Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

Festival de Inverno homenageia Conquista em identidade visual

Sexta | 26.06.2015 | 09h35


Campanha_FIB 2015 (Foto: Divulgação)

Em 10 anos, o Festival de Inverno Bahia (FIB) estreitou os laços com Vitória da Conquista e região. Em sua 11ª edição, o FIB resolveu homenagear a “Suíça Baiana” agregando à identidade visual referências a símbolos bem conhecidos dos conquistenses. A campanha, com revitalização minimalista do conhecido símbolo da guitarra (seguindo tendência mundial do design) já circula nas redes sociais, blogs, sites de notícias e impressos pelo país afora e traz imagens estilizadas de cinco símbolos: o Cristo de Mário Cravo e os monumentos aos Bandeirantes, ao Índio, aos Ex-Pracinhas da Segunda Guerra Mundial e aos Imigrantes. Mais que traços estilísticos, o design e as cores “esquentadas” da campanha do Festival de Inverno Bahia 2015, são reflexos do espírito agregador que a festa promove. O Festival de Inverno Bahia acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Passarão pelo Palco Principal, nos três dias de festival, O Rappa, Frejat; Ana Carolina; Humberto Gessinger e Jota Quest. Quem sobe pela primeira vez ao palco do FIB é o furacão baiano Ivete Sangalo, considerada uma das melhores cantoras do Brasil, e os também estreantes RPM, Blitz e Fernando / Do Festival de Inverno

Armamento de quadrilha de assaltos a bancos é achado enterrado, diz polícia

Sexta | 26.06.2015 | 09h05


Material estava enterrado.(Foto: Divulgação/PC)

Materiais e armamentos como fuzis, carabinas, carregadores, explosivos, coletes antibalísticos e brucutus foram encontrados enterrados em um milharal na zona rural de Mulungu do Morro, no centro-norte baiano, de propriedade da quadrilha que aterrorizou a cidade de Conde após a explosão de um banco no início de junho. O material foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), segundo informações desta quinta-feira (25) da Polícia Civil. Segundo a polícia, eles foram achados em uma propriedade que está em nome de Antônio José de Souza, conhecido como "Toninho", que continua sendo procurado. De acordo com a investigação, não há identificação de todos os integrantes da quadrilha. A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), sob comando do delegado Maurício Moradillo. A quadrilha invadiu a cidade e criou pânico entre os moradores da cidade do Conde, que fica a 200 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, os criminosos atiraram por mais de 20 minutos e os disparos atingiram a delegacia, a viatura e o alojamento da Polícia Militar (PM). Em seguida, eles se dirigiram à agência do Banco do Brasil, renderam funcionários, fizeram os clientes de "escudo humano" e fugiram com reféns, de acordo com a Polícia Militar. 

Funcionários que filmaram corpo de Cristiano Araújo são demitidos e podem ser presos

Sexta | 26.06.2015 | 08h41


(Foto: Reprodução)

Os funcionários da Clínica Oeste, que gravaram um vídeo da preparação do corpo do cantor Cristiano Araújo para seu funeral, que aconteceu entre a noite da última quarta-feira e manhã dessa quinta, serão demitidos por justa causa. As imagens geraram revolta nos fãs, que reclamaram na página do Facebook da empresa. Em nota enviada à imprensa, o estabelecimento informou que “repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens”. "Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens. A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado. Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa. A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato”. 

 

Vitória da Conquista passa a ter nova tarifa, de R$ 2,80, para o transporte coletivo

Sexta | 26.06.2015 | 08h14


(Foto: Conquista Urgente Conteúdo)

Como esperado, o Conselho Municipal de Transportes aprovou por maioria o reajuste da tarifa do transporte coletivo em Vitória da Conquista. O novo valor para se deslocar de ônibus na terceira maior cidade da Bahia será de R$ 2,80. O resultado final da votação foi: 13 votos pelo reajuste; 4 votos contra; e 3 abstenções. A data em que a nova tarifa entrará em vigor ainda não foi definida. Mas a expectativa é que, dentro dos próximos dias, o prefeito Guilherme Menezes deve autorizar o aumento. Fonte: blogdaresenhageral

Papa aceita renúncia de bispo mexicano suspeito de acobertar padre pedófilo

Quinta | 25.06.2015 | 19h07


(Foto: Reprodução)

O Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo mexicano de Autlán, Gonzalo Galván Castillo, acusado pela imprensa de seu país de acobertar um padre pedófilo, anunciou o Vaticano. O bispo Galván, de 64 anos, renunciou antes do prazo estabelecido pelo direito canônico, de 75 anos, por razões de saúde. Desde que o Papa Francisco autorizou em 10 de junho a criação de um tribunal para julgar pelo crime de "abuso de poder" os bispos que acobertaram padres pedófilos, o número de renúncias de bispos aumentou consideravelmente. O caso do bispo de Autlán explodiu em 2009 quando um jovem de 24 anos denunciou o padre Horacio López, da mesma diocese, por abuso quando ele tinha 11 anos. Apesar da denúncia, o religioso foi apenas transferido para outra paróquia e continuou trabalhando como padre.

Mulher pula de carro para escapar de sequestro em Barreiras

Quinta | 25.06.2015 | 17h04


(Foto: Reprodução)

A filha da secretária de saúde da cidade de Barreiras, a 863km da capital baiana foi sequestrada na noite desta quarta-feira (24) e pulou do veículo para escapar dos bandidos. De acordo com informações da 83º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barreiras), a jovem estava na casa da vó, próximo a Praça Duque de Caxias quando foi abordada por dois homens em uma moto. Um deles assumiu a direção do carro e saiu levando a mulher, que não teve o nome revelado. A poucos metros do lugar onde foi sequestrada a jovem pulou do veículo quando o bandido reduziu a velocidade. Eles então fugiram levando o Renault Duster. Ela sofreu apenas escoriações e machucou o braço. Após o corrido, ela prestou queixa e viaturas foram acionadas para tentar localizar o veículo, mas até o momento ninguém foi preso.

Na Câmara, pastor critica psicólogos e deputado sugere 'bolsa ex-gay'

Quinta | 25.06.2015 | 16h06


(Foto: Reprodução)

A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que reuniu "ex-gays" nesta quarta-feira (24) foi marcada por declarações polêmicas e por uma sugestão inusitada. O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) disse que irá sugerir um projeto de lei para a criação de uma "bolsa ex-gay", destinada a homossexuais que afirmam terem voltado a ser heterossexuais. O pastor Robson Staines, 43, convidado para dar seu testemunho, criticou a proibição do oferecimento de "tratamento" para a homossexualidade, conhecido como "cura gay". "A grande maioria dos consultórios psicológicos são verdadeiras fábricas de homossexuais", disse o pastor. A audiência, convocada pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), integrante da chamada "bancada evangélica", já havia causado racha junto a integrantes da comissão. Parlamentares ligados ao movimento LGBT, como a deputada Érika Kokay (PT-DF), alegaram que a audiência era uma forma de voltar a discutir o projeto de lei da "cura gay".

Conquista: Trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor é elogiado pelo Procon-Ba

Quinta | 25.06.2015 | 15h02
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

Ações de fiscalização em agências bancárias e supermercados e um mutirão de atendimento e esclarecimentos à população na Praça Barão do Rio Branco marcaram a operação encabeçada pela Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) nos dias 17, 18 e 19 de junho. Além da comissão, participaram também representantes do Procon estadual e do municipal, e do Sindicato dos Bancários. A Comissão é composta atualmente pelos vereadores: Sidney Oliveira (PRB), presidente; Hermínio Oliveira (SD), relator; e Cícero Custódio (PV), membro. Comissão está de parabéns - A Coordenadora de Assuntos Especiais do Procon/Bahia, Eurâny Mangueira de Sena, reconheceu o trabalho da Comissão. “A gente recebe sempre solicitação dessa Comissão para fazer atendimento. A Comissão está de parabéns. Nós vemos a atuação deles e isso é um motivo de satisfação. Estamos prontos e disponíveis para atender as solicitações”, disse. Ela destacou que “de fato existe um cuidado tanto do Procon municipal quanto da Comissão. A gente percebe que a população está protegida por esses órgãos”. 

-

Brumado: Policiais militares da 34ª CIPM concluem curso de Cabo da PM em Vitória da Conquista

Quinta | 25.06.2015 | 14h00
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


(Foto: Reprodução)

Brumado passa por um déficit na área de segurança pública, então, visando reverter esse quadro a PM está realizando uma série de ações. Dentre elas uma teve um destaque especial, a qual aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), onde Policiais militares da 34ª CIPM / Brumado concluíram, no 9º Batalhão de Polícia Militar/Vitória da Conquista (Batalhão de ensino , instrução e capacitação) , o curso de Cabo da PM. Esses policiais retornam à 34ª CIPM onde exercerão as novas funções de comando de guarnições e destacamentos, o que reforçará de forma muito positiva o policiamento ostensivo na cidade, já que eles estarão muito mais bem preparados para combater o crime. 

Adolescente agride mulher para roubar celular em Conquista

Quinta | 25.06.2015 | 12h05
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Adolescente imobilizou e estrangulou a vítima para tomar o para tomar o aparelho Divulgação/ 77ª CIPM

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante na tarde desta sexta-feira (19) depois de roubar um celular de uma mulher de 49, no município de Vitória da Conquista, sudoeste baiano. De acordo com informações da 77ªCIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), o adolescente imobilizou e estrangulou a vítima para tomar o para tomar o aparelho. Ainda de acordo com a polícia, o infrator fugiu e se escondeu no interior de um prédio comercial, porém uma viatura que passava pelo local foi abordada pela vítima que informou o fato. Em seguida os militares apreenderam o adolescente, que foi apresentado na delegacia, ouvido e liberado, assim como uma semana antes, quando ele foi apreendido portando uma arma. Fonte: R7 

Bahia registra mais de 400 atendimentos de saúde no São João

Quinta | 25.06.2015 | 11h30


(Foto: Ilustração)

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 426  ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, queimaduras por fogos de artifício e explosão de bombas. Em Salvador,  foram contabilizados dados do Hospital Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS) e Ernesto Simões (HGESF). No interior, houve registro nas seguintes unidades de saúde: Hospital Geral Luis Viana Filho (Ilhéus), Hospital Regional de Guanambi, Hospital Prado Valadares (Jequié), Hospital Geral de Ipiaú, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana), Hospital Geral Clériston Andrade (Feira de Santana) e Hospital do Oeste (Barreiras) O HGE foi a unidade que atendeu o maior número de pacientes vítimas de bombas e queimaduras por fogos de artifício, com 50 registro durante o período. Já o Hospital Clériston Andrade, registrou o maior número de atendimentos decorrente de acidentes de trânsito, com 116 vítimas, seguido do Hospital de Santo Antônio de Jesus, com 94 ocorrências.

Uma série de furtos durante São João em Ibicuí

Quinta | 25.06.2015 | 11h00
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

Turistas que viajaram até Ibicuí, na região sul da Bahia, relatam casos de furtos na cidade, que costuma ficar lotada durante os festejos de São João. O fisioterapeuta Ricardo de Melo Matos diz que teve o som do carro roubado e amarga um prejuízo de cerca de R$ 2 mil. “No momento que a gente chegou da festa, o furto já tinha acontecido, mas ninguém sabia porque o carro estava fechado e a gente não tinha conhecimento. Mas no outro dia, que eu fui embora, que cheguei para abrir o carro, percebi o tinha acontecido”. Como as caixas de som eram parafusadas no banco de trás, os bandidos tiveram que arrancar uma parte do banco pra levar o equipamento. Na manhã seguinte, quando Ricardo foi à delegacia teve de esperar quatro horas porque 38 ocorrências semelhantes estavam sendo registradas naquela manhã. “A quantidade de gente que tinha lá para relatar furto de celular, furto de casa, de carro, foi muito grande. O policial disse que isso é comum nesta época do ano”, completa o fisioterapeuta. Outro grupo de pessoas que escolheu Ibicuí para passar o São João viveu uma história muito parecida com a de Ricardo. No caso deles, os criminosos entraram na casa em que eles estavam e levaram cerca de R$ 20 mil em produtos. “A gente tinha chegado de uma festa e na hora que abriu a casa, a gente encontrou tudo pelo chão, tudo espalhado e fomos verificar as perdas. Eles levaram muita coisa da gente. Celulares, prancha de cabelo, secador, perfumes. O prejuízo foi enorme”, relata a técnica em radiologia Sabrina Rocha. “Os ladrões tiveram todo o trabalho de levar a nossa feira, as bebidas que a gente tinha comprado. E tiveram o cuidado de levar só as fechadas, que é mais fácil para eles venderem, do que as abertas, que já foram mexidas”, relata o representante comercial Ícaro de Jesus. O comando da Polícia Militar de Ibicuí, que fica em Itapetinga, foi procurado, mas não houve retorno. Fonte: G1

Dilma surpreende plateias e causa alvoroço nas redes sociais com neologismos e homenagens a animais

Quinta | 25.06.2015 | 10h25
Autor: O Globo


A presidente Dilma Rousseff no lançamento do Plano Nacional de Exportações - ANDRE COELHO

Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff causou discretos risos na plateia, durante o lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ao saudar a mandioca, o que logo virou motivo de piada nas redes sociais. No evento, em Brasília, ela ressaltou a importância da raiz para a cultura indígena e homenageou o alimento, que classificou como uma das maiores “conquistas” do país. Mais um dos improvisos da presidente que, nos últimos anos, surpreenderam seus interlocutores.— Certamente, teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil — afirmou. Presenteada por Marcos Terena, articulador dos jogos, com uma bola de folha de bananeira da Nova Zelândia, ela disse considerar o objeto um símbolo da evolução humana e citou as “mulheres sapiens”. Os bodes também já foram homenageados. Em março de 2014, ao entregar máquinas para municípios, em Fortaleza, ela frisou a importância estratégica do animal para a região. “É para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra”, declarou. Há dois anos, em cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana, em Porto Alegre, ao celebrar o 12 de outubro, citou a “figura oculta” por trás das crianças: “os cachorros”.

Nasce quarto filho de Rui Costa

Quinta | 25.06.2015 | 09h53


(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa se tornou pai pela quarta vez na madrugada desta quinta-feira (25), em Salvador. A terceira filha do político e da primeira-dama, Aline Peixoto, se chama Malu. O casal já tinha três filhos antes da chegada da nova herdeira: Caio, Aline e Mariana. Por conta do nascimento da filha, o governador não irá comparecer à cerimônia da transferência da sede do governo para Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta quinta. A data marca o início das lutas pela independência da Bahia, que culminaram com o 2 de julho de 1823. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), o coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar, e o subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, vão representar Rui Costa em Cachoeira na ocasião.

Câmara aprova texto de projeto que reduz desoneração da folha de salários

Quinta | 25.06.2015 | 09h26


(Foto: Reprodução)

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) o texto-base do projeto de lei que reduz a desoneração da folha de salários, uma das principais medidas do plano de ajuste fiscal do governo Dilma. O texto aprovado –por 253 votos a favor, 144 contra e uma abstenção– eleva em mais de 100% a taxação para a maioria dos 56 setores beneficiados com o programa de desoneração da folha, mas abre exceções para alguns segmentos, com um aumento mais brando de tributação. Nesta quinta-feira (25), os deputados ainda votarão emendas que podem alterar o teor do texto. Em seguida, o projeto irá para o Senado. Além de transportes, comunicação e call center, o relator Leonardo Picciani (PMDB-RJ) incluiu de última hora o setor calçadista entre as exceções. Ele também determinou que as empresas de massas, pães, suínos, aves e pescados não sofrerão aumento de tributação –uma versão preliminar do seu texto previa um aumento menor das alíquotas para esses setores. Segundo Picciani, que é líder do PMDB na Câmara, com as alterações, o ganho de arrecadação com o projeto cairá para cerca de R$ 10 bilhões ao ano.

Justiça suspende propaganda do governo que explica ajuste fiscal

Quinta | 25.06.2015 | 08h55


Foto: Reprodução / Youtube

O juiz federal Renato Coelho Borelli, da 20ª Vara do Distrito Federal, determinou nesta quarta-feira (24) que o governo federal suspenda a veiculação da campanha publicitária criada para esclarecer a população sobre as medidas do ajuste fiscal. De acordo com a decisão, a União terá 72 horas para suspender a veiculação das peças que tratam das mudanças no pagamento de pensões, seguro-desemprego e sobre o sistema energético, no rádio, na internet e na televisão. Caso contrário, pagará multa de R$ 50 mil. O juiz atendeu a um pedido do PSDB e entendeu que o conteúdo não condiz com a realidade. "Resta claro que a publicidade feita pelo governo federal ofende diretamente os princípios basilares da boa administração pública, trazendo inconsistências entre sua divulgação e o efetivamente ocorrido, motivo pelo qual o pleito liminar deve ser deferido", decidiu Borelli. Em defesa protocolada no processo, a Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo na Justiça, argumentou que o partido não tinha legitimidade para propor a ação e defendeu a rejeição da liminar. Segundo a Agência Brasil, a assessoria da Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que o governo só vai se pronunciar sobre a decisão depois que for notificado.

Famosos prestam homenagens a Cristiano Araújo durante velório

Quinta | 25.06.2015 | 08h28


(Foto: Reprodução)

Diversos cantores sertanejos e famosos compareceram ao velório de Cristiano Araújo nesta quarta-feira (24), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Ele e a namorada morreram em um acidente de carro no BR-153. Em depoimentos, os amigos fizeram questão de ressaltar o carinho que tinham pela vítima.  Entre os artistas que estiveram na cerimônia estavam Leonardo; Mateus, da dupla Jorge e Mateus; Bruno, parceiro de Marrone; Guilherme, da parceria Guilherme e Santiago; a dupla Ricardo e Thiago; os cantores Munhoz, Mariano e Eduardo Melo, e o ex-BBB Yuri Fernandes. “O Cristiano é um cara muito querido, participou do meu DVD. É lastimável. A gente hoje acordou muito triste com essa notícia. Coração está dilacerado. A tristeza é muito grande”, relatou o cantor Eduardo Melo.  Já Thiago, que faz dupla com Camila, elogiou o trabalho duro do sertanejo. “Ele deixou um legado de muita perseverança, um cara que começou muito cedo e lutou muito. Foi o primeiro que me abriu as portas. Hoje, a gente está muito triste, acordamos muito mal. Não dá para acreditar”, afirmou. Abalado, Mariano, da dupla com Munhoz, disse que passou a pensar mais na vida com a morte do amigo. “O Cris, em vida, ensinou muita coisa. Agora, então, ele conseguiu parar uma nação para rever valores que, às vezes, esquecemos guardados na gaveta. É um cara que passou muitas mensagens nas suas músicas, sua energia e positividade”.

Apoio ao uso medicinal de maconha cresce na América Latina, diz estudo

Quarta | 24.06.2015 | 15h02


(Foto: Ilustração)

O apoio ao uso terapêutico da maconha cresceu na América Latina, enquanto o respaldo a medidas de descriminalização e legalização de drogas aumentou no México, Colômbia e Chile, de acordo com o estudo de uma ONG divulgado nesta terça-feira (23). A ONG Observatório Latino-Americano de Políticas de Drogas e Análise (Opodp) disse que o apoio ao uso da maconha medicinal subiu de 5,74 pontos para 6,52 pontos (numa escala de 10) nos últimos anos.  Peru e Bolívia são os países onde a desaprovação é maior, com um total de 3,84 e 3,94 pontos, respectivamente, enquanto o Chile tem a maior aprovação (7,94). De modo geral, o estudo assinala que atualmente em todos os países a aprovação do uso terapêutico da maconha é maior do que a que a pesquisa havia apontado há um ano. "A América Latina tem mostrado uma abertura significativa para a necessidade de reformar as políticas atuais. Os habitantes da região se mostram críticos às abordagens adotadas, às campanhas de prevenção e políticas implementadas em seus países", disse Eduardo Vergara, fundador da Opodp. Já para o uso recreativo da maconha, a média fica em 3,97 pontos, mais para o polo da desaprovação, de acordo com o Opodp. Sua rejeição é maior na Bolívia (2,46), El Salvador (2,59) e México (2,70). Por outro lado, no Uruguai a média de aprovação chega a 5,19 e no Chile, 5,05 – esses são os países com maior apoio ao uso recreativo.

Consumir chocolate pode reduzir risco de doenças cardiovasculares

Quarta | 24.06.2015 | 14h02


(Foto: Ilustração)

Cientistas britânicos pesquisaram a relação entre o consumo de chocolate e as doenças do coração. 25 mil pessoas foram analisadas durante dez anos e o resultado do estudo foi uma boa notícia para os consumidores: o grupo que declarou consumir mais o alimento apresentou menos doenças cardiovasculares. Segundo especialistas, é preciso prestar atenção na quantidade e tipo de chocolate consumido. Os cientistas colocaram em relação as quantidades de chocolate que os participantes declaravam consumir e os dados sobre sua saúde cardiovascular: taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, e de acidente vascular cerebral (AVC). A partir desta observação, foi constatado que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares. A partir desta observação, foi constatado que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares. Mas o autores reconhecem também que aqueles que comem mais chocolate são também mais jovens, menos gordos, dispõem de melhor saúde e praticam mais esportes. Que tal um pedacinho de chocolate todos os dias? Deguste com moderação, e tenha uma vida saudável!