime, mas afirmou que vai colaborar com as investigações.

Caminhão carregado de cebola tomba na Serra das Almas

Domingo | 13.07.2014 | 14h54
Autor: L12


O motorista ficou preso nas ferragens e foi resgatado pelo SAMU-192 de Livramento. (Foto: L12 Notícias)

Um caminhão tombou na manhã deste domingo (13), na BA-148, mais precisamente na Serra das Almas, próximo da entrada do Riacho do Bonito, no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

 

De acordo com obtidas peloL12 Notícias, o veículo teria faltado freio, quase no final da descida, vindo a colidir com as rochas de um paredão tombando no acostamento. Na boleia do caminhão estava Eliomar Rafael dos Santos, 36 anos, condutor, o qual ficou preso às ferragens, sendo retirado por uma equipe do SAMU-192 de Livramento, com ferimento em uma das pernas, e encaminhado ao Hospital Municipal da cidade.

 

O veículo permanece no local aguardando ser removido por um guincho. A Policia Militar está no local para fazer o registro da ocorrência e controlar o tráfego na pista para evitar mais acidentes. O caminhão estava carregado com cebolas, proveniente de xique-xique, com destino a Vitória da Conquista. Apesar do susto e dos ferimentos, o motorista aparentemente passa bem. O trecho é local comum de acidentes envolvendo tombamento de caminhões.  

Xuxa declara torcida pela Argentina em rede social

Domingo | 13.07.2014 | 12h44
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução/ Facebook Xuxa

A apresentadora Xuxa declarou que está torcendo pela vitória da Argentina contra a Alemanha, na final da Copa do Mundo, que acontecerá neste domingo (13), às 17 horas, no Maracanã - Rio de Janeiro. Ela não é só a “Rainha dos Baixinhos” apenas aqui no Brasil. A apresentadora é também muito famosa lá, na Argentina. “Dale alegria alegria a mi corazón!!!!”, escreveu Xuxa ao compartilhar, no Facebook, uma montagem em que ela aparece vestida com a camisa da seleção, enrolada na bandeira e com um chinelo da Argentina.

 

“Oi gente, e aí, como está o coração? Agora não adianta vocês falarem que eu não posso torcer pra minha Argentina. Domingo vai dar o quê?”, completou.


 
Depois, ela compartilhou um vídeo em que mostra o motivo de torcer tanto para os argentinos. Nas imagens, a cantora está dentro de um ônibus e as pessoas começam a se aglomerar do lado de fora, acenando e tirando fotos.

Motorista engata ré e criança de três anos morre atropelada em Itapetinga

Polícia afirma que, para não ser linchado, suspeito fugiu do local.

Domingo | 13.07.2014 | 10h38
Autor: G1 BA


Criança morre ao ser atropelada por caminhão em Itapetinga, na Bahia (Foto: itapetingareporter.com.br)

Uma criança de três anos morreu atropelada por um caminhão de transportar bois, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, neste sábado (12). Segundo a Polícia Civil, o veículo estava parado e, ao engatar a marcha ré, o garoto passou no fundo e foi atingido, por volta das 10h. O motorista não viu que o menino estava embaixo do veículo.

 

De acordo com a polícia, o motorista fugiu do local por medo de ser linchado, mas entrou em contato ficando de ser apresentar na segunda-feira (14). O corpo da criança foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

 

Teste de vacina contra a dengue é eficaz em 88% dos casos

Sábado | 12.07.2014 | 13h11
Autor: Brumado Urgente: da Redação


Foto: Reprodução

Os resultados tiveram com base dados da pesquisa em cinco países da Ásia. Para os quatro tipos da doença, a vacina mostrou eficácia em 56% dos casos depois de três doses, percentual que ultrapassa a meta de redução de mortalidade por dengue estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50% até 2020. 

 

Para a gerente do departamento médico da Sanofi, Sheila Homsani, o mais importante, além da redução global da doença, é a eficácia da vacina contra a forma mais grave da dengue. "Será um impacto social muito grande conseguir a redução dos casos graves, que são os que levam à hospitalização e à morte", avaliou. Os testes desta etapa foram feitos durante 25 meses em mais de 10 mil crianças entre 2 e 14 anos, que, segundo Sheila, é o público que mais sofre com a doença nos países onde a pesquisa foi realizada.

 

 De acordo com a médica, no segundo semestre, o laboratório deverá divulgar os resultados da segunda e última etapa dessa fase da pesquisa, que está sendo feita em países da América Latina, inclusive no Brasil, onde 3.550 pessoas estão participando do estudo clínico.

Após seis meses de reforma Cristo Redentor é reinaugurado

Sábado | 12.07.2014 | 10h48
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

Após seis meses de reforma, o Cristo Redentor foi reinaugurado nesta sexta-feira (11). O evento contou com o cardeal dom Orani Tempesta que deu sua bênção, ao lado do padre Omar Raposo, pároco do Santuário do Cristo, e de Paolo dal Pino, presidente da Pirelli América Latina, empresa que patrocinou a reforma.

 

Um novo sistema de para-raios do monumento e do platô foi instalado e foram restaurados os dedos médio, indicador e polegar da mão direita, além de quatro pontos na cabeça. A obra custou R$ 1,9 milhão e foi realizada por alpinistas depois que o monumento foi atingido por um raio em janeiro.

Índios do sul da BA ganham cheque de 10 mil euros de federação alemã

Dinheiro será usado para a compra de um carro para assistência médica.

Sábado | 12.07.2014 | 07h36
Autor: G1


Foto: Reprodução

Índios da tribo Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, região sul da Bahia, foram presenteados com um cheque no valor de 10 mil euros (R$ 30 mil) doado pela Federação Alemã de Futebol na manhã desta sexta-feira (11). O dinheiro vai ser usado pelos indígenas para a compra de um carro que fará o transporte de pessoas que precisam de assistência médica na comunidade.

 

A seleção da Alemanha treinou durante toda a Copa do Mundo em uma região turística e paradisíaca no extremo sul da Bahia. Cerca de 30 indígenas participaram de uma entrevista coletiva dos jogadores e conseguiram ficar bem perto de craques europeus

Foto: Reprodução

Inscrições abertas para 16ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

Sábado | 12.07.2014 | 06h42


Brumado Urgente: Assessoria de Comunicação da Corrida Ecológica/ Izidy Ramel Comunicação

Ei, você, já estava curioso ou curiosa para saber quando abririam as inscrições para a competição de ciclismo mais esperada do ano em toda a região? O dia chegou! A partir de hoje (10) todos os interessados em participarem da competição mais do que emocionante, com trajeto repleto de belezas naturais, ao lado de muita gente determinada, já pode se inscrever por meio do site oficial www.corridaecologica.com.br

 

Dia 14 de setembro de 2014, domingo, com a presença da Federação Baiana de Ciclismo, os atletas mais uma vez farão a alegria do público que os assistirão superando mais esse desafio incrível! Etapa válida pelo ranking brasileiro de ciclismo (Speed) 16a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas – mais que uma competição, um grande evento lotado de talentos muita garra! Realização: Shopping Byke Organização: Alecarlos Pires

Barra da Estiva: Eventos culturais em comemoração ao aniversário da cidade

Sexta | 11.07.2014 | 20h19
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Cleiton Gomes

O 87º  aniversário de Barra da Estiva será comemorado de varias maneiras, inclusive com eventos culturais.

 

Após visita à Secretária Municipal da Educação Cultura Esportes e Lazer,  Senhora Maria de Lourdes Netto Silva, o Barra Urgente traz para você o cronograma das atividades culturais que serão realizadas no dia 18 de julho em comemoração ao aniversário de Barra da Estiva.

 

9:00 hs – Abertura com a Filarmônica Lira 22 de Julho;

10:00 hs – Formação da Mesa;

10:20 hs – Recital de Poesias;

10:30 hs – Pronunciamentos: Maria de Lourdes Netto Silva – Secretária Municipal da Educação Cultura Esportes e Lazer;

Erneval Rodolfo da Silva – Representante Municipal de Cultura;

Márcio D’Esquiel – Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publica – OBEMEP;

Adriano Carlos Dias Pires – Prefeito.

10:50 hs – Premiação das Olimpíadas de Matemática referente ao ano de 2013;

11:00 hs – Certificação do Curso Formação pela Escola;

11:20 hs – Coquetel de Encerramento.

Imagem realizada no Centro de Cultura de Barra da Estiva

Barra da Estiva: Obra para troca de manilha na Avenida Cristo Redentor

Sexta | 11.07.2014 | 17h45
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Cleiton Gomes

Uma obra cuja responsabilidade de realização é da prefeitura municipal de Barra da Estiva, está em realização também nesta sexta-feira, 11, com previsão de término para o início da próxima semana, em que o objetivo é trocar as manilhas danificadas devido ao peso dos veículos que por ali transitam.

 

O local está devidamente identificado para que os motoristas e pedestres possam visualizar que devem ter cuidado ao passar por tal local, que fica próximo ao Banco do Nordeste, na Av. Cristo Redentor.

Foto: Cleiton Gomes

Ave rara considerada extinta é registrada em Porto Seguro

Sexta | 11.07.2014 | 16h53
Autor: Bahia Notícias


Foto: Ciro Albano

No último mês de junho foi registrada a ocorrência de um gavião raro na Mata Atlântica, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro, no extremo-sul baiano.

 

O animal de aproximadamente 25 cm de comprimento, conhecido por Falcão Críptico (Micrastur mintoni), da ordem dos Falconiformes, é uma ave de difícil observação, pois se esconde e fica inacessível ao perceber qualquer ruído estranho. O pássaro foi considerado extinto na Mata Atlântica, já que desde 1978 não havia sido mais visto.

 

No estado da Bahia, o registro marca a redescoberta da espécie após 81 anos. O gavião foi avistado também na reserva da empresa Vale, no município de Linhares-ES, durante o mês de maio.

'Creio em 100% do apoio do prefeito Aguiberto à nossa candidatura', declara Eduardo Vasconcelos

Sexta | 11.07.2014 | 16h13
Autor: Brumado Urgente


Eduardo Vasconcelos esbanjou confiança quanto ao apoio do prefeito Aguiberto (Foto: Brumado Urgente)

O ex-prefeito e atual candidato a vice-governador na chapa do PSB encabeçada pela senadora Lídice da Mata, o engenheiro Eduardo Vasconcelos concedeu uma entrevista na manhã desta sexta-feira (11) ao radialista Carlos Silva, que comanda o Jornal da Alternativa. Questionado sobre a possibilidade do apoio do atual prefeito de Brumado à chapa do PSB, muito seguro, Vasconcelos respondeu que “eu acredito em 100% do apoio do prefeito Aguiberto à nossa candidatura”. Sobre os motivos que o levavam a esta certeza, ele argumentou que “isso é uma lógica da política, já que sempre militamos no mesmo grupo, ou seja, temos uma parceria muito vitoriosa”.

 

Eduardo Vasconcelos foi quem deu o pontapé inicial na campanha eleitoral em Brumado, convocando a população para participar do processo democrático de escolha dos candidatos que irão representar o município de Brumado nas eleições de outubro deste ano.

Coqueluche em evidência na Bahia – vacinação fundamental nos primeiros anos de vida

Sexta | 11.07.2014 | 15h45
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Reprodução

Conforme publicado em alguns noticiários televisivos nacionais, a doença coqueluche apareceu nos últimos meses com evidência preocupante no estado da Bahia. Na capital baiana, Salvador, já estão disponíveis as vacinas, contra tal doença, em escala maior do que o comum  para serem aplicadas.

 

A imunização contra a coqueluche é Tríplice Bacteriana – DTP (Vacina contra difteria, tétano e coqueluche), aplicada em crianças com 15 meses de vida e reforçada aos 4 anos de idade. Três doses garantem imunização para a vida toda.

 

Na secretaria de saúde de Barra da Estiva, no setor de vigilância epidemiológica, há um esquema ilustrado com explicação de todo o processo de vacinação contra a doença, segundo informou a secretária responsável – senhora Cristiane Pires – que acrescentou o fato da secretaria estar sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida que a população barrestivense tiver.

 

O risco de seqüelas ou morte causada pela coqueluche é muito maior do que os possíveis efeitos colaterais da vacina. Uma criança que não foi imunizada contra a coqueluche tem uma chance de 1 em 3 mil de adquirir a doença. Por outro lado, uma criança que tomou a vacina tem uma chance de 1 em 2 milhões de ter algum dano neurológico com a vacina, que só oferece uma real proteção após a terceira dose