Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Prazo para buscar isenção no vestibular da Uesb termina nesta terça

Terça | 30.05.2017 | 10h04


Foto: Reprodução

O período de inscrição para que os estudantes tentem isenção no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) termina nesta terça-feira (30). Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do site da universidade. As vagas de isenção na taxa de inscrição são destinadas aos candidatos optantes e não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais (deficientes ou quilombolas), oriundos da Rede Pública de Ensino do Brasil e dos cursos pré-vestibulares comunitários e populares. Também podem se inscrever servidores da Uesb e de outras universidades estaduais e seus dependentes, estagiários, terceirizados e prestadores de serviço da Instituição. Todos os candidatos deverão obedecer aos respectivos critérios dispostos no referido Edital. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), que é responsável pela seleção, por meio do telefone (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

MP-BA entra com ação na Justiça para prefeito exonerar mulher e sobrinho em Itabuna

Terça | 30.05.2017 | 09h15
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Após a prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, informar que não iria atender a recomendação do Ministério Público (MP-BA) de exonerar a mulher e o sobrinho do atual prefeito de secretarias municipais, o órgão informou que entrou com uma ação civil na Justiça pedindo a suspensão da nomeação dos dois e também por ato de improbidade administrativa contra o chefe do poder executivo. O MP-BA alega que, além de parentes, a mulher e o sobrinho do prefeito Fernando Gomes não têm qualificação técnica para os cargos que ocupam. Sandra Neilma está atualmente no cargo de secretária de Assistência Social e Dinailson Nascimento é secretário de Administração da cidade. Tanto Sandra quanto Denilson têm apenas o Ensino Médio completo, o que inviabiliza a manutenção deles no cargo, de acordo com o entendimento do MP-BA. Com a ação civil aberta pelo MP, o caso agora tem que ser decidido na Justiça. A prefeitura de Itabuna informou, nesta segunda-feira, que assim que for notificada vai recorrer da decisão.

IPVA: Termina hoje (30) desconto de 5% para placas de final 5

Terça | 30.05.2017 | 08h30
Autor: Barra Urgente


Foto: Reprodução

Para quem deseja obter os 5% de desconto no IPVA, vence hoje (30) o prazo para os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 pagarem em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. Além disso, no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2. 

Ex-tesoureiro petista João Vaccari vira réu em mais um processo

Segunda | 29.05.2017 | 20h00


Foto: Reprodução

A Justiça Federal em Brasília acolheu denúncia do Ministério Público contra João Vaccari Neto, ex-diretores da Funcef e empresários ligados à Engevix. Os procuradores identificaram um rosário de traficâncias envolvendo o Fundo de Investimento em Participações Cevix. Trata-se da primeira denúncia originária da Operação Greenfield. Entre as acusações há gestão fraudulenta e temerária, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro que geraram um prejuízo de 402 milhões de reais ao fundo de pensão.

Itabuna: Mulher é achada morta com marcas de tiros e ex é principal suspeito

Segunda | 29.05.2017 | 18h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Uma mulher de 34 anos foi encontrada morta no bairro Parque dos Rios, no município de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, na noite do último sábado (27). De acordo com a polícia, o corpo apresentava várias marcas de tiros. A autoria e motivação do crime ainda são investigadas, mas conforme o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, o ex-marido é o principal suspeito. Apesar disso, ele foi o responsável por retirar o corpo da vítima do local. Ainda segundo o DPT, o corpo dela foi levado para perícia e um homem que seria cunhado dela tentou retirar o corpo, mas não teve autorização por não ser parente de primeiro grau. O crime é investigado e até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

PM de Tanhaçu capota veículo na Ba142, após retornar do trabalho em Ibicoara

Segunda | 29.05.2017 | 17h00
Autor: Informe Barra


Foto: Reprodução

Na madrugada de hoje (29), um policial militar capotou o veículo na Ba – 142, trecho entre Ituaçu e Tanhaçu. Segundo informações, o PM Santana, retornava para sua residência em Tanhaçu após ter trabalhado a noite toda na cavalgada de Ibicoara, onde é lotado. Faltando 02 km para chegar em Tanhaçu, em frente a Fazenda Vovó Ilza, ele perdeu o controle da direção e o veículo capotou. O mesmo foi socorrido por Elias Nascimento Gama, motorista de van que faz linha de Ituaçu  para Tanhaçu e encaminhado ao hospital de Tanhaçu. Ainda segundo informações obtidas pelo Informe Barra, o pm será transferido para Vitória da Conquista com suspeita de fratura na costela.

Morre professor do curso de Letras da Uesb de Conquista

Segunda | 29.05.2017 | 16h00
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Faleceu nesta segunda-feira (29), Michael Douglas. Ele era professor do curso de Letras na Universidade Estadual do Sudoeste (UESB). Michael Douglas era natural de Minas Gerais, mas já morava em Vitória da Conquista há anos. Michael Douglas tinha muitos amigos dentro e fora da UESB. As primeiras informações dão conta de que ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória. O corpo vai ser velado na casa de familiares, no bairro Vila Serrana I. 

Site do Sisu apresenta problemas e Mec orienta troca de senha

Segunda | 29.05.2017 | 15h00


Foto: Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começaram nesta segunda-feira (29) no site http://sisu.mec.gov.br.  Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 1º de junho. Nas redes sociais, houve relatos de dificuldades para acessar o Sisu. É o segundo problema com o Sisu no ano: no primeiro semestre, as falhas que duraram dois dias afetaram principalmente alunos que fizeram a 2ª aplicação do Enem. Em nota, o Ministério da Educação e o Inep informaram que "identificaram um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu e já estão orientando esses estudantes que tiveram dificuldade a alterarem a senha no site do INEP (www.enem.inep.gov.br/participante)  para solucionar o problema".

Guanambi: Jovem morre ao colidir em carreta de moto

Segunda | 29.05.2017 | 14h03
Autor: Alô Pilões


Foto: Reprodução

Um jovem de 20 anos morreu na madrugada de domingo (28) após colidir a moto que pilotava contra uma carreta na cidade de Guanambi. Conforme informações, Lenilson Pereira de Araújo, seguia com a sua motocicleta pela Avenida Governador Nilo Coelho, momento em que colidiu frontalmente contra uma carreta. Com o impacto da batida, o jovem teve morte instantânea. O jovem é natural do município de Matina, mas atualmente residia  em Guanambi. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi, onde passou por necropsia.

Mercado vê inflação mais alta e PIB menor após denúncias contra Temer

Segunda | 29.05.2017 | 13h00
Autor: G1


Foto: Ilustração

O Mercado financeiro começou a ajustar suas estimativas para a economia após as denúncias de executivos da JBS de que o presidente Michel Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. As previsões de inflação para 2017 e para 2018 subiram e as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) recuaram. As expectativas dos analistas do mercado financeiro foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (29) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que, para alcançá-la, eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Pelo sistema vigente no Brasil, a meta de inflação é considerada formalmente cumprida quando o IPCA fica dentro do intervalo de tolerância também fixado pelo CMN. Para 2017, esse intervalo é de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima do centro da meta. Assim, o BC terá cumprido a meta se o IPCA terminar este ano entre 3% e 6%. Já para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação avançou de 4,34% para 4,40%. O índice segue abaixo da meta central (que também é de 4,5%) e do teto de 6% fixado para o período.

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta quarta-feira (31)

Segunda | 29.05.2017 | 12h00


Foto: Divulgação

Na Bahia, a campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira (31). Nessa fase, deve ser vacinado todo rebanho bovino e bubalino (búfalos). Os produtores rurais devem adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado em casas revendedoras cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Após a vacinação, de posse do cupom fiscal de compra da vacina e da lista dos animais vacinados por sexo e faixa etária, eles têm de fazer a declaração obrigatória no escritório da Adab. O objetivo é manter a proteção do gado e diminuir o risco de contágio dos animais pelo vírus.

Conquista: Servidores rejeitam proposta e continuam em greve

Segunda | 29.05.2017 | 11h00
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Na manhã de hoje (segunda-feira) os servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista rejeitaram a proposta oferecida pelo poder público municipal e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. O encontrou aconteceu na própria sede da entidade. Na reunião realizada na última sexta (26), o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), anunciou aumento de 5%. sendo agora 2% e 3% em setembro, aumento de 25% no Vale-alimentação. Garantiu subsidiar o plano de saúde do servidor bem como o programa de habitação. Outra vantagem seria a distribuição dos primeiros R$ 5 milhões de arrecadação com o Refis. Mas a assessoria jurídica do sindicato, informou que o reajuste salarial ainda está abaixo da inflação e decide manter a greve.

Bahia: Corpo de um dos adolescentes que sumiram no mar foi encontrado

Segunda | 29.05.2017 | 10h30
Autor: Correio da Bahia


(Foto: Reprodução/ TV Bahia)

O corpo do adolescente Rafael Rodrigues Ventura, 14 anos, foi encontrado no final da manhã deste domingo (28), na praia da Barra. Ele e o amigo, Antônio Carlos da Costa Silva, 17, tinham desaparecido no mar na noite de sexta-feira (26), quando foram em busca de uma bola que caiu na água e não conseguiram voltar à costa. De acordo com o major Rogério Cerqueira, subcomandante do Grupamento Marítimo dos Bombeiros (GMar), o corpo de Rafael foi localizado na região do Cristo da Barra, numa vala próxima às pedras. Agora, as buscas continuam para encontrar o outro jovem, Antônio Carlos. Desde as 7h, uma equipe de 11 pessoas do Gmar realiza a operação na praia da Barra, inclusive com uma embarcação marítima.

Projeto sobre atribuições dos agentes de saúde e endemias é aprovado em comissão

Segunda | 29.05.2017 | 09h33
Autor: Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar


Foto: Divulgação

Comissão Especial da Câmara Federal aprovou, na quarta-feira (24), o projeto de lei nº 6.437/2016, que dispõe sobre as atribuições das profissões dos agentes comunitários de saúde e de endemias, tendo como forte apoiador o deputado Waldenor Pereira que, na condição de membro titular, participou da discussão nacional e da sua votação. Ele também prestigiou a homenagem​ da comissão à ex-presidente da federação da categoria, Rute Brilhante que faleceu recentemente. O projeto aprovado por unanimidade na comissão especial ainda vai à apreciação em plenário. Ele trata também sobre o grau de formação profissional e estabelece as condições e tecnologias necessárias para a implantação dos cursos de aprimoramento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Antes da aprovação no colegiado, o PL foi discutido em audiências públicas realizadas nas capitais, inclusive Salvador, no dia último 17 de abril, quando o deputado Waldenor e outros membros da comissão ouviram agentes comunitários de saúde dos diversos municípios do estado, que lotaram o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia. Na homenagem à Rute Brilhante, Waldenor reafirmou o apoio à luta das categorias, cuja luta ele acompanha desde quando era deputado estadual e os agentes lutavam pela regulamentação da profissão, que exigiu alteração de emenda constitucional, já que se trata de exceção à regra que exige concurso público para contratação de servidor público, pois o principal requisito do agente comunitário de saúde é o seu pertencimento à comunidade onde presta o serviço.

Benefícios do sono depois do almoço

Domingo | 28.05.2017 | 18h00


Foto: Ilustração

Os médicos confirmam: aquela vontade irresistível de tirar uma soneca depois do almoço faz bem. Mas atenção – são só 40 minutos. E o que comer antes de dormir? Quanto tempo esperar para dormir depois do jantar? Para tirar todas as dúvidas, convidamos o endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Lara Natacci ao Bem Estar desta sexta-feira (26). Segundo o endocrinologista, quanto menos comermos à noite, melhor é para o organismo e também para ter uma boa noite de sono. Isso porque o corpo é feito para trabalhar durante o dia e descansar à noite. Se por um lado comer e dormir em seguida à noite não é legal, comer e tirar uma soneca depois do almoço traz muitos benefícios, como a melhora da atenção e até da performance. Essa cochilada de 15 a 40 minutos é reparadora para o organismo. Não prejudica a digestão porque o metabolismo está funcionando normalmente e também porque não dá tempo de entrar em sono profundo.

Veja como se organizar para produzir mais

Domingo | 28.05.2017 | 16h23
Autor: Correio da Bahia


Foto: Ilustração

Passar horas com ocupações no ambiente de trabalho nem sempre é sinônimo de produtividade. Produzir é fazer o necessário para cumprir uma meta com a menor quantidade de recursos possível, o que inclui o tempo. Se a atividade não te leva em direção ao que é demandado, talvez ela seja algo secundário que pode ser programado para outro momento ou até eliminada. Para Geronimo Theml, coach e idealizador da Academia de Produtividade, o primeiro passo é ter clareza. “Em Alice no País das Maravilhas, ela vem saltitante, encontra o gato e ele pergunta pra onde ela vai. Ela não sabe. ‘Se você não sabe, qualquer caminho serve’”. Segundo ele, “quando se sabe o que quer, o que não te leva àquilo é mera ocupação e o que leva à direção é produtividade”. Quando o estresse é o causador da improdutividade, Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e autor do livro Tríade do Tempo afirma que “o estressor às vezes não muda nada, mas o desestressor altera o ciclo”. Isso diz que esporte, música ou até uma foto na mesa do escritório ajudam a relaxar. Além disso, “a respiração feita do jeito certo também dá bom resultado”. Christian também chama atenção para os intervalos. “É preciso fazer pequenas pausas. No retorno, a pessoa terá mais ritmo”. Geronimo completa que definir o tempo de produção e descanso é individual de cada um. “É preciso testar se funciona produzir 50 minutos e parar 10, por exemplo. De toda forma, os intervalos são fundamentais”.

As quatro possibilidades se Temer sair da presidência

Domingo | 28.05.2017 | 12h00
Autor: Veja


Foto: Reprodução

Caso o cargo de presidente da República fique vago, há atualmente quatro cenários possíveis, em maior ou menor grau: renúncia de Temer, cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impeachment pelo Congresso ou afastamento pela Justiça por crime comum. Veja o que pode ocorrer em cada uma dessas cinco situações: Caso fique de fato sem saída e renuncie, Temer será substituído interinamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que terá de convocar em até 30 dias eleições indiretas, por meio do Congresso Nacional, para a escolha do sucessor. Em caso de cassação da coligação formada por Temer e Dilma em 2014, há uma disputa jurídica sobre a realização de eleições diretas (uma vez que invalidaria o resultado da disputa daquele ano) ou indiretas, com uma ação ainda em discussão no STF. Se um relatório a favor do impedimento for aprovado, em plenário, por dois terços dos senadores, Temer é afastado. Maia assume interinamente até a conclusão do julgamento, quando, sendo Temer condenado, se sucederia a votação indireta. O Inquérito no STF acontece se a investigação for concluída com um pedido de denúncia da PGR, este vai para a Câmara dos Deputados. Se dois terços dos parlamentares aprovarem, ela é encaminhada para a avaliação do relator no Supremo, o próprio Fachin. Por fim, se ele decidir aceitar a denúncia, Temer vira réu e é afastado automaticamente do cargo até a conclusão do processo.

Risco de câncer de mama cresce com uso de bebida alcoólica

Domingo | 28.05.2017 | 10h30
Autor: Tribuna da Bahia


Foto: Ilustração

Um copo de vinho todos os dias, ou de qualquer outra bebida com mais de 10 gramas de álcool, aumenta o risco de ter câncer de mama pré e pós-menopausa em 5% e 9%, respectivamente, de acordo com relatório do Instituto Americano para Pesquisas do Câncer (AICR) e do Fundo Mundial de Pesquisas do Câncer (WCRF). A revisão informou que o exercício de alta intensidade, como correr ou andar de bicicleta com uma velocidade alta, diminui o risco do câncer de mama pré-menopausa em 17% e em 10% no pós. “Com este relatório abrangente e atualizado, a evidência é clara: ter um estilo de vida fisicamente ativo, manter um peso saudável e limitar o álcool são passos que as mulheres devem tomar para reduzir o risco do câncer”, disse Anne McTiernan, autora principal do relatório. O texto analisou 119 estudos, somando dados de 12 milhões de mulheres e 260 mil casos da câncer de mama. Veja outros fatores apontados pelo levantamento como risco para o câncer de mama: Estar acima do peso aumenta o risco de ter câncer de mama pós-menopausa, tipo mais comum. Mães que amamentaram têm menos risco de contrair o tumor no seio. Maior ganho de peso durante a vida adulta aumenta a chance de câncer. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com mais de 252 mil casos por ano. O instituto americano afirma que um em cada três casos poderiam ser evitados com limitação do uso de álcool, atividades físicas e peso saudável.

Bahia: Dois adolescentes desaparecem no mar após tentarem busca bola

Sábado | 27.05.2017 | 18h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Ilustração

Dois adolescente de 14 e outro de 17 anos que jogavam futebol na praia da Barra, em Salvador, na noite de sexta-feira (26), desapareceram no mar após terem entrado para buscar uma bola, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu por volta das 20h30, na Avenida Oceânica, próximo ao Barracenter. Os adolescentes jogavam bola com um grupo de jovens. Um outro adolescente que participava do jogo com eles entrou no mar, também para tentar busca a bola, e conseguiu retornar, mas os dois não voltaram. A Capitania dos Portos fez buscas no local na noite de sexta, mas não conseguiu encontrar os dois menores. As buscas foram retomadas na manhã deste sábado (27). Também participam da tentativa de localizar os jovens o Gmar, o Graer e o núcleo de mergulho dos Bombeiros.

Itabuna: Homem pula do 3º andar de fórum ao saber que seria preso

Sábado | 27.05.2017 | 16h00


Foto: Reprodução

Um homem suspeito de agredir a mulher se jogou do terceiro andar do Fórum Rui Barbosa, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, durante uma audiência de instrução, após saber que ia ficar preso. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (26). Mário Lima Vasquez, de 55 anos, ficou sabendo da prisão preventiva decretada durante a audiência e, depois, se jogou do prédio. A polícia informou que está apurando se ele teve um surto e tentou o suicídio ou se teria se jogado para fugir da prisão. Após a queda, o homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna com escoriações. Ele foi medicado na unidade de saúde e, depois, levado para o conjunto penal. A polícia não deu detalhes sobre a agressão que ele teria cometido contra a companheira. Também não informou quando o crime ocorreu e nem qual foi a motivação.