Maurício de Nassau: Dia do autismo será lembrado em Vitória da Conquista

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 30 Mar 2016
  • 12:39h

(Foto: Divulgação)

A data de 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para debater o assunto junto à sociedade, familiares que convivem com essa realidade em Vitória da Conquista e várias instituições estarão promovendo uma mesa redonda intitulada “O autismo e a importância dos vários olhares de cuidado para o desenvolvimento biopsicossocial”, às 19h desta sexta-feira (1°), o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), e uma caminhada em prol dessa causa, com início na Praça Guadalajara, às 8h do sábado (2). A unidade local da Faculdade Maurício de Nassau é uma das parceiras do evento. Dele, também participam Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), o Centro de Atenção Psicossocial - Infância e Adolescência (CAPS-IA), e o Anjo Azul, movimento de pais e familiares de autistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas por esse transtorno, o espectro autista. Discutir a relação dessas pessoas com o mundo, assim como os direitos de conviver em espaços sociais, é um dos objetivos do evento. A ideia é também apontar ações que possibilitem uma maior visibilidade para os que precisam de uma atenção diferenciada.

Políticas públicas

Segundo a psicóloga e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Anamélia Sobral, é necessário ainda se discutir sobre políticas públicas para viabilizar um atendimento de qualidade de modo a atender as necessidades individuais de pessoas com autismo. “Ainda não temos uma rede psicossocial efetiva, esta fragilidade impossibilita o diagnóstico precoce do autismo, o que é de suma importância para o desenvolvimento biopsicossocial”, defende. Atualmente, para tratar da inclusão, tem-se a lei federal que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de número 12.764/2012, reconhecendo o autista como pessoa com deficiência, o que possibilitou um avanço nessa inclusão. Ainda de acordo com Sobral, é importante destacar que a sociedade ainda tem receio dessa convivência por desconhecimento sobre o transtorno. Por isso, a importância de debates como esses, de modo que promova maior conscientização nessa esfera. “As dificuldades da pessoa com autismo podem no primeiro momento nos confrontar, mas estar aberto poderá proporcionar novas e diferentes maneiras de estar com o outro e, nesta relação, todos saem ganhando”.

Inscrições e mais detalhes

As palestrantes envolvidas no debate são: Ana Patrícia Souza da Costa, graduada em Psicologia pela UFBA; Alessandra Xavier, pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; e Edilene Eunice Cavalcante Maioli, pedagoga mestre e doutora em Educação e Currículo, e mãe de uma criança com TEA. O auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada fica na Avenida Olívia Flores, estrada UESB. As inscrições são realizadas pelo sitewww.eventbrite.com.br/e/dia-a-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-tickets-24006361674.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.