Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Pesquisa mostra avanço dos cursos de educação a distância

Terça | 26.04.2016 | 08h01
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, uma pesquisa mensurou que o número de matriculados em cursos de formação de educadores a distância teve paridade entre os de modalidade presencial. O avanço de um ano para o outro, segundo o MEC, revela a consolidação do modelo de ensino que tem sido o mais buscado atualmente. Segundo a pesquisa, metade dos calouros (49,8%) dos cursos de formação de professores - licenciaturas como letras, história ou matemática - entrou em uma graduação a distância (EAD). Os dados são do censo do ensino superior no país. O aumento da fatia de EAD foi significativo em relação ao ano anterior, quando a proporção era de 35,4%. Todo esse movimento, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), faz com que esse mercado educacional não mais seja visto como uma tendência, e sim como uma realidade. “O EAD tem um papel importante no repensar da própria educação presencial, não só em relação aos conteúdos e aos currículos, mas também em relação ao uso das tecnologias e à democratização da disseminação e do acesso ao conhecimento”, comenta Anderson Braga, mantenedor CETTPS, em Camaçari, que além de ser referência no ensino técnico, é um Polo EAD Estácio na cidade. Para mais informações sobre o CETTPS, basta acessar o site www.cettps.com.br.

Fisco identifica baianos que não declararam carros de luxo

Terça | 26.04.2016 | 07h01
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Mais de 100 contribuintes baianos são investigados por possuir carros de luxo que não foram declarados no Imposto de Renda. A situação foi identificada a partir de um cruzamento de dados entre a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e a Receita Federal. Com esses dados, os agentes do Fisco deflagraram uma ação para fiscalizar uma possível sonegação de impostos. Inicialmente, foram selecionados nove contribuintes que deixaram de pagar cerca de R$ 15 milhões em impostos. Há registro da situação em Salvador e no interior do Estado. De acordo com a Receita, alguns contribuintes não têm rendimentos compatíveis com a posse dos automóveis, que chegam a custar R$ 930 mil. Eles serão notificados pelo Leão.

Apagão na Chesf deixa sem energia Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna

Segunda | 25.04.2016 | 20h01
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

Um apagão deixou cidades do sudoeste e sul baiano sem energia elétrica neste domingo (24). O fato ocorreu devido a uma pane em equipamentos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Cidades como Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, foram afetadas. Em nota, a Coelba disse que acionou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela operação do equipamento, para resolver o problema. A energia foi restabelecida por volta das 16h44 em Vitória da Conquista, e as 17h34 em Itabuna, Ilhéus e região. Conforme o Blog do Anderson, os municípios ainda sem energia terão de procurar à Chesf.

OMS diz que zika está em queda no Brasil, mas pode crescer no mundo

Segunda | 25.04.2016 | 19h01
Autor: G1


(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (25) que a epidemia de zika está claramente em regressão no Brasil. A entidade acredita, no entanto, que o número de casos de pessoas afetadas pelo vírus pode aumentar "significativamente" nos próximos meses no mundo. A queda nos registros no Brasil está provavelmente relacionada com o fim do verão, de acordo com a France Presse. "A epidemia está em uma fase descendente no Brasil", afirmou Marie-Paule Kieny, subdiretora-geral da OMS, em coletiva de imprensa em Paris. "O mesmo acontece na Colômbia e Cabo Verde", acrescentou. Com o início na Europa da temporada dos mosquitos, "a possibilidade de uma transmissão local combinada com prováveis transmissões por via sexual poderia provocar um aumento significativo do número de pessoas afetadas pelo zika e das complicações que isto representa", afirmou Marie-Paule. "Na medida em que as temperaturas começam a aumentar na Europa (com a aproximação do verão no hemisfério norte), duas espécies de mosquitos Aedes, conhecidas por transmitir o vírus, vão começar a circular", disse Kieny. "O mosquito não tem fronteiras", completou.

Conquista tem melhor saneamento do Nordeste, aponta instituto

Segunda | 25.04.2016 | 18h04
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

Vitória da Conquista apresentou o melhor índice do nordeste em saneamento básico em uma pesquisa com as 100 maiores cidades do país. A cidade do sudoeste baiano ficou na 21ª posição, segundo o estudo com base em 2014. Conquista é uma das três cidades do estado pesquisadas no "Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades". Salvador figurou na 36ª colocação, enquanto Feira de Santana apareceu na 54ª. Segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, Vitória da Conquista tem 100% da população atendida por água tratada e 72,26% dos habitantes têm coleta e tratamento de esgotos. Na cidade, o índice de perdas de água foi de 24,3%, acima da média nacional (36,7%). Outro ponto favorável é que entre 2010 e 2014, o município empregou 31,69% de arrecadação no setor na rede de água e esgotos. Dos três municípios baianos, Feira de Santana apresenta situação mais precária, com apenas 56,90% da população atendida por serviço de coleta de esgoto. Nos últimos cinco anos (2010 a 2014), a cidade investiu em média 17,90% da arrecadação na expansão ou melhoria dos serviços de saneamento, o que está abaixo da média nacional que foi de 23% em 2014. Em Feira, é alta a perda de água potável nos sistemas de distribuição (42,9%). Já Salvador tem mais de 78% da população com coleta e tratamento dos esgotos, com perda de água no sistema de distribuição de 48,50%, acima da média nacional em 2014, que foi de 36,7%. Na capital baiana foram investidos 11,5% da arrecadação por estes serviços entre 2010 e 2014. O índice também fica abaixo da média das 100 cidades (23%).

Expedição ‘Costa do Descobrimento’ supera expectativas e confirma sucesso do Club Amarok Bahia

Segunda | 25.04.2016 | 17h04
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

O que surgiu há alguns anos atrás num sonho do empresário Alessandro Silva, hoje se tornou uma grata realidade, que tem na integração de um grupo de pessoas apaixonadas pela pick-up Amarok. Denominado Club Amarok Bahia realizou uma série de expedições, as primeiras em torno da região de Brumado, mas, aos poucos os itinerários foram indo para outras regiões e, neste ano de 2016, foi decidido realizar a Expedição “Costa do Descobrimento”, que tinha como itinerário principal as belas praias de Trancoso, Arraial D’ajuda, Cabrália e Porto Seguro que foram os primeiros locais a serem explorados pela expedição liderada pelo descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. A expedição saiu de Brumado na quarta-feira (20) com cerca de 40 Amaroks de várias cidades da Bahia e retornou neste domingo (24), em 4 dias de muita emoção e adrenalina, já que além das trilhas espetaculares, os membros fizeram passeios de escuna, mergulhos e muita aventura nas praias paradisíacas que fizeram parte do roteiro. Segundo o presidente do Club Amarok Bahia, Alessandro Silva “a expedição superou as expectativas e proporcionou momentos inesquecíveis para os participantes”. Ele informou que no segundo semestre acontecerá mais uma expedição, desta feita tendo como destino a região da Paulo Afonso O apoio para mais essa aventura foi da Concessionária Brumauto e da Volkswagen do Brasil.

Clientes poderão abrir e fechar conta corrente pela internet, decide CMN

Segunda | 25.04.2016 | 15h53
Autor: G1


(Foto: Reprodução)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência bancária, como era exigido até agora. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25). De acordo com o BC, o serviço é opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes. A identificação poderá ser feita, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, exigir o uso do certificado digital. "Têm mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial", explicou a chefe do Departamento de Normas do BC, Silvia Marques. Ela ressaltou que esses mecanismos poderão, inclusive, dificultar a ocorrência de fraudes.

Secretaria de saúde de Livramento confirma suspeita de h1n1; morador é de arapiranga em rio de contas

Segunda | 25.04.2016 | 14h53
Autor: L12 Notícias


A paciente que teve o caso de suspeita por H1N1 é do distrito de Arapiranga. (Foto: Reprodução).

A Secretária Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora através da Vigilância Epidemiológica confirmou que a suspeita por H1N1 registrada em Guanambi, refere-se a uma paciente do povoado Boa Vista, no distrito de Arapiranga, município de Rio de Contas. Conforme informações de familiares, a mulher de 58 anos apresentou todas as características da enfermidade e teve que ser internada por apenas um dia no Hospital Municipal de Livramento, fato confirmado pela Secretária de Saúde. A SMS de Livramento informa que o Estado disponibilizou apenas 30% do quantitativo de vacinas para os municípios nesta primeira etapa. A secretaria aguarda o restante das vacinadas que serão enviadas pela Base Regional de Saúde.

Brasil: José de Abreu fala em golpe e defende Dilma no Faustão; assista ao vídeo

Segunda | 25.04.2016 | 13h52
Autor: Correio Brasiliense


(Foto: Reprodução)

Depois de ser homenageado no quadro Arquivo confidencial, do Faustão, neste domingo (24), o ator José de Abreu teve a oportunidade de explicar o polêmico episódio com o qual se viu envolvido em um restaurante paulista. De acordo com o relato do artista, ele acabou agindo de forma “intempestiva” ao cuspir no casal que o agrediu verbalmente. O vídeo do incidente viralizou e gerou debate nas redes sociais na última semana. O ator comentou que não conseguiu raciocinar após ser chamado de “ladrão” e de ouvir insultos à esposa. “Durante o jantar, ficaram xingando minha mulher de vagabunda, falaram que eu era um filho da p…”,enfatizou. O veterano artista, conhecido pelas fortes convicções políticas, acabou cuspindo nos agressores e disse não se arrepender do ato.Ele aproveitou o espaço para saudar a presidente Dilma Rousseff e disse estarmos vivendo uma situação de “golpe” ao Estado democrático de direito. Questionado pelo apresentador sobre a atual intolerância política do país, Zé de Abreu lamentou a incapacidade do povo de“conviver com as diferenças”. Ele criticou ainda o vice-presidente Michel Temer, o PMDB do Rio –“esse aí que derruba ciclovia” – e as falas dos deputados no último domingo, quando o impeachment foi votado na Câmara dos Deputados.  A resposta dada por José de Abreu gerou repercussão nas redes sociais. No Twitter, o assunto ficou entre os mais comentados pelos internautas. 

Brumado: Motociclista tem suspeita de fratura em acidente ocorrido na noite deste domingo (24)

Segunda | 25.04.2016 | 12h55
Autor: Brumado Urgente


O motociclista foi levado às pressas para o HMPMN (Foto: Brumado Urgente)

Na noite deste domingo (24), por volta das 21h, aconteceu uma colisão envolvendo duas motocicletas na Av. Centenário, sendo que um dos motociclistas teve suspeita de fratura na perna esquerda, sendo encaminhado às pressas para o Hospital Magalhães Neto. Segundo informações de testemunhas, uma motocicleta estava indo sentido centro, quando, nas proximidades do Mercado Municipal, outra motocicleta fez uma ultrapassagem muito arriscada e atingiu a traseira da outra moto. O impacto foi forte e, com isso, o condutor foi lançado a cerca de 5 metros, caindo ao solo e já gritando de dor. Ele perdeu sangue e teve uma das pernas imobilizada deixando todos que presenciaram o acidente muito preocupados. O ocupante da outra moto não se feriu.   

Maetinga: Cidade tem a maior taxa de estupros do interior da Bahia

Segunda | 25.04.2016 | 11h54
Autor: Correio 24h


(Foto: Reprodução)

Se considerados todos os municípios baianos, a maior taxa de estupros para cada 100 mil habitantes é de Maetinga, no Centro-Sul. Com pouco mais de 5 mil habitantes e oito casos registrados na delegacia local no ano passado, o município ganhou uma taxa de 154,6 casos. É oito vezes maior do que a taxa de Salvador, de 18,1. Marlene Porto, assistente social da prefeitura,  afirma que foram registrados pouco mais de cinco casos e que, na maioria deles, os agressores são próximos. “Tivemos casos graves, dois envolvendo pais ou irmãos das vítimas, e precisamos realmente de ajuda com isso”, citou. A conselheira tutelar Vanessa Fernandes alega não ter acompanhado os casos do ano passado, já que assumiu o cargo em 2016, mas disse perceber que a maioria das vítimas é criança. “Não sei dizer o que motivou, mas realmente teve um número alto”. Em 2014, não houve nenhum registro na cidade. Este ano, o Conselho Tutelar já atua sobre uma denúncia de uma criança que teria sido estuprada pelo vizinho.

 

Senado elege nesta segunda comissão do impeachment

Segunda | 25.04.2016 | 10h54
Autor: G1


(Foto: Reprodução)

O plenário do Senado elege, a partir das 14h desta segunda-feira (25), os 21 membros titulares e 21 suplentes da comissão especial que analisará as acusações contra a presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment. Nos últimos dias, os partidos indicaram nomes para compor o colegiado, de acordo com o tamanho das bancadas (veja ao final desta reportagem cada um dos indicados). O PMDB, por ter mais senadores, terá 5 integrantes. Os blocos do PSDB e do PT terão 4 cada um.A eleição ocorre em meio à polêmica sobre quem deverá assumir a relatoria do processo. O PMDB indicou o senadorRaimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência da comissão – nome que foi bem aceito por oposição e governo. Mas o PSDB, que integra o segundo maior bloco do Senado, quer indicar o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria. 

'Pessoa de paz', lamenta irmã de rapaz que infartou e morreu no 'Tomorrowland'

Segunda | 25.04.2016 | 09h58
Autor: G1


Luiz Ricardo Parreiras, de 32 anos, passou mal no festival e morreu antes de chegar no hospital. Irmã tenta liberação para levar corpo de Itu para sepultamento em MG (Foto: Arquivo pessoal)

A irmã do homem de 32 anos que morreu após passar mal no festival de música eletrônica Tomorrowland, em Itu (SP), tenta a liberação para levar o corpo para sepultamento em Contagem (MG). Valéria Parreiras conta que o irmão, Luiz Ricardo Parreiras, estava animado para participar da festa e veio da cidade mineira com um grupo de amigos para curtir o festival.“Ele era uma pessoa de paz, muito alta astral em tudo na vida. Estamos muito tristes”, afirmou neste domingo (24). Segundo informações da Polícia Militar, o rapaz passou mal enquanto estava no festival e foi levado pela equipe de plantão no evento para o pronto-socorro do hospital São Camilo. Ele não resistiu e chegou morto ao hospital após uma parada cardiorrespiratória. A irmã da vítima veio de Contagem, na região metropolitana de Minas Gerais, para fazer o reconhecimento do corpo durante a tarde deste sábado (23) no hospital.

Psicóloga de Jequié morre em acidente na BR-101, trecho de Camacan

Segunda | 25.04.2016 | 08h53
Autor: Jequié News


Daiana Frutuoso Machado teria morrido no local. Acidente teria ainda provocado desligamento da energia na região sul, fato negado pela Coelba (Foto:Arquivo Particular)

A reportagem tomou conhecimento do registro de um acidente na BR-101 trecho de Camacan, próximo a São João do Paraíso, envolvendo um Fiat Uno com placa de Jequié e uma carreta. Informações preliminares indicam que Daiana Frutuoso Machado (foto), psicóloga e filha de Frank Herbert Machado e Denise Frutuoso Machado morreu no local, outro ocupante do veículo identificado por Rafael Carlos Lavigne foi socorrido em estado grave e encaminhado para a Fundação Hospitalar de Camacan. Em contato com a redação do blog Radar Notícias, que cobre os acontecimentos da região sul da Bahia, ficou confirmada a veracidade do acidente.

Lava Jato: Com previsão de se tornarem ministros, Geddel e Henrique Alves são alvo de força-tarefa

Segunda | 25.04.2016 | 08h05
Autor: B247


(Foto: Reprodução)

Integrantes da força-tarefa investigam aliados do vice Michel Temer, como os ex-ministros Henrique Alves e Geddel Vieira Lima; caso eles se tornem ministros em um eventual governo Temer, eles recuperariam o foro privilegiado e, assim, passariam para a esfera do STF; a PF cumpriu uma busca e apreensão no apartamento de Alves em dezembro de 2015; a operação investiga uma suposta atuação com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) a favor das empreiteiras, em busca de doações; quanto a Geddel, fez sucessivos lobbies para a OAS e pediu recursos para aliados na Bahia Integrantes da força-tarefa investigam aliados do vice Michel Temer, como os ex-ministros Henrique Alves e Geddel Vieira Lima. Caso eles se tornem ministros em um eventual governo Temer, eles recuperariam o foro privilegiado e, assim, passariam para a esfera do STF. O caso mais avançado seria o de Alves. Em dezembro do ano passado, a PF cumpriu uma busca e apreensão em seu apartamento. A operação investiga uma suposta atuação com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) a favor das empreiteiras, em busca de doações. Quanto a Geddel, fez sucessivos lobbies para a OAS e pediu recursos para aliados na Bahia. Os senadores Romero Juca é Valdir Raupp também são investigados em inquéritos no STF, que apuram formação de quadrilha. Além deles, Cunha é réu na Corte por corrupção e lavagem de dinheiro, suspeito de se beneficiar de propina.

Limitar dados na internet fixa pode excluir usuários

Domingo | 24.04.2016 | 18h03
Autor: A Tarde / Uol


(Foto: Reprodução)

A oferta de pacotes de internet fixa com franquia de dados poderá encarecer o serviço e limitar o acesso dos usuários no país. Segundo o especialista em propriedade intelectual e direito digital Maurício Brum Esteves, as operadoras querem impor limites de navegação porque precisam reduzir o uso da internet no Brasil. "Elas constataram que as pessoas têm utilizado mais a internet, que está ficando sobrecarregada. Ao impor o limite de dados, elas querem literalmente tirar algumas pessoas da internet, que são aquelas pessoas que não vão conseguir pagar." Para Esteves, a necessidade de estabelecer limites de navegação para os usuários é resultado da falta de investimentos no setor. "Na medida em que não se investe e as pessoas demandam mais, é natural que a banda fique sobrecarregada e é natural que se precise impor um controle".

Bahia é 2º estado com motoristas drogados em potencial

Domingo | 24.04.2016 | 16h02
Autor: A Tarde


(Foto: Reprodução)

A suspensão do exame toxicológico para motoristas profissionais obterem ou renovarem a carteira nacional de habilitação (CNH) tem gerado polêmica. O SOS Estradas - Programa de Segurança nas Estradas - realizou estudo para checar se há na categoria condutores que tenham recebido a CNH para dirigir coletivos e veículos pesados, apesar de serem potencialmente usuários regulares de drogas. Se, por um lado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) defende que não há comprovação científica da eficácia do exame, por outro, o SOS Estradas alega que a suspensão contribui para que motoristas usuários regulares de drogas ponham vidas em risco. O programa identificou o índice de 10% em todos os estados como percentual de possíveis usuários de drogas. 

Transmissão sexual do zika já acontece em oito países, afirma OMS

Domingo | 24.04.2016 | 14h01
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

Oito países já notificaram possível transmissão sexual do zika vírus, segundo o mais recente boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na quinta-feira (21). Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Peru e Portugal têm evidência desse tipo de transmissão porque registraram casos autóctones de zika sem ter, em seu território, a presença do mosquito transmissor da doença. Ainda segundo a OMS, 66 países tiveram registro de zika desde 2007, quando o primeiro surto foi documentado. Desde 2015, quando a doença foi identificada pela primeira vez nas Américas, 42 nações notificaram casos de zika. Seis países tiveram aumento de casos de microcefalia associados à doença: Brasil, Colômbia, Cabo Verde, Polinésia Francesa, Martinica e Panamá.

Empresário cria serviço de transporte exclusivo para deficientes físicos

Domingo | 24.04.2016 | 12h03
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

O empresário Edson Mendes criou um serviço de transporte exclusivo para deficientes físicos, a DZ3 Mobilidade. A condição de seu pai, que se tornou cadeirante em fevereiro de 2015, e a questão financeira, que veio a pesar meses depois, motivaram a criação e cotinuidade do trabalho. "Saí do emprego em novembro de 2015 e aí vi nessa prestação de serviço uma nova fonte de renda, além, é claro, de um serviço social para quem necessita. Afinal, Salvador é uma cidade que a questão da mobilidade urbana já não é boa para uma pessoa normal, quanto mais para uma deficiente", explicou Mendes ao Aratu Online. Para solicitar o serviço é cobrada taxa de R$ 30, e o valor por quilômetro rodado é R$ 3,50. "Nosso grande diferencial é o conforto e a discrição. O cadeirante quer discrição, o carro tem visibilidade total, não tem plotagem. Só o símbolo internacional de cadeirante e o nome discreto da empresa", ressaltou o empresário, que adaptou um veículo modelo Spin para o serviço. 

O sucesso não é por acaso!

Domingo | 24.04.2016 | 11h04
Autor: Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz


(Foto: Divulgação)

Muitos falam que sonham em atingir o sucesso profissional. Entretanto, a primeira pergunta que devemos fazer ao entrarmos no debate deste tema é: o que é sucesso profissional? Este é um conceito subjetivo e variável para cada indivíduo. No livro “O Ciclo do Sucesso”, o escritor Bryan Tracy publicou os fatores básicos para ter sucesso na sua trajetória profissional e o primeiro deles é ter metas claras.

Para algumas pessoas, o sucesso profissional pode ser o reconhecimento no mercado, atingir o conforto financeiro, poder realizar viagens internacionais, tornar-se chefe, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa.  Para outras, sucesso profissional está ligado a ter mais tempo para a família ou até trabalhar menos tempo durante o dia. “Os objetivos fornecem um claro senso de direção (...). As metas nos proporcionam a sensação de poder, propósito e foco”, cita um trecho do livro.