Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

MP aciona mineradora em Jacobina por descumprir condicionante ambiental

Segunda | 22.06.2015 | 13h06
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

O Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública contra a mineradora Jacobina Mineração e Comércio LTDA requerendo a suspensão das atividades da empresa até a efetiva entrada em funcionamento da condicionante ambiental imposta pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Na ação, ajuizada na quarta-feira, dia 17, o promotor de Justiça Pablo de Almeida solicita a condenação da mineradora, que é controlada pela multinacional Yamana Gold INC, à obrigação de constituir uma comissão de acompanhamento do empreendimento mineiro metalúrgico da Jacobina Mineração, composta por representantes da sociedade civil dos municípios envolvidos na área de influência do empreendimento, da administração municipal, dos órgãos setoriais e lideranças locais. De acordo com Pablo de Almeida “essa condicionante ambiental é descumprida há mais de três anos e meio e, apesar de todos os esforços extrajudiciais empreendidos pelo MP e demais entidades, a mineradora se recusa a cumprir o que está determinado no ato administrativo da licença”. O promotor de Justiça também apresenta alguns pedidos com relação ao Inema, dentre os quais o de que o órgão seja obrigado a manter inalterada a condicionante da licença até que sobrevenha sentença definitiva, bem como, também a título liminar, seja determinado a novamente incluir essa condicionante ambiental em eventual renovação da licença durante toda vida do empreendimento, esteja ele em poder da Jacobina Mineração ou de outro grupo econômico. As informações são do Ministério Público da Bahia.

Sem um acordo até o momento, entre governo e professores, semestre letivo da Uesb pode ser suspenso

Segunda | 22.06.2015 | 12h22
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Divulgação Uesb

O governo e os professores das universidades estaduais ainda não chegaram a um acordo e o semestre letivo pode ser suspenso. Em reunião ocorrida na última quinta-feira (18), a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) relatou que o prazo apontado pelo Estado para voltar a discutir com os professores a minuta substitutiva da lei 7.176/97 foi o mês de agosto – com isso, há possibilidade de a greve se estender até lá e de o semestre ser suspenso. “Com esse posicionamento, o governo não demonstra preocupação de que a greve se estenda até lá, nem com a possibilidade da suspensão do semestre letivo”, diz uma nota divulgada pela Adusb. O governo negou ainda a pauta dos trabalhadores e justificou que não existem condições financeiras para arcar com os custos. O Fórum das Associações Docentes apresentou na mesa de negociação estudos sobre a implementação dos processos trabalhistas para os cofres públicos. O impacto gerado, conforme o estudo, é pequeno se comparado ao superávit da Bahia (em abril deste ano em torno de R$ 1,7 bilhão). A Adusb agendou uma assembleia para avaliar a situação no próximo dia 30. Com informações do Bahia Notícias

Mostra de Quadrilhas acontece no Forró Pé de Serra do Piripiri

Segunda | 22.06.2015 | 11h53
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

Para abrilhantar e alegrar ainda mais a programação do Forró Pé de Serra do Piripiri, o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura recebeu, na noite desse domingo, 21, o grupo de quadrilha “Tia Áurea”. O grupo, que nasceu no bairro Guarani e conta com 15 anos de tradição, apresentou o resultado dos ensaios desenvolvidos durante os últimos seis meses. A apresentação faz parte da Mostra de Quadrilhas Juninas, que também conta com exposição de fotografias e vídeos que ilustram alguns momentos captados entre 2008 e 2014, período em que eram realizados concursos de quadrilhas. Além disso, foi dedicado um espaço para homenagear a Quadrilha Marujos do Abdias. Para Sandro Queiroz, organizador da mostra, o espaço dado às quadrilhas durante a programação do Forró Pé de Serra do Piriri é importante, à medida que resgata as tradições e integra os diversos grupos que se preparam para essa época do ano. E o puxador do grupo “Tia Áurea”, Adriano Rodrigues, completou: “sentimos aqui a valorização por parte do público, da comunidade”. 

Maioria dos brasileiros apoiam redução maioridade penal, diz pesquisa da Datafolha

Segunda | 22.06.2015 | 11h20


(Foto: Reprodução)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira revela que 87% dos brasileiros se dizem favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes violentos. O percentual é o mesmo da pesquisa realizada em abril, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.  Os que se manifestaram contra a alteração na Constituição são 11%, enquanto 1% dos entrevistados se diz indiferente e 1% não soube responder. Ainda segundo o levantamento, 73% defendem a mudança na maioridade penal para qualquer crime, enquanto 27% apoiam a redução somente para determinados casos. A proposta de redução da maioridade penal será analisada pela Câmara dos Deputados em duas votações e depois seguirá para o Senado. O Datafolha ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios, nos dias 17 e 18 de junho. 

Faculdade Maurício de Nassau amplia cursos em Vitória da Conquista

Segunda | 22.06.2015 | 10h55
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Gilza Marques, diretora da Faculdade Maurício de Nassau, em Vitória da Conquista I Foto: Conquista Urgente I

Atualmente, a Faculdade Maurício de Nassau, em Vitória da Conquista, conta com os cursos de Administração, Relações Públicas, Secretariado Executivo Trilíngue e Psicologia, e novos cursos serão oferecidos no próximo semestre, entre eles, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Farmácia. Além disso, serão oferecidos pela Instituição o CST (Curso Superior Tecnológico), em Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Design de Interiores e Estética e Cosmética, com duração de 02 anos cada, que difere de curso técnico. A diretora da Faculdade Maurício de Nassau, Gilza Marques, esclarece que o CST é um curso de graduação normal como qualquer outro, porém é feito em apenas dois anos, para preparar o profissional mais rápido para atuar no mercado de trabalho. Com o investimento e expansão da Instituição, Gilza Marques disse que a cidade só tende a ganhar. "A Maurício de Nassau veio consolidar o pólo educacional que Vitória da Conquista se tornou." A diretora informou ainda, que 30 novos cursos foram solicitados ao MEC, e 25 já foram autorizados, com bons conceitos, a maioria com conceito entre 3, 4 e 5. A Faculdade Maurício de Nassau investe na qualificação dos profissionais, a preferência é por professores doutores e mestres; em laboratórios, onde nove foram montados na área de química e física, para serem utilizados pelos alunos; a biblioteca conta com a parte física e um acervo reformulado; as salas de aula contam com multimídia, acesso a rede wifi, ar-condiconado; Dessa maneira, para quem já ingressou ou irá ingressar na Faculdade Maurício de Nassau, participará do grupo Ser Educacional, o sexto maior grupo educacional do Brasil e o maior do Norte/Nordeste. E para o estudante é oferecido o financiamento estudatil através do EDUCRED (50% do curso) e o PRAVALER (100% do curso) feito na própria Faculdade. A Faculdade Maurício de Nassau fica localizada Avenida Otávio Santos, 158, Recreio, Vitória da Conquista - BA.

Nadadora baiana, Ana Marcela conquista duas medalhas de ouro no fim de semana

Segunda | 22.06.2015 | 10h36


(Foto: Reprodução)

A baiana Ana Marcela Cunha foi campeã da etapa húngara da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A tricampeã mundial garantiu a medalha de ouro após completar a prova dos 10km em 1h50min36, um segundo a menos que a atual campeã olímpica Eva Ristov, que ficou com a prata. A britânica Keri-Anne Payne ficou com o bronze. Esta foi a última competição de Ana Marcela antes do Mundial de Kazan, em julho, seletiva olímpica para o Rio-2016. Além disso, ela também foi ouro na prova dos 5km do Campeonato Nacional da Hungria.  

MEC divulga resultado da primeira chamada de aprovados no Prouni

Segunda | 22.06.2015 | 10h15


(Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (22) a lista dos aprovados em primeira chamada da edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está disponível no site do Prouni. A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado nosite do programa. O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada. O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Lula reconhece que Dilma mentiu na campanha de 2014

Segunda | 22.06.2015 | 08h44


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na última quinta-feira (18.jun.2015) um relato sombrio e muito duro sobre a atual situação política do governo de Dilma Rousseff. Num dos trechos de sua fala, reconheceu que a atual presidente mentiu durante a campanha eleitoral de 2014: “Tem uma frase da companheira Dilma que é sagrada: ‘Eu não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa’. E mexeu. Tem outra frase, Gilberto [Carvalho], que é marcante, que é a frase que diz o seguinte: ‘Eu não vou fazer ajuste, ajuste é coisa de tucano’. E fez. E os tucanos sabiamente colocaram Dilma falando isso [no programa de TV do partido] e dizendo que ela mente. Era uma coisa muito forte. E fiquei muito preocupado”. O PSDB fez programas duros contra o PT e Dilma. Em 10 de maio de 2015, mostrou comerciais curtos nos quais brasileiros aparecem em situação de desalento. Em 19 de maio, foram veiculadas as falas de Dilma na campanha de 2014, nas quais a petista promete não arrochar salários nem produzir desemprego. O encontro de  (18.jun.2015) foi com padres e dirigentes de entidades religiosas no auditório do Instituto Lula, segundo detalhadíssimo relato das repórteres Tatiana Farah e Julianna Granjeia, do “O Globo''. Ao descrever a conjuntura atual, o ex-presidente fez um desabafo: “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos”. A expressão “volume morto” se refere à crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo. Para manter o fornecimento, o governo paulista recorreu a uma reserva das represas conhecido como “volume morto”. Como o encontro foi antes da prisões de sexta-feira (19.jun.2015) de empreiteiros por causa da Operação Lava Jato, Lula não fez menções a esse assunto. Na conversa com religiosos, Lula deu um exemplo de como a situação está delicada para o governo federal e para o PT. Mencionou uma pesquisa interna do partido: “Acabamos de fazer uma pesquisa em Santo André e São Bernardo, e a nossa rejeição chega a 75%. Entreguei a pesquisa para Dilma, em que nós só temos 7% de bom e ótimo”. Segundo Lula, ele teria dito a Dilma que o resultado da pesquisa não deveria desanimá-la. “Isso é para você saber que a gente tem de mudar, que a gente pode se recuperar. E entre o PT, entre eu e você, quem tem mais capacidade de se recuperar é o governo, porque tem iniciativa, tem recurso, tem uma máquina poderosa para poder falar, executar, inaugurar”. Lula falou por cerca de 50 minutos, segundo o relato de “O Globo''. Reclamou que o PT e o governo estão fazendo pouca política num momento de dificuldades econômicas para o país. “Na falta de dinheiro, tem de entrar a política. Nesses últimos 5 anos, fizemos muito menos atividade política com o povo do que fizemos no outro período”. 

São João de Vitória da Conquista tem Targino Gondim e Trio Nordestino

Segunda | 22.06.2015 | 08h23


Targino está na programação de Conquista, na BA (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)

O São João da cidade de Vitória da Conquisa, no sudoeste da Bahia, tem entre as principais atrações deste ano o cantor Targino Gondim e o grupo Trio Nordestino. As atrações são gratuitas. A sétima edição do Forró Pé de Serra do Piripiri, que teve início na sexta-feira (19) com a apresentação de Adelmário Coelho, ocorre até terça (23). A festa conta também com mais de 60 artistas regionais, que se apresentam no Centro Glauber Rocha e na Praça Nove de novembro. Confira a programação completa da festa aqui. Neste sábado (20), no palco principal, o público pode acompanhar atrações com Rony Barbosa, Trio Nordestino, Rege de Anagé, Forró do Zé e Nois e Elas. Na Vila Junina, as atrações são Forrozão Baião de Dois, Vanilson e Pioneiros do Forró e Forró Chico Mia. Targino Gondim se apresenta no domingo (21), no palco do Centro Glauber Rocha. O dia também terá shows de Onildo Barbosa, Flá Paví, Dinho Oliveira e Andrade de Sertânia. Fonte: G1 BA

Samsung prepara atualização após falha grave de segurança

Domingo | 21.06.2015 | 15h17


(Foto: Ilustração)

A Samsung anunciou a produção de uma atualização para corrigir a falha de segurança causada pelo app de teclado que utilizava tecnologia do SwiftKey, que poderia atingir vários aparelhos da marca. A previsão era de que a falha poderia deixar vulneráveis cerca de 600 milhões de aparelhos que vinham com o teclado pré-instalado. Em comunicado oficial, a Samsung explicou que a atualização não afetará todo o sistema, comprometendo-se apenas com a falha de segurança. Além disso, ela ocorrerá por meio do Samsung Knox, uma solução da empresa para armazenamento seguro de dados. O bug permitia que o aparelho da Samsung se transformasse no aparelho de espionagem remota perfeito. Um cibercriminoso poderia tomar controle do aparelho e acessar as imagens geradas pela câmera ou ligar o microfone para escutar o que acontecia nos arredores. O problema acontecia no aplicativo padrão de teclado da Samsung, nativo em praticamente todos os celulares da empresa, também conhecido como Samsung IME. O app usa o kit de desenvolvimento do SwiftKey para prever e sugerir palavras para agilizar a digitação. No entanto, o app próprio do SwiftKey, disponível no Google Play, não oferece a mesma vulnerabilidade. Via Android Central

Princípio de incêndio atinge aeroporto de Salvador e gera confusão

Domingo | 21.06.2015 | 10h30
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução


Um princípio de incêndio ocorreu no Aeroporto Internacional de Salvador na manhã deste sábado (20). De acordo com testemunhas, o incidente gerou “filas enormes e confusão” no local. Apesar dos geradores de energia, o sistema de embarque da empresa Tam ficou sem luz, o que prejudicou os passageiros.
 

Saiba por que o frio aumenta os riscos de problemas no coração

Domingo | 21.06.2015 | 10h01


(Foto: Ilustração)

O inverno está associado ao aumento dos casos de doenças cardíacas e da mortalidade cardiovascular. Estudos mostram que, a cada queda de dez graus na temperatura, o número desse tipo de complicações aumenta cerca de 30% a 40%. Quem tem fatores de risco — como hábito de fumar, hipertensão, sedentarismos e idade acima de 45 anos — deve ficar alerta. O mecanismo fisiológico para uma pessoa infartar não é muito complexo: basta as artérias que enviam sangue ao coração serem obstruídas por alguma razão — a causa mais comum são placas de gordura acumuladas ao longo da vida — que o sangue não passa, o coração não recebe o líquido vital com oxigênio e sofre danos sérios que podem levar à morte. O problema é que, com o frio, o risco aumenta em 30%. Alguns motivos contribuem para o infarto no frio. O primeiro é o aumento das infecções respiratórias que ocorrem na época do inverno. Gripes e resfriados provocam uma sobrecarga no sistema circulatório. O coração tem que trabalhar mais, bombear mais sangue para atender às necessidades. Além disso, a infecção agride os vasos na sua superfície de recobrimento mais interno, chamado endotélio, e este fica mais vulnerável a processos de trombose, seja o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, seja o infarto do miocárdio ou ataque cardíaco. 

Operação São João na Bahia contará com mais de 20 mil policiais militares

Sábado | 20.06.2015 | 14h07
Autor: Bahia Toda Hora


(Foto: Reprodução)

A “Operação São João” da PM da Bahia contará com 20.731 policiais militares no reforço do policiamento na capital, nas principais cidades onde acontecem os festejos juninos, rodovias estaduais e nas estações de transbordo. No Centro Histórico de Salvador, onde acontece o São João no Pelô 2015, serão empregados 850 policiais militares distribuídos em patrulhas, postos elevados de observação, postos de abordagens (com uso de detectores de metal), barreiras de trânsito nos principais acessos ao evento e com a utilização de viaturas (carros e motos). O 18º Batalhão atuará no Terreiro de Jesus, largos e praças (Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água), nas principais ruas e no entorno, com incremento do efetivo de unidades especializadas, inclusive do Batalhão de Policiamento Turístico. O esquema especial de segurança teve início com os festejos de Santo Antônio que movimentam paróquias e comunidades no período de 1º a 13 de junho com a realização de missas, novenário e procissões. Interior – Os municípios baianos com tradição em festejos juninos, a exemplo de Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Senhor do Bonfim, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jacobina, Feira de Santana, Irecê, Lençóis, entre outros, terão reforço em decorrência do maior fluxo de pessoas neste período. Nas estradas – O Batalhão de Polícia Rodoviária e as companhias independentes de Policiamento Rodoviário (Itabuna, Brumado e Barreiras) empregarão o efetivo de 436 policiais militares nas rodovias estaduais. A operação inicia nesta sexta-feira (19) e seguirá até a manhã do dia 25 de junho. Serão fiscalizados veículos e condutores, assim como os equipamentos e documentos de porte obrigatório, a utilização de bebida alcóolica, transporte clandestino de explosivos e excesso de passageiros e de velocidade, por meio de equipes itinerantes e em postos de abordagem. O policiamento será intensificado nas vias de acesso das tradicionais cidades com festejos juninos, como o Recôncavo e municípios da Região Metropolitana, visando prevenir acidentes de trânsito, coibir o tráfico de armas, drogas e de pessoas, em especial a modalidade de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Tempo da chamada telefônica tradicional diminui após chegada das ligações por WhatsApp

Sábado | 20.06.2015 | 09h06


(Foto: Ilustração)

Um levantamento realizado pela Teleco revelou que a quantidade de minutos das chamadas de voz tradicionais em celulares diminuiu após as ligações gratuitas oferecidas pelo aplicativo WhatsApp. A pesquisa, realizada no trimestre em que o recurso foi lançado, mostrou que a diferença com relação as ligações do último trimestre de 2014 é de 23 minutos. Enquanto atualmente as pessoas falam, em média, 111 minutos mensais, no ano passado o telefone passava um pouco mais de tempo colado no ouvido, com 134 minutos mensais. Dentre as operadoras mais afetadas pelo app no Brasil, a Claro aparece em destaque. A média passou de 123 para 81 minutos no mesmo período e, segundo a Open Signal, a empresa tem o 4G mais veloz do país há dois anos consecutivos. Por sua vez, a receita da internet móvel cresceu 31,3%, passando a representar 37% da receita de serviços das operadoras. Segundo a Teleco, consultoria formada por profissionais do setor de telecomunuicações, "o uso de aplicativos de mensagem como o WhatsApp estimula o consumo de pacote de dados ajudando a aumentar a receita de dados das operadoras e diminuir a redução do MOU (minutos mensais por usuário)".

Brasil: Apresentadora da Globo cai de cavalo e passa por cirurgia para reconstruir o rosto

Sexta | 19.06.2015 | 20h00
Autor: Blog do Anderson


Foto Reprodução

A jornalista Christiane Pelajo, 44 anos, teve de ser submetida a uma cirurgia para reconstruir o rosto após sofrer uma queda de cavalo. O acidente com a apresentadora do “Jornal da Globo” aconteceu há duas semanas. Pelajo foi internada às pressas no hospital de São Paulo durante o feriado de Corpus Christi. A apresentadora teve de implantar placas de titânio no rosto. A jornalista não tem data para voltar à bancada do “Jornal da Globo”. A TV Globo  emitiu um comunicado. Leia a nota na íntegra: “A Christiane Pelajo está de licença-médica por conta de um acidente desde o feriado de Corpus Christi, e agora se recupera bem em casa. Ainda não há previsão para voltar ao trabalho. Enquanto isso o ‘JG’ segue sob o comando de William Waack”.

 

Secretaria da Saúde amplia equipes para plantões no período junino

Sexta | 19.06.2015 | 19h09
Autor: Secom Bahia


(Foto: Ilustração)

Baianos e turistas voltam suas atenções, nos últimos dias, para as viagens, a sanfona e as delícias da cozinha junina. Enquanto eles buscam se divertir na Festa de São João, o Governo da Bahia reforça as ações para melhor atendimento e orientação a quem pega o volante nas estradas, solta fogos, arrasta o pé no salão, praças e ruas, ou necessita de cuidados na área de saúde .Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai reforçar os plantões em emergências no período dos festejos. Unidades de referência na Bahia para tratar queimados, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, terão as equipes ampliadas em 25%. O investimento nas ações é de aproximadamente R$ 500 mil. Campanhas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e queimaduras - esta em parceria com o Corpo de Bombeiros – serão realizadas pela Sesab. Outra iniciativa para conscientização de baianos e turistas é do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) que, por meio do clipe da música ‘Balada Consciente’, gravada pela banda Estakazero, alerta os motoristas quanto ao risco de consumir bebida alcoólica e dirigir. 

STF: Ministro Gilmar Mendes libera ação sobre descriminalização de drogas

Sexta | 19.06.2015 | 18h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta sexta-feira (19) o processo que trata da descriminalização de drogas e está sob sua relatoria. O ministro havia prometido no fim de abril a liberar o recurso para que o presidente do Supremo, o ministro Ricardo Lewandowski, pudesse colocar o tema em discussão, pelo Plenário da Corte. O processo é um recurso extraordinário que tem origem em um pedido do defensor público do Estado de São Paulo, Leandro de Castro Gomes, contra decisão do Colégio Recursal do Juizado Especial de Diadema-SP. A argumentação do defensor público é de que um artigo presente na legislação sobre drogas é inconstitucional por violar "o princípio da intimidade e da vida privada". Isso porque, embora a legislação tenha sido mudada em 2006 para substituir punições como prisão por medidas alternativas - como trabalhos prestados à comunidade e medidas educativas - o cometimento do delito permanece na ficha criminal do réu. O que está em discussão especificamente é o artigo 28 da lei 11.343, de 2006. A Lei instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas que alterou a pena por porte de drogas ilícitas para consumo pessoal. Contudo o defensor público argumenta que o artigo 28 é inconstitucional por manter o delito nos antecedentes criminais do réu. Várias entidades entraram como parte interessada no processo, termo conhecido como Amicus Curiae no meio jurídico. O recurso foi impetrado no Supremo em 2013 contra condenação a dois meses de prestação de serviço à comunidade a um réu pelo porte de três gramas de maconha para consumo próprio. O fato de o ministro ter liberado o processo não quer dizer, contudo, que ele entra imediatamente na pauta de julgamentos. Aliás, pela necessidade de debate sobre a matéria, é bastante provável que o julgamento só ocorra no segundo semestre, já que o Tribunal entra em recesso a partir de julho, restando apenas mais uma sessão do Plenário até a pausa. Como os ministros do Supremo entenderam que trata-se de um tema de repercussão geral, o resultado do julgamento será aplicada pelas instâncias inferiores em casos idênticos, ou seja, pelas instâncias do Judiciário de todo o Brasil.
 

Menina de 11 anos mata mulher de 26 em briga dentro de bar em Ilhéus

Sexta | 19.06.2015 | 16h00
Autor: iBahia


Foto Reprodução

Uma garota de 11 anos confessou ter matado uma jovem de 26 anos em Ilhéus, no sul da Bahia, depois de uma briga dentro de um bar na madrugada da quarta-feira (17). A mãe da garota também chegou a ser presa, porque teria se envolvido na briga, mas foi liberada por falta de provas do envolvimento na morte. A garota também foi solta por ser muito nova para cumprir medidas socioeducativa.  

A confusão que terminou na morte Ana Paula Santos Campos, 26 anos,  começou por volta das 2h da manhã, dentro de um bar na avenida Esperança. A briga foi motivada por ciúme - segundo a garota contou na delegacia, ela estava acompanhada da mãe, dançando, e Ana Paula estava no local com o namorado. Ana Paula teria ficado com ciúmes do namorado com a garota e partiu para cima dela no banheiro. Houve uma briga e, para se defender, a garota contou que usou um canivete que trazia consigo para atacar Ana Paula. 

Testemunhas relataram que a menina teria atacado Ana Paula por trás, depois da briga das duas. O namorado de Ana Paula saiu do bar durante a confusão. Depois que a vítima foi agredida e esfaqueada, uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou a levá-la ao Hospital Regional Luiz Viana, mas Ana Paula não resistiu aos ferimentos. 

 

As medidas socioeducativas são para jovens de 12 a 18 anos. A menina foi liberada depois de ser ouvida por ter ainda 11 anos.

Senadores brasileiros são recebidos a pedradas na Venezuela

Sexta | 19.06.2015 | 15h00


(Foto: Reprodução Twitter)

O senador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou, na tarde desta quinta-feira (18/6), por telefone, que a comitiva de senadores que viajou à Venezuela está sitiada a um quilômetro do aeroporto de Caracas. “Manifestantes pró-governo venezuelano estão obstruindo toda a pista. É realmente de uma petulância e prepotência. Pior que qualquer ditadura da África”, contou. Segundo ele, foram arremessadas pedras no ônibus em que os senadores estão. A comitiva dos senadores está na Venezuela para prestar solidariedade aos políticos de oposição presos pelo governo do presidente Nicolás Maduro. Caiado contou que o embaixador do Brasil naquele país, Ruy Pereira, recebeu os senadores no aeroporto, mas foi embora. O senador Aécio Neves também relatou o episódio. “Estamos em Caracas, sitiados em uma via pública. Nossa van foi atacada por manifestantes”, afirmou em seu perfil no twitter. “Estamos aqui para defender a democracia e até agora o governo venezuelano tem demonstrado pouco apreço por ela”, completou. “Não conseguimos sair do aeroporto. Sitiaram nosso ônibus, bateram, tentaram quebrá-lo. Estou tentando falar com o presidente Renan”, disse Caiado, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Além de Ronaldo Caiado (DEM), participam da comitiva os senadores Aécio Neves (PSDB), José Agripino (DEM) e Aloísio Nunes Ferreira (PSDB). Segundo o senador Aloísio Nunes Ferreira cerca de 200 pessoas atacaram o ônibus. “Jogaram pedras, deram pontapés no ônibus”, contou. Ele afirmou que apesar das agressões, ninguém está ferido e a polícia está garantindo a segurança dos parlamentares. Ainda segundo Nunes, o embaixador do Brasil já está ciente do episódio e entrou em contato com o governo venezuelano para garantir a integridade deles. "Nunca na nossa história uma missão oficial havia sido tratada dessa maneira. É revoltante”, disse María Corina Machado, dirigente da oposição venezuelana em entrevista a imprensa local, sobre o episódio envolvendo os parlamentares brasileiros.

Situação fiscal é crítica em mais da metade das prefeituras baianas

Sexta | 19.06.2015 | 14h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução


A situação fiscal de 250 prefeituras baianas foi considerada crítica pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (18) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, que desde 2012 avalia todos os municípios do país, mostrou que mais da metade dos municípios baianos apresenta escore D, o pior em uma escala que tem A como “excelente” e D como “crítica”. O IFGF avalia a gestão fiscal das prefeituras a partir de cinco indicadores: receita própria, investimentos, gastos com pessoal, liquidez e custo da dívida. No caso da Bahia, 30 cidades não foram avaliadas por não terem apresentado dados consistentes à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Das outras 387, 64,4% apresentaram piora. O município de Barro Preto, no sul baiano, recebeu a pior nota do país. A melhor avaliada do estado foi Camaçari, que recebeu o conceito B (boa gestão). Salvador ficou em 8ª no ranking baiano e 16ª entre as capitais. Ainda assim, figura como 3ª na lista das capitais que tiveram uma melhoria expressiva de gestão.