Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Terroristas isolados preocupam segurança da Rio-2016

Quarta | 27.04.2016 | 14h01
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

Os chamados "lobos solitários" é a maior preocupação na segurança das Olimpíadas, segundo a Polícia Federal, Exército e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Jovens desempregados, sem antecedentes criminais e com facilidade para obter armamento estão dentro dos perfis dos "lobos solitários". "O fenômeno terrorismo está no país e a principal ameaça aos Jogos é o 'lobo solitário'. Pode ser qualquer um na multidão", diz o diretor de contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry. Um escritório do FBI já funciona no Rio de Janeiro desde a Copa do Mundo, realizada em 2014. Agentes estão preocupados pelo alto número de jovens desempregados no Brasil. "Esses problemas de segurança agravam ainda mais a situação e deixam a cidade vulnerável para uma ação terrorista", afirma o professor Newton Oliveira, um dos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Pan-Americanos, de 2007. 

Ônibus bate em caminhão na BR 116

Quarta | 27.04.2016 | 13h04
Autor: Blog da Resenha Geral


Foto: Portal Poções

Na noite dessa segunda-feira (25), um acidente envolvendo um ônibus interestadual e um caminhão foi registrado na BR 116, no trecho próximo à cidade de Poções. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, que vinha em direção a Vitória da Conquista chocou com  o fundo de um caminhão. Com a batida, a frente do ônibus ficou totalmente danificada, no entanto, não houve danos graves às pessoas que estavam dentro do veículo. Dos 16 ocupantes do ônibus – 14 passageiros e os dois funcionários da empresa – apenas o motorista reserva sofreu ferimentos leves. De acordo com relatos do motorista do ônibus à PRF, o acidente aconteceu depois que a carreta reduziu a velocidade bruscamente, não sendo possível evitar a colisão. Após o registro policial, os passageiros embarcaram em outro ônibus da mesma empresa.

Morre aos 75 anos o ator Umberto Magnani, o padre Romão de Velho Chico

Quarta | 27.04.2016 | 12h03
Autor: Correio 24h


(Foto: Reprodução)

O ator Umberto Magnani Netto, de 75 anos, morreu nesta quarta-feira (27) no Rio de Janeiro.  Ele estava internado desde da última segunda (24) após sofrer um AVC quando se preparava para gravar cenas da novela ‘Velho Chico’, da Globo.  Magnani interpretava o Padre Romão e, no mesmo dia, comemorava o aniversário de 75 anos. foi internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ficou em coma profundo. Magnanin nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Na TV Globo, ele participou de novelas, como “Felicidade”, “História de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulheres Apaixonada” e "Páginas da Vida", e das minisséries como “Presença de Anita” e do seriado “Sandy & Júnior”.

Estágio para jovens estudantes pode contribuir para o fim da geração “nem, nem, nem”

Quarta | 27.04.2016 | 11h04
Autor: Assessoria de imprensa


(Foto: Divulgação)

Em 24 de abril é comemorado o dia internacional do Jovem Trabalhador. O objetivo dessa data é ressaltar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial. A celebração também procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência, mostrando para os empregadores que a juventude tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, em 2014, 6,8 milhões de jovens compunham o contingente de representantes da geração nem, nem, nem (nem estuda, nem trabalha e nem procura emprego) no Brasil. O que representa 13,9% das pessoas entre 15 e 29 anos. Mesmo havendo uma redução nesses números em comparação com anos anteriores, eles ainda são preocupantes, pois fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que examina aspectos como condições de trabalho, moradia e educação da população.

Caetité: Ponte não suporta peso de caminhão e desaba; motorista escapa

Quarta | 27.04.2016 | 10h01
Autor: G1 BA


Ponte desabou com caminhão carregado de tijolos, em Caetité (Foto: Ederson Albert/Site Caetité Notícias)

Uma ponte de ferro desabou após não suportar o peso de um caminhão, na zona rural do município de Caetité, localizado no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (25), próximo à comunidade de Juazeiro, no distrito de Maniaçu. Até a manhã desta terça-feira (26), o caminhão permanecia no local. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do veículo, que não teve nome divulgado, não se feriu e foi até a delegacia da Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência, após o desabamento. Com o acidente, a carroceria do veículo caiu no vão que fica abaixo da ponte, enquanto a cabine ficou suspensa.O motorista alegou, segundo a PM, que a ponte desabou com o veículo porque estava danificada. O caminhão transportava uma carga de tijolos. O acidente ocorreu a cerca de 60 quilômetros da sede da cidade. A PM não informou para onde a carga seria levada pelo condutor. Ainda segundo a Polícia Militar, nenhuma viatura foi deslocada para o local do acidente porque todas estavam em diligências. A delegacia da Polícia Civil da cidade confirmou o registro da ocorrência, mas não passou detalhes do caso. A assessoria de comunicação da prefeitura de Caetité informou que uma equipe foi encaminhada ao local com máquinas para fazer a retirada do caminhão. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, a ponte era feita de estrutura metálica e não tinha capacidade para suportar cargas muito pesadas Ainda de acordo com a assessoria, até por volta das 16h30, a equipe da prefeitura continuava no local do acidente.

MPF/BA: justiça determina liminarmente bloqueio de mais de R$ 14 milhões em bens do prefeito de Mirante/BA e de mais 24 réus

Quarta | 27.04.2016 | 09h01


Hélio Ramos Lima, sua esposa, servidores públicos municipais, empresas e empresários são acusados de lavagem de dinheiro, apropriação e desvio recursos públicos federais oriundos do FNDE (Foto:Divulga

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal determinou liminarmente o sequestro e a indisponibilidade dos bens do prefeito do município baiano de Mirante e de outras 24 pessoas somando um total de mais de 14 milhões de reais, por envolvimento em desvio de recursos públicos. Os outros réus – a primeira-dama, servidores públicos municipais, empresas e empresários – também tiveram suas contas bancárias bloqueadas até que a ação civil pública por improbidade administrativa proposta pelo MPF seja julgada. A medida liminar buscou evitar que os réus se desfizessem de seu patrimônio durante o curso da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, proposta pelo MPF. De acordo com a ação, de autoria do procurador da República André Viana, os esquemas envolviam a simulação de licitações, o uso de “laranjas” para propiciar o desvio de verbas federais e a utilização de empresas de “fachada” no ramo de papelaria para desviar os recursos recebidos pelas escolas municipais a título de Caixa Escolar, que são enviados anualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os atos de improbidade foram praticados entre os anos de 2009 e 2015, tendo o prefeito e a primeira-dama, Mônica Alves de Souza Lima, como os mentores da fraude. Laércio Soares, servidor da prefeitura, era usado como laranja: ele recebia em sua conta bancária movimentações de valores muito altos repassadas pela prefeitura por meio de empresas que haviam firmado contrato de prestação de serviço. Para fraudar as licitações, o prefeito e o presidente da Comissão de Licitação, Anselmo Correia Lima, garantiam que uma das empresas já estabelecidas no esquema saísse vencedora; a empresa aceitava participar da simulação e repartir os recursos públicos que seriam repassados para ela; e, por fim, Lima administrava as transferências de recursos públicos provenientes da empresa, de maneira dissimulada, por meio da conta de Soares. Diversos documentos que comprovam os esquemas de desvios de recursos públicos foram apreendidos em outubro de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Belvedere. Na ação, o MPF requer a condenação de todos os 25 réus nas sanções previstas na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), por enriquecimento ilícito, quais sejam: perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos. As investigações criminais ainda estão em curso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Por se tratar de prefeito no exercício do cargo, o inquérito policial foi enviado à Procuradoria Regional da República, em Brasília.

Conquista: Acusado de espancar Jéssica Nascimento é preso e solto após pagar fiança

Quarta | 27.04.2016 | 08h04
Autor: Blog da Resenha Geral


Américo Francisco Vínias Neto, de 24 anos, seria namorado de Jéssica, que está grávida de dois meses. Delegada disse que ele foi ouvido e liberado.(Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil prendeu o homem acusado de ter espancado a jovem Jéssica Nascimento. Américo Francisco Vínias Neto, de 24 anos, foi preso em flagrante, momentos após o crime, ocorrido na manhã dessa segunda-feira (25).Américo seria namorado de Jéssica, que está grávida de dois meses. Segundo a delegada Decimara Gonçalves, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Américo foi ouvido pelo delegado plantonista e liberado após pagamento de fiança. Dra. Decimária (foto) informou ainda que não acompanhou o depoimento do acusado, mas que ouviu os relatos da família de Jéssica sobre o espancamento. “as circunstâncias do crime são investigadas”, declarou a delegada. Jéssica Nascimento ainda encontrasse internada no Hospital de Base. Ela está em coma, em na ‘sala de choque’, aguardando uma vaga na UTI da unidade hospitalar, mas não corre risco de morrer. O Serviço Social do hospital não soube informar se as agressões afetaram a gestação.

Programa Todos pela Alfabetização conquista Medalha Paulo Freire

Quarta | 27.04.2016 | 07h02
Autor: ASCOM/Educação


(Foto: Divulgação)

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa), que já alfabetizou 1,4 milhão de pessoas na Bahia, conquista o prêmio nacional Medalha Paulo Freire, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A medalha foi entregue pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, à coordenadora do Topa, Elenir Alves, durante o VI Confintea Brasil +6 – Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida, que está sendo realizado até esta quarta-feira (27), em Brasília. Ao todo foram 65 inscritos, com experiências exitosas na educação de jovens e adultos no Brasil. Além da Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina tiveram instituições agraciadas com a medalha. 

Comissão do Impeachment marca votação do relatório para 6 de maio

Terça | 26.04.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

A comissão que analisa a admissibilidade do processo de impeachment contra Dilma Rousseff aprovou nesta terça-feira (26) o calendário apresentado pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A apresentação do relatório ficou marcada para o dia 4 de maio. De acordo com a Agência Senado, a votação do texto ocorrerá em 6 de maio. Nesta quinta-feira (28), será ouvida a acusação. Na sexta-feira (29), ouve-se a defesa da presidente. Anastasia foi eleito relator após ser indicado pelo bloco parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV). Antes, o indicado pelo PMDB, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi eleito por aclamação presidente da Comissão Especial do Impeachment. Em discurso de posse, Lira agradeceu a confiança dos demais senadores e pediu a todos tranquilidade ao longo do trabalho na comissão.

Conquista: Exame confirma que Jéssica está grávida; companheiro é o principal suspeito da agressão

Terça | 26.04.2016 | 19h01
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


A jovem Jéssica Nascimento, natural da cidade de Itapetinga, mas que atualmente reside na capital do Sudoeste baiano, no Bairro Brasil, segue internada em estado grave no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Os exames comprovam que a jovem está grávida do segundo filho. A Polícia Civil já investiga o caso e o principal suspeito da agressão é o companheiro da vítima, que não teve o nome revelado, mas que já foi ouvido no Distrito Integrado de Segurança Pública. Segundo informações ainda não oficiais, a agressão aconteceu depois que a jovem avisou ao companheiro que estava grávida dele. Por enquanto, as várias versões do caso, considerado complexo, ainda não estão confirmadas.

Homem armado invade posto para ser vacinado contra gripe em Vitória da Conquista

Terça | 26.04.2016 | 18h01
Autor: Blog do Anderson


(Foto: Divulgação)

A vacinação contra a gripe virou caso de polícia em Vitória da Conquista. Com poucas doses para uma população de 400 mil habitantes, muita gente entrou em desespero para se imunizar. Na manhã desta terça-feira (26) servidores e pacientes vivenciaram momentos de terror dentro da Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas. Um homem com um revólver invadiu o estabelecimento para ser vacinado. A Polícia Militar foi chamada. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apura o fato.

Jequié: oposição vai protocolar novo pedido de impeachment de Tânia Britto nesta terça (26)

Terça | 26.04.2016 | 17h01
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

A bancada de oposição ao governo da prefeita Tânia Britto (PP) na Câmara de Vereadores de Jequié vai protocolar um novo pedido de impeachment da gestora na sessão plenária desta terça-feira (26). De acordo com o líder do bloco na Casa, vereador Joaquim Caires (PMDB), o requerimento é embasado nas conclusões do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou supostas irregularidades praticadas por Tânia contra o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (Iprej). As investigações apontaram que a prefeita cometeu crimes de peculato, improbidade administrativa e apropriação indébita por não recolher as contribuições previdenciárias descontadas dos vencimentos dos servidores. O relatório final pediu ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ao Ministério Público Federal (MPF) abertura de investigações contra a prefeita e mais cinco pessoas para averiguar supostas irregularidades praticadas na gestão do órgão. Segundo Caires, o pedido deve ser lido ainda na sessão desta terça. Caso o requerimento seja aceito pelo presidente da Câmara, Ednael Alves de Almeida (PSD), uma comissão processante deve ser criada para apreciar o pedido. 

Bahia tem 9 mortes provocadas por H1N1, diz Sesab

Terça | 26.04.2016 | 15h58
Autor: G1 BA


(Foto: Reprodução)

Nove pessoas morreram vítima da gripe H1N1 na Bahia este ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológic (Divep). Trinta e oito casos da doença foram confirmados no estado até agora. Salvador tem o maior número de registros da H1N1 no estado (22) e também o maior número de mortes (5). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (26). Além da capital, foram registrados casos da doença em Lauro de Freitas (3); Guanambi (3); Vitória da Conquista (2), Boquira, Boa Nova, Feira de Santana, Ibipeba, Ibirataia, Jacobina, Rio de Contas e Teixeira de Freitas, cada uma com um caso. As mortes ocorreram em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Teixeira de Freitas (1); Ibipeba (1); Boquira (1). Em Vitória da Conquista, uma das mortes foi a de uma jovem de 23 anos. O Ministério da Saúde também atualizou os dados em todo o país na segunda-feira (25). Até o dia 16 de abril, segundo o Ministério, foram 230 mortes no Brasil. A Bahia é o sexto estado com maior número de mortes provocadas pela H1N1 no país. São Paulo lidera o ranking com 119 óbitos.

Plantão auxilia na Declaração do Imposto de Renda

Terça | 26.04.2016 | 14h58
Autor: Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz


(Foto: Divulgação)

Para quem ainda não finalizou o processo de Declaração de Imposto de Renda e tem muitas dúvidas, a Faculdade Maurício de Nassau  realizará um plantão na próxima quarta (27), na praça 09 de Novembro, com o objetivo de auxiliar os contribuintes. O professor da Instituição e também contador, Romarco Coelho concretizará esse trabalho juntamente com uma equipe de apoio. Para ele é importante a população ter orientações sobre estratégias que amenizem prejuízos posteriormente, como conversar com o contador e obter esclarecimento sobre o que deve ser arquivado de notas fiscais para que haja uma diminuição na base de cálculo do imposto; verificar no site da Receita Federal quais os rendimentos foram entregues em forma de Declaração de Imposto de Renda na Fonte, evitando a malha fina; quais os dependentes podem ser declarados e principalmente não deixar de fazer nenhuma declaração em última hora. Apesar dessas estratégias serem eficazes, segundo o professor, existem também vilões que podem contribuir com prejuízos maiores, como a falta de informação do contribuinte, ignorar algumas notas fiscais e deixar para os últimos instantes a declaração. 

 

Senador do PMDB é eleito presidente da comissão de impeachment no Senado

Terça | 26.04.2016 | 13h50
Autor: Tribuna da Bahia


O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) acaba de ser eleito presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado. Os parlamentares discutem agora a indicação do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria do processo. Assim, passa a contar o prazo de dez dias para que o relator do caso, ainda a ser escolhido, apresente um parecer que precisa ser aprovado por maioria simples, entre os 21 integrantes do colegiado. Antes mesmo da confirmação do nome de Raimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência da comissão, único nome indicado e aclamado por governistas e oposição, uma questão de ordem tumultuou a reunião.

Docentes e discentes da Uneb Brumado lançam associação na defesa de direitos coletivos

Terça | 26.04.2016 | 12h55


Professores e estudantes da UNEB Brumado lançam, dia 4 de maio, a partir das 18h30min, a PROBUS, associação criada na defesa de interesses coletivos. A proposta da PROBUS é procurar devolver à sociedade o know how que ela forma arcando com os custos de uma Universidade pública.
Segundo a Diretoria da associação, há vários problemas e dificuldades no âmbito social que podem ser radiografados com acuidade pelos cursos universitários, ajudando nos encaminhamentos de solução. Um dos carros-chefe da associação, pelo que se vê do próprio nome da entidade, é o combate à improbidade, um dos males históricos do Brasil, que passou a ganhar grande visibilidade midiática na cena contemporânea. O site a ser lançado no dia 4 conterá pioneiramente comandos de busca com nomes de gestores públicos que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal na região. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. A PROBUS pretende promover eventos, desenvolver parcerias com órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, na busca de equações jurídicas para questões de natureza ambiental, identitárias e de funcionalidade administrativa na gestão de recursos públicos. O lançamento será feito na mesma ocasião em que a UNEB Brumado recebe o renomado pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter, que vem especialmente para a ocasião.

Feriadão tem redução de 95% nos acidentes nas rodovias estaduais

Terça | 26.04.2016 | 11h50
Autor: G1 BA


(Foto: Reprodução)

Três pessoas morreram em acidentes nas rodovias estaduais, durante os cinco dias do feriadão de Tiradentes, da quarta-feira (20) até a segunda-feira (25), segundo balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No total, foram 20 acidentes de trânsito, que ainda deixaram 13 feridos leves e quatro graves. Confome a polícia, houve redução no número de vítimas feridas em 184% e 95% no número de acidentes, em relação ao mesmo período do ano passado. O primeiro acidente com morte ocorreu na manhã de quinta-feira (21), no km 42 da BA-396, no trecho entre Jandaíra e a entrada da BA-099, quando um veículo capotou. Já no domingo (24), duas pessoas morreram atropeladas, uma no km 36 da BA-052, entre Ipirá e Feira de Santana, e a segunda na BA-001, na Ilha de Itaparica.

Conquista: Jovem supostamente grávida é internada em estado grave no Hospital de Base após ser agredida; polícia investiga o caso

Terça | 26.04.2016 | 10h48
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Está internada em estado grave no Hospital de Base de Vitória da Conquista desde o início da manhã desta segunda-feira (25) a jovem Jéssica Nascimento, natural da cidade de Itapetinga, mas que atualmente reside na capital do Sudoeste baiano, no Bairro Brasil. Segundo informações de amigos, Jéssica está grávida, mas exames estão sendo feitos para a confirmação. Ela sofreu várias agressões e foi internada às pressas na unidade. Pessoas ligadas a jovem suspeitam que o acusado da agressão foi um homem que não teve a identidade revelada. A polícia ainda não deu detalhes sobre o caso. Jéssica já atuou como fotógrafa de um site de eventos em Itapetinga e tem um filho. Por meio das redes sociais, amigos e familiares estão em corrente de oração pela recuperação da jovem, muito querida por todos.

Comissão do impeachment define relator e presidente nesta terça (26)

Terça | 26.04.2016 | 09h57
Autor: G1


(Foto: Reprodução)

A comissão do impeachment no Senado vai realizar a primeira sessão na manhã desta terça-feira (26), quando está marcada a eleição de presidente e relator do colegiado. A sessão está prevista para 10h. Nesta segunda (25), o Senado elegeu os 21 membrostitulares da comissão e os 20 suplentes que vão analisar o processo contra a presidente Dilma Rousseff. O PMDB, partido com o maior número de senadores, indicou Raimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência. A indicação de Lira foi bem aceita por oposição e governo. Mas o PSDB, que integra o segundo maior bloco do Senado, quer indicar o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria, o que vem sendo contestado por parlamentares governistas.

Presidente do Sindicato dos Bancários denuncia o impeachment

Terça | 26.04.2016 | 08h57


(Foto: Reprodução)

Em entrevista ao programa Balanço Geral desta segunda (25), apresentado por Raimundo Varela e João Kalil, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, comentou as consequências do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele chama o processo de golpe e disse que o ocorreu na Câmara foi um circo de horrores. Para Augusto Vasconcelos, o impeachment tem como pano de fundo o ataque aos direitos dos trabalhadores, com a aprovação de projetos como a terceirização irrestrita, desregulamentação dos direitos da CLT, suspensão da política de valorização do salário mínimo, entre outras propostas atrasadas. Ele denuncia que o empresariado, que financiou os deputados que aprovaram o golpe, vê a diminuição dos direitos trabalhistas como uma forma de superar a crise.  O presidente do Sindicato dos Bancários condenou a proposta do PMDB de desvincular do orçamento as verbas destinadas à educação e saúde. Para ele, em uma possível gestão Temer, estes setores sociais seria atingido fortemente, com a diminuição do investimento. Ele ainda denunciou os ataques à Petrobras e a quebra da soberania nacional com a entrega do Pré-Sal às empresas estrangeiras.