Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Delatores apontam que Itaipava atuou como laranja e fez doações a 81 políticos

Terça | 02.05.2017 | 15h06


(Foto: Reprodução)

Pelo menos 57 políticos que estão fora das investigações da Operação Lava Jato podem ter recebido, por via indireta, recursos do esquema de caixa 2 da Odebrecht. O dinheiro, que soma cerca de R$ 5 milhões, foi distribuído como doação de campanha, entre 2010 e 2014, por empresas ligadas à cervejaria Itaipava, apontada em delações como parceira da empreiteira na entrega de propina a agentes públicos. No total, a Itaipava fez doações oficiais a 81 candidatos entre 2010 e 2014. Destes, 24 já são alvo da operação. Os demais receberam doações registradas na Justiça Eleitoral e, ao menos por enquanto, não foram citados nominalmente nos acordos de delação premiada firmados por executivos e ex-executivos da Odebrecht. Mas, nos depoimentos, há indícios de que todas as doações da Itaipava foram, na verdade, repasses da Odebrecht. O próprio Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, confessou em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral que sua empresa usava a Itaipava como fachada para ocultar doações eleitorais a políticos. Há ainda comprovação de que isso aconteceu em quatro casos, relacionados a doações recebidas pelo senador Aécio Neves (PSDB), pelo ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), pelo ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM) e pelo PPS, presidido pelo atual ministro da Cultura, Roberto Freire. 

Governo considera possibilidade de adiar votação de reforma da Previdência

Terça | 02.05.2017 | 14h10


(Foto: Reprodução)

O Palácio do Planalto discute a possibilidade de adiar a votação da reforma da Previdência, prevista para esta quarta-feira (3) na comissão especial da Câmara. O presidente Michel Temer se reuniu com ministros e parlamentares nesta segunda-feira (1º) para tratar do tema. Além de 71% dos brasileiros serem contra a reforma, segundo o Datafolha, o governo ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar a matéria no plenário. De acordo com informações da Folha, a ideia é que a comissão só aprecie o texto na semana que vem ou na seguinte, para evitar o desgaste de aprovar a reforma no colegiado e ter que esperar indefinidamente até ter segurança para aprovar o texto. Por outro lado, existe o receio de que um período extenso estimule a base aliada a reivindicar novas flexibilizações no relatório. Na segunda quinzena deste mês, PMDB e PSDB, partidos da base com maior bancada (64 deputados e 46, respectivamente), fecharão questão a favor do relatório.

Conquista: Menina de 7 anos morre após sofrer acidente

Terça | 02.05.2017 | 13h08
Autor: Por Rodrigo Ferraz


Uma menina de apenas 7 anos morreu na manhã desta terça-feira (02), após sofrer um acidente automobilístico na noite do último domingo (30), nas proximidades do Bairro Lagoa das Flores. A garotinha, acompanhada da família, estava no veículo e, ao voltar da Igreja, acabou colidindo com um caminhão. A família reside no distrito de José Gonçalves. A vítima fatal acabou batendo a cabeça no vidro da janela do carro, chegou a ser levada ao Hospital de Base, mas não resistiu e faleceu. O nome da garotinha não foi revelado. Ainda não se sabe o estado de saúde das outras vítimas.

Sudoeste baiano: Homem surta e tenta matar prefeito a facadas

Terça | 02.05.2017 | 12h14
Autor: Por Rodrigo Ferraz


Ainda não se sabe o que teria causado o surto em um homem que ameaçou ontem (domingo), o prefeito de Jussiape com uma faca. O fato ocorreu por volta das 17hh30. De acordo com a polícia militar, em matéria publicada no L12 Notícias, o suspeito foi identificado como “Hermínio”, de 32 anos. Ele teria percorrido cerca de 15 km com uma faca tipo peixeira, afirmando que iria atrás do prefeito daquela cidade. Moradores que teriam presenciado as ameaças acionaram a polícia militar local. Uma guarnição encontrou o acusado já na Praça da Matriz da cidade. Em razão de se encontrar visivelmente transtornado, os policias iniciaram negociação com o acusado, onde minutos depois acabou entregando a faca para a polícia. Após ser detido ele foi conduzido para a casa de Saúde Ana Medrado Luz, onde passou por atendimento médico. O município de Jussiape já possui histórico de atividades inusitadas em relação a atentado contra servidores públicos. Em novembro de 2012, o então prefeito da cidade, o médico Procópio Alencar, foi assassinado, juntamente com a primeira-dama e um gerente da embasa, após um morador surtar por conta de imbróglio político. EM julho de 2015, um aluno encapuzado tentou matar com um facão a diretora do Colégio Estadual Horácio de Matos. O aluno era menor de idade, que foi apreendido pela Polícia Militar, antes do fato ser consumado.

Termina nesta terça (02) prazo para regularização do título de eleitor

Terça | 02.05.2017 | 11h08


(Foto: Reprodução)

Termina nesta terça (2) o prazo para regularização dos eleitores com três ausências sem justificativa nas últimas eleições. A situação deve ser normalizada junto à Justiça Eleitoral, ou o título pode ser cancelado. Os eleitores que estão com pendências devem procurar o cartório eleitoral, levando documento oficial com foto, comprovante de residência e, caso possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. Os cartórios eleitorais da capital e a Central de Atendimento ao Público (CAP) estão localizados no edifício-sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O atendimento é feito das das 8h às 18h, por ordem de chegada ou por agendamento. O cancelamento automático do título de eleitor deve ocorrer entre 17 a 19 de maio deste ano. Eleitores que possuem prerrogativa constitucional ficam excluídos do cancelamento, pois não são obrigados ao exercício do voto, a exemplo de eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos. No caso de eleitores que faltaram a dois turnos de uma mesma eleição somam duas ausências, porque a legislação considera cada turno de votação um pleito separado para efeito de cancelamento de título. Na Bahia, 147.499 eleitores estão com títulos irregulares por contabilizar três ausências nas últimas eleições. É possível consultar a situação eleitoral no site do TRE, ou ainda procurar um cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Bahia: Transexual de 16 anos é assassinada com seis tiros. Motivação é desconhecida

Terça | 02.05.2017 | 10h15


A transexual Samuel da Silva Nascimento, de nome social Samaielly, foi assassinada no dia no último dia 30, por volta das 23h, no bairro de Itinga, município de Lauro de Freitas. A motivação do crime ainda é desconhecida. Amigos de Samaielly disseram que ela vivia num extremo estado de vulnerabilidade social.Aos treze anos de idade, quando assumiu sua identidade de gênero, foi posta para fora de casa. Sameielly, ainda segundo amigos, não tinha emprego e morava sozinha num pequeno quarto na localidade do CAIC. “Ela estava desesperada, procurando emprego. Era sozinha, não tinha ninguém. O pai mora na ilha, a família era afastada dela por causa da sua identidade sexual”, afirmou um amigo que prefere não se identificar. A reportagem em contato com a polícia, mais as investigações ainda não avançaram. Suspeita-se que por conta da vulnerabilidade social, a jovem pode ter se enveredado no crime, vendendo e repassando drogas para obter renda. O Departamento LGBTT vai encaminhar documento à 27ª pedido agilidade nas investigações. // Jornal Folha Popular.

Bahia: Líder de facção, motorista e esposa são executados e duas filhas pequenas sequestradas

Terça | 02.05.2017 | 09h20
Autor: Correio 24h


Familiares de Robson Luís Gomes Lima, 32 anos, conhecido como Robin – um dos líderes da facção Katiara encontrado morto no último domingo no município de Pedrão -, vão organizar uma excursão nesta terça-feira (2) para buscar duas meninas, de 1 e 5 anos, que estariam com a vítima no momento do crime e ainda estão desaparecidas. Danilo Luiz Araújo Souza, 24 anos, que dirigia o veículo onde as vítimas estavam, e a esposa de Robin, Juliana Conceição do Nascimento, 23, também foram assassinados. As duas meninas são filhas do casal Robin e Juliana, que, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), também teria envolvimento com a facção, assim como Danilo. De acordo com a SSP, Robin tinha um cargo relevante dentro da organização criminosa e era o responsável por fazer contato entre os principais líderes do bando. Robin era foragido da polícia e tinha dois mandados de prisão por tráfico em aberto, segundo consta no Bando Nacional de Mandados de Prisão. 

Bahia: Jovem é morta e incendiada junto com a casa. Namorado é suspeito do crime

Terça | 02.05.2017 | 08h24


Uma jovem de 26 anos foi encontrada morta, dentro da casa do namorado, que estava pegando fogo, na cidade de Jeremoabo, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (1°). O companheiro da vítima é suspeito de matar a jovem e colocar fogo na própria casa. Conforme o delegado que investiga o caso, Ailton José de Souza, a Polícia Militar foi acionada por populares por conta de um incêndio em residência. Ao chegar no local, a guarnição constatou o incêndio e encontrou o corpo de Izabelly Oliveira Bispo Souza, parcialmente queimado. Souza disse que ainda está no aguardo do resultado do laudo do Instituto Médico Legal (IML), mas adiantou que a jovem teve lesões de cortes pelo corpo.Informou ainda que investigações preliminares apontam que, antes do crime, o casal estava em uma festa na cidade. “O laudo pode apontar duas possibilidades da morte. Ou asfixia decorrente da fumaça ou morte por conta das lesões corto-contundentes. Pode ter sido usada uma faca, machado, facão, não sabemos ainda. Também vamos ouvir familiares e testemunhas. Inicialmente, o que sabemos dos dois é que eles tinham entre oito meses e um ano de namoro”, disse. O namorado da jovem, de 22 anos, não foi encontrado para esclarecimentos, e por isso é considerado foragido, conforme a polícia. O corpo de Izabelly foi enterrado na tarde desta segunda-feira, em Jeremoado. // G1 Bahia.

Contas deste mês de maio terá bandeira tarifária vermelha

Segunda | 01.05.2017 | 09h13


(Foto: Reprodução)

As contas de luz de maio terão bandeira tarifária vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o segundo mês em que a bandeira vermelha é ativada neste ano.A bandeira tarifária vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios.Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.Recentemente, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que as contas de luz deverão continuar com a bandeira vermelha patamar 1 até o fim do período seco, que vai até novembro.

Fique atento: Inscrições do Sisu 2017.2 acabam hoje

Segunda | 01.05.2017 | 08h00
Autor: Barra Urgente


Foto: Reprodução

As inscrições para o Sisu do meio do ano começaram segunda(29) e acabam hoje, 1º de junho. Para ter acesso às vagas, é necessário entrar no site do Sisu e clicar no botão 'pesquisar vagas'. É possível fazer buscas por curso, instituição ou município. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não tenham zerado na redação. Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos. O sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada vaga. No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O Ministério da Educação liberou, na manhã de sexta-feira (26), a consulta às vagas oferecidas no segundo semestre de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. tos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.