Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS

Sábado | 01.10.2016 | 18h03


(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou sua preocupação com a discriminação contra as pessoas mais velhas após a realização de uma primeira pesquisa sobre este assunto, que mostrou que 60% da população mundial considera que os idosos não são respeitados. Em um relatório publicado na quinta-feira na sua sede em Genebra, a OMS, agência da ONU, indica que cerca de 83 mil pessoas de 57 países participaram desta sondagem sobre a atitude para com as pessoas mais velhas. A pesquisa revelou que os países onde os idosos são menos respeitados são os que têm as rendas mais altas.

Dezesseis candidatos com mais de 90 anos disputam eleições municipais

Sábado | 01.10.2016 | 17h06


(Foto: Reprodução)

Dezesseis dos 496.896 candidatos que disputarão as eleições municipais deste domingo (2) têm mais de 90 anos, segundo levantamento do G1 com base nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nascido em 1922, o candidato mais idoso deste pleito tem 93 anos, é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele disputa uma cadeira na Câmara Municipal de Piranga, em Minas Gerais. “Ele anda de muletinha, pedindo voto igual a um doido. Já foi vereador na cidade algumas vezes e é um candidato ‘da antiga’ aqui”, brincou o presidente do diretório municipal do PSB em Piranga. Também com 93 anos, mas cinco meses mais novo que o mineiro, um candidato do Partido Progressista (PP) é postulante a um mandato de vereador em Quatis, no interior do Rio de Janeiro. Se fosse eleito, o candidato terminaria o mandato com 97 anos. 

Abertas inscrições para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia

Sábado | 01.10.2016 | 16h04
Autor: ASCOM/Educação


(Foto: Divulgação)

Estão abertas, até o dia 16 de outubro, as inscrições para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação (6ª FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os estudantes e professores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional das escolas estaduais devem submeter seus projetos à seleção pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). O objetivo da FECIBA é incentivar o desenvolvimento social e tecnológico de projetos em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. Uma das novidades para este edição é que a FECIBA apresentará também como temáticas: o empreendedorismo e a inovação, conforme explica o coordenador da Feira, Rogério Lima. “Este foco no empreendedorismo pode fazer com que os estudantes também realizem projetos de investigação social que se transformem em algo que eles possam levar para as suas futuras carreiras profissionais”, explica. A previsão é a de que sejam inscritos aproximadamente dois mil projetos. Em 2015, o Ciência na Escola alcançou 458 escolas, em 300 municípios, beneficiando mais de 300 mil estudantes da rede estadual com a educação científica. Um dos projetos apresentados na FECIBA - ‘Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso/Bahia’ - teve destaque nacional e internacional. Idealizado pelas estudantes da rede estadual Beatriz Pereira e Thayná Almeida, o projeto ficou em primeiro lugar na Feira Brasileira deCiências e Engenharia (Febrace). Como reconhecimento, as estudantes viajaram aos Estados Unidos para representar o Brasil no International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Neste evento, o projeto recebeu distinção da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Conquista: Internautas fazem ‘vaquinha’ para ajudar idosa que teve casa demolida

Sábado | 01.10.2016 | 15h05


Casa demolida era de dona Deusdete Silva, que tem 84 anos (Foto: Reprodução / TV Bahia)

1 mês depois de ter a casa demolida, Valdete Almeida, de 84 anos, e o filho Deusdete Almeida seguem sem receber nenhum tipo de assistência financeira do empresário que confessou ter mandado cometer o crime em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Advogada da família entrou com uma ação judicial contra o empresário nesta quarta-feira (28). “Como ela [Valdete] não recebeu nenhum tipo de auxílio dele, demos entrada com uma ação na Justiça pedindo a indenização para a reconstrução da casa”, disse a advogada Cristiane Gobira nesta quinta. Na internet, diversas pessoas, sensibilizadas com a situação,criaram um site para fazer uma ‘vaquinha’ em prol da idosa O crime ocorreu em 30 de agosto. O empresário Allan Kardec foi indiciado por dano qualificado, mas não chegou a ser preso. Ele disse ter mandado derrubar a casa depois que Deusdete quebrou uma vitrine do imóvel dele. A demolição ocorreu no momento em Valdete estava fora fazendo um tratamento de saúde, e Deusdete estava na delegacia prestando esclarecimentos sobre a acusação do empresário. Quando Deusdete voltou para casa, cerca de uma hora e meia depois, encontrou o imóvel destruído e os pertences da família no meio dos escombros. De acordo com a advogada, dona Valdete precisa esperar que o juiz intervenha no caso. “Agora, tem que aguardar a intervenção judicial, não tem um prazo estabelecido para isso”, disse a advogada.

Veja como consultar número do título de eleitor e local de votação na eleição

Sábado | 01.10.2016 | 14h03


(Foto: Reprodução)

O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar na eleição mesmo sem o título eleitoral – bastará levar qualquer documento oficial com foto. Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor.

Como saber onde votar nas eleições?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação (clique aqui para consultar). Quem não tiver o número do documento, precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Como consultar a situação do título de eleitor?
É possível ainda verificar a situação eleitoral, se o título está ou não regular (clique aquipara verificar). Não é necessário indicar o número do título, mas é preciso indicar nome completo e data de nascimento. Também é possível ter acesso a informações pela Central do Eleitor do seu estado. 

Pesquisa da USP indica que casca da romã ajuda a prevenir Alzheimer

Sábado | 01.10.2016 | 13h06


(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), indica que a casca da romã é rica em substâncias que ajudam na prevenção do Alzheimer. Segundo Maressa Caldeira Morzelle, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na casca da fruta são encontrados compostos antioxidantes que trazem benefícios à saúde humana. O principal deles é a prevenção do Alzheimer. Por meio do tratamento de animais com  extrato da casca de romã, verificou-se que o consumo do extrato foi capaz de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase, que atua de forma prejudicial nas terminações nervosas, em até 77%.

Greve dos bancários completa 25 dias com 13,3 mil agências fechadas

Sábado | 01.10.2016 | 12h08


(Foto: Reprodução)

A greve dos bancários chegou ao 25º dia nesta sexta-feira (30) com 13.358 agências e 34 centros administrativos fechados, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).  O maior número de agências fechadas foi registrado no dia 27, quando 13.449 delas tiveram suas atividades paralisadas. De acordo com o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas, segundo último balanço. Na quarta-feira, os bancários se reuniram com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas o encontro terminou sem acordo, e os grevistas decidiram manter a paralisação. A greve já é mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a mais longa foi a de 2004, com 30 dias.

Saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer neste sábado (01)

Sábado | 01.10.2016 | 11h04


(Foto: Reprodução)

No último dia, pelo cronograma oficial, da campanha mais curta dos últimos 18 anos (45 dias), candidatos e eleitores ainda têm de cumprir uma série de regras determinadas pela Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral nas ruas se estenderá até as 22h deste sábado, véspera do primeiro turno, cuja votação está marcada para este domingo (2). O eventual descumprimento de regras vedadas aos candidatos pode levar a punições que variam desde o pagamento de multa até a cassação da candidatura, dependendo da gravidade da infração. No entanto, não são apenas os candidatos a prefeito e vereador que precisam se manter na linha. A Justiça Eleitoral elaborou uma série de restrições aos eleitores, que vão desde regras para o uso da internet até limites para doações aos candidatos. Nos municípios onde a eleição for decidida no segundo turno, a campanha irá até 29 de outubro, um dia antes da votação, no dia 30 (domingo). 

Conquista: Homem arranca focinho de cachorrinha e revolta a população

Sábado | 01.10.2016 | 09h08
Autor: Por Rodrigo Ferraz


A cachorrinha Dalila é mais um animal vítima de maus tratos em Vitória da Conquista. O animal, dócil, estava no portão da residência em que mora com sua dona, na Rua Laudicéia Gusmão, quando um homem, ainda não identificado, passou pelo local e ‘arrancou’ o focinho da cadelinha. A cena, chocante, é exibida pela dona da cachorrinha nas redes sociais. O fato revoltou a população da terceira maior cidade da Bahia. Confira o relato, postado na rede social, da mulher que cria Dalila com muito carinho e atenção: “É triste olhar para o rostinho de um cachorrinho que tanto amo e que nunca tive coragem nem de bater e ver que um estranho fez tamanha crueldade, essa da Foto é Dalila minha pequenina que tinha o habito de ficar com o focinho embaixo do portão, ontem 29/09/16 aconteceu algo trágico e revoltante, alguém com tamanha crueldade arrancou o focinho dela, peço ajuda de vocês que se alguém passou na Rua Laudiceia Gusmão, acima do Supermercado São Jose e viu algo diferente no portão por favor entre em contato comigo”!!

Aplicativos ajudam eleitor a localizar seção para votar ou justificar; veja 11 opções

Sábado | 01.10.2016 | 08h02


(Foto: Reprodução)

Criado para facilitar o acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral, o aplicativo “Onde votar”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download gratuito na loja Apple Store e na loja Google Play. O software funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam. O utilitário permite uma consulta rápida do endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil. Além disso, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar outros 10 aplicativos para dispositivos móveis – smartphones e tablets (Android e IOS). Além do “Onde Votar”, já estão disponíveis para download os aplicativos: Mesários, Agenda JE, JE Processos, Candidaturas, Pardal, Resultados, Boletim na Mão e Eleições 2016.

Matemática Eleitoral

Sábado | 01.10.2016 | 07h00
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Uma fórmula de certa forma até injusta, mas a matemática eleitoral não favorece ao eleitor, porém, imputa a este toda responsabilidade pelo resultado.

Então vejamos, a campanha eleitoral dura pouco mais de 01 (um) mês, o momento do voto, da escolha em si, em torno de 01 (um) minuto, mas a escolha feita terá como resultado uma procuração por 04 (quatro) anos para alguém decidir o rumo da administração do governo em que vivemos, e suas decisões terão reflexos por décadas...