Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Maioridade penal

Segunda | 27.04.2015 | 15h30
Autor: Por Dr. Cléio Diniz


Foto: Laércio de Morais I Bahia Urgente

A muito tem-se criado uma celeuma em torno do assunto. Certo é que no fundo todas as vozes têm o seu “Q” de razão. Quão bom seria se pudéssemos ampliar a questão a um nível de amplitude que pudesse abarcar todos os pontos necessários para promover uma solução adequada e plenamente eficaz.

 

Todavia, em razão dos entraves da administração pública aliado a jogo de interesse e falta de comprometimento e visão daqueles que foram eleitos para buscar soluções no intuito de promover uma sociedade mais justa e harmônica, esperar a produção de uma obra completa tornou-se utopia. Hilário, mas verdade, ou seja, o que deveria ser regra passou a ser uma raríssima exceção a beira da fantasia.

 

Diante deste quadro melancólico da administração e pressionado pelo anseio popular, não sendo possível a totalidade que se faça por parcelamento, ou seja, aos poucos se adotem medidas a dirimir a questão e dar o pontapé inicial.

 

No caso em tela, esta sendo abordado tão somente o limite de idade para imposição da responsabilidade criminal. Este ponto tem por princípio a evolução social, ou seja, um adolescente de hoje detém conhecimento, esclarecimento e atitudes de um adulto, as quais não faziam parte do cotidiano de um adolescente com a mesma idade a época em que se instituiu o limite de 18 anos para responsabilidade criminal.

 

Não se trata de reduzir meramente por se reduzir, mas se trata de adequar a lei a realidade atual. Certo que apenas esta medida não irá solucionar o problema por completo, mas é um ponto de partida onde pelo menos nesta esfera se obtenha um adiantamento de tudo que precisa ser feito. Resta aguardar que não pare neste ponto e que a discussão continue.

 

Apenas lembrando, hoje um adolescente tem restrições de trabalho, mas a sociedade cobra que ele tenha recursos financeiros, concidentemente a décadas atrás, quando se implantou o limite de idade em 18 anos, e um adolescente podia trabalhar, e o fazia a criminalidade era proporcionalmente menor. O excesso é tão prejudicial quanto a falta. Nas últimas décadas se preocupou em preservar os direitos do adolescente, com muito louvor, todavia não se preocuparam com os deveres. O resultado esta em nossa porta.

Atletas do Bahia, após derrota, são provocados por taxistas no aeroporto

Segunda | 27.04.2015 | 14h01
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Na noite de sábado (25), ao desembarcar no Aeroporto de Vitória da Conquista, os jogadores do Bahia foram recebidos com festa e mensagems de apoio dos torcedores que moram na cidade. No dia seguinte, após a derrota para o time da casa por 3 a 0, no Estádio Lomanto Júnior, o clima no aeroporto era completamente diferente. Jogadores abatidos, calados depois do resultado negativo, não receberam carinho, muito menos abraço de tricolores. Ao descer do ônibus, até o setor de check-in, os atletas do Bahia foram provocados por um grupo de taxistas. Os motoristas, na fila do estacionamento, não pararam de buzinar e gritar o nome do Vitória da Conquista. Para completar, um deles saiu do carro e narrou um dos gols marcados pelo bode na tarde deste domingo (26). Nenhum jogador se manifestou ou respondeu às provocações. Logo depois, a delegação do Bahia, dividida em dois grupos, retornou para capital baiana em dois voos fretados.
 

Conquistense está em meio ao desastre causado pelo terremoto no Nepal

Segunda | 27.04.2015 | 12h01
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O desastre causado por um terremoto que atingiu o país asiático em Nepal, no final desta semana trouxe momentos de terror e angustia para todos envolvidos. Dentre eles, encontra-se  um conquistense: O Missionário de Vitória da Conquista Marcelo Fernandes, primo do Pr. Orlando Filho, que está a quase dois anos em uma missão especial naquele país, junto com sua esposa Larícia Fernandes e seus dois filhos Josué e Benjamim, que nasceram lá há dois meses. Morador de Katmandu, capital do Nepal, eles tiveram sua casa destruída no terremoto, no momento em que Marcelo estava numa vila alta, evangelizando. Todos estão com vida e bem de saúde, contudo, abrigados na garagem de casa em que moram, vivenciando um momento com muito abalo físico e emocional.

Número de mortos passa de 3 mil após terremoto no Nepal

Segunda | 27.04.2015 | 11h59
Autor: G1


Foto Reprodução

O número de mortos após o terremoto no Nepal chegou a 3.726 nesta segunda-feira (27), segundo balanço das autoridades locais. Agências e governos internacionais corriam no domingo (26) para enviar equipes de busca e resgate, médicos e remédios ao país. Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem comida, água ou abrigo.

O terremoto de 7,8 graus, o mais violento dos últimos 80 anos no país, provocou vários tremores secundários e diversos deslizamentos no monte Everest, onde 18 pessoas morreram no início da temporada de alpinismo.

O balanço pode ser ainda mais grave no Nepal, onde as agências humanitárias ainda têm dificuldades para avaliar o alcance da devastação e as necessidades da população.

Quase um milhão de crianças precisam de ajuda urgente, segundo o Unicef.

Equipes enviadas por Índia, Paquistão, Estados Unidos, China e Israel já estavam no Nepal para ajudar, disseram as Nações Unidas, escavando toneladas de escombros em busca de milhares de pessoas ainda desaparecidas.

Outras equipes internacionais de busca chegaram ou devem chegar à capital Katmandu, com unidades do Japão, EUA e Inglaterra equipadas com cães farejadores e equipamentos pesados para retirada de escombros.

As autoridades que coordenam as tarefas de socorro no Nepal se reuniram nesta segunda-feira para tentar reabrir os mercados e distribuir pacotes de ajuda aos desabrigados pelo terremoto no país asiático, informou a imprensa local.

O Comitê de Coordenação de Resgate em Desastres Naturais, reunido na sede do governo nepalês em Katmandu, pediu aos chefes de distrito que trabalhem para abrir as lojas nas zonas afetadas".

O objetivo é facilitar a provisão se produtos à população em geral.

Ao menos 6.500 feridos
Pelo menos 6.500 pessoas ficaram feridas, segundo o governo nepalês, e o tratamento delas e de outros sobreviventes retirados dos escombros de edifícios destruídos continua uma tarefa bastante desafiadora.

"A prioridade continua sendo salvar vidas e buscar e resgatar sobreviventes", afirma relatório da equipe local das Nações Unidas no Nepal.

O tremor destruiu edifícios, monumentos, estradas e outras infraestruturas, afirmaram membros de equipes de socorro, acrescentando que mais de 60 terremotos secundários, incluindo um sismo de magnitude 6,7, já foram sentidos.

Segundo a agência EFE, pacotes com remédios e equipamentos sanitários foram entregues neste domingo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a hospitais no Nepal. Os artigos sanitários servirão para atender 40 mil pessoas durante três meses, indicou a Organização de sua sede em Genebra.

Além disso, a OMS desembolsou US$ 175 mil como uma primeira doação de emergência para que se atendam as necessidades de saúde mais urgentes dos afetados pelo terremoto, que deixou pelo menos 2.300 mortos e mais de 6.000 feridos.

Hospitais estão lotados
No vale de Katmandu, hospitais estão lotados e estão ficando sem espaço para corpos, afirmaram socorristas, acrescentando que os centros médicos estão ficando sem suprimentos de emergência. Alguns deles estão tendo que tratar os feridos nas ruas.

Neste domingo, doentes e feridos deitavam-se em uma empoeirada rodovia fora do Kathmandu Medical College, enquanto funcionários do hospital carregavam pacientes para fora do prédio em macas e sacos.

Os médicos montaram uma sala de operações dentro de uma tenda para onde levavam os mais críticos, após um tremor particularmente grande forçar as pessoas a correrem aterrorizadas para as ruas.

No lado externo do Centro Nacional de Trauma em Katmandu, pacientes em cadeiras de rodas que estavam em tratamento antes do terremoto juntaram-se a centenas de feridos com membros fraturados e sujos de sangue, deitados dentro de barracas feitas com lençóis do hospital.

940 mil crianças atingidas
O Fundo para Crianças das Nações Unidas (Unicef) estima que pelo menos 940 mil crianças foram gravemente atingidas na região que inclui os distritos de Dhading, Gorkha, Rasuwa, Sindhupalchowk e Kathmandu.

Enquanto isso, campos de desabrigados deverão estar prontos nos próximos dias.

"Centenas de milhares de pessoas estão dormindo ao relento pois estão muito assustadas para voltarem para suas casas por causa de todos os tremores secundários", disse Zubin Zaman, gerente da agência humanitária Oxfam, na Índia.

"Está frio, escuro e agora está chovendo. Eles não têm proteção ou abrigo. Precisamos agir rapidamente."

Arnold Classic Brasil: Atletas do fisiculturismo disputam títulos de corpos perfeitos

Segunda | 27.04.2015 | 11h37
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente (com informações do RPM comunicações)


Foto: Divulgação

Em Maio, uma seleção de 18 dos mais perfeitos e esculpidos corpos do mundo vai subir ao palco do Riocentro para disputar os títulos de campeões profissionais do bodybuilding. A premiação será entregue em mãos por ninguém menos do que Arnold Schwarzenegger. A competição Arnold Classic Brasil é a mais badalada do evento multiesportivo e acontece no período de 29 a 31 de maio no Rio de Janeiro. A competição vai reunir alguns dos atletas mais conhecidos no cenário no cenário do fisiculturismo internacional. Em sua terceira edição, o Bodybuilding Pro deste ano acontece no dia 30 de maio, no Pavilhão 3 do Riocentro e tem ingresso vendido à parte. Ao todo, 10 atletas se enfrentam na categoria masculina e oito mulheres na categoria feminina - Fitness Pro, disputando a melhor simetria corporal e melhores rotinas individuais. A competição é dividida em duas partes. A primeira, chamada de pré-judging com início a partir das 17h30, avalia os atletas pela forma física, com pontuação que representa 70% da avaliação total. Em seguida, na final, às 19h, os atletas apresentam suas rotinas individualmente, proporcionando um espetáculo para os aficionados pelo esporte. Este ano, pela primeira vez, todas as etapas do Arnold Classic Brasil acontecem no Riocentro. Mais de 10 mil atletas amadores e profissionais do mundo todo são esperados para participar em mais de 30 modalidades esportivas.

Brasileiro aprovado em 5 mestrados nos EUA vai para Harvard

Segunda | 27.04.2015 | 10h19
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto: G1

Rafael de Almeida Rosa Andrade, aos 28 anos, fala três idiomas, tem dois livros jurídicos publicados e está em fase de conclusão de um mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Com apenas 6 anos exercendo o cargo de advogado, Rafael adquiriu credenciais para o sucesso profissional na área. Contudo, Rafael almeja ir além. Ele foi aprovado em cinco cursos de mestrado e optou por Harvard. O jovem iniciará seus estudos até o final do ano. Além do curso em Cambridge, ele poderia optar por bolsas de estudos obtidas em Yale, Stanford, Columbia e Chicago. Mas fez a escolha por uma experiência "de nível mundial". Em Harvard, o jovem vai estudar em uma turma com 160 alunos de 70 países. A seleção durou mais de seis meses em terras americanas.

Após perder 294 kg, homem se prepara para trocar de pele nos EUA

Segunda | 27.04.2015 | 09h57
Autor: iBahia


Foto Reprodução

Após concorrer ao título de homem mais gordo do mundo, Paul Mason, que já pesou 445 kg, perdeu surpreendentes 294 kg depois de uma cirurgia de redução de estômago e vai retirar 100 kg de pele solta que o envolvem. "É como se eu estivesse carregando umas crianças por aí", disse Mason ao site do jornal 'The New York Times'. 

Mason, de 54 anos, revelou ao jornal que sua nova vida não poderia ser mais diferente da antiga, quando ele estava sozinho, de cama, desesperado e comendo até morrer. "Quando eu olho para trás, para aquela pessoa, aquela pessoa de 445 kg que ficava deitada na cama 24 horas por dia, só pensando em comer e nada mais, não sou eu. Eu não quero ser aquela pessoa”, desabafou.
Ele revelou ainda que conheceu sua noiva através do Facebook na época em que sofria de obesidade. Rebecca Mountain viu um vídeo sobre Mason no YouTube e ficou tocada pelo quanto ele tinha caminhado e o quanto ainda precisava caminhar. Ela o encontrou no Facebook, e eles começaram a conversar via Skype. As conversas logo ficaram pessoais. "A maioria delas durava horas, até o sol nascer na Inglaterra", disse Mason. 

Mason foi surpreendido com um pedido de casamento de Rebecca durante o talk show norte-americano 'The View'. "Sabíamos que queríamos fazer isso, e eu pensei, 'vamos tornar público", contou à publicação.

Paul atribui sua antiga obesidade a uma combinação de coisas: um pai cruel que batia e era verbalmente violento com ele e a mãe; uma parente que abusou sexualmente dele durante anos quando ele era criança; e colegas de classe que o ridicularizavam ao ponto de a escola ser um tormento.

A cirurgia está marcada para acontecer no dia 28 de abril e será 100% custeada pelo Lenox Hill Hospital.
 

Baianão: Vitória da Conquista vence o Bahia por 3 a 0 e abre vantagem na disputa pelo título

Segunda | 27.04.2015 | 07h59
Autor: Blog do Anderson


Foto Reprodução

O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista derrotou o Bahia por 3 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Baiano de Futebol, na tarde deste domingo (26), no Estádio  Municipal Lomanto Junior, em Conquista. Pressionando o tempo todo, perseguindo o triunfo e superior em campo, o invicto Conquista abriu vantagem e pode até perder por 2 a 0 a partida de volta que fica com o inédito título baiano. A partida decisiva acontece na Arena Fonte Nova, no domingo (3), e o Bahia precisa no mínimo devolver o placar para se sagrar campeão.

 

Advogado suspeito de terrorismo trabalhou na Casa Civil

Domingo | 26.04.2015 | 17h30
Autor: Estadão Conteúdo


Foto Reprodução


Alvo de uma ação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (24) o advogado Marcelo Bulhões dos Santos trabalhou como assessor da Casa Civil da Presidência da República quando a presidente Dilma Rousseff era ministra da pasta. No Facebook, ele postou foto ao lado de Dilma, com o comentário: "Época de trabalho na Casa Civil da Presidência da República... Saudades!" Na manhã de hoje, homens do Grupo Antibomba da PF vasculharam o apartamento do advogado em Brasília. A ação, segundo investigadores, apurou suspeitas de terrorismo. A corporação não informou quais indícios sobre Bulhões estão em apuração. O advogado foi intimado e terá de comparecer à PF para prestar depoimento. O advogado é ex-servidor administrativo da PF e tem, segundo registros oficiais, passagens por outros órgãos públicos, como a Escola de Cadetes do Exército. Ele se desligou do serviço público e, desde 2010, atua como consultor jurídico. Em Brasília, presta serviços para a Embaixada de Omã e é engajado na defesa da comunidade muçulmana. Durante as buscas nesta sexta-feira, a PF usou um cão farejador. Agentes deixaram o local levando computadores, mídias e papéis. O terrorismo não é tipificado como crime no Brasil. Por isso, investigações a respeito colhem elementos sobre delitos acessórios a essa prática, como falsificação de documentos. A PF não forneceu detalhes da ação. Em nota, informou que cumpriu mandado de busca e apreensão em investigação sobre falsificação de documentos. Além disso, explicou que o inquérito tramita em segredo de Justiça e que os atos praticados pelo investigado "não guardam relação direta com seu passado funcional ou, ainda, com suas atividades como servidor comissionado".
 

Reajuste dos servidores estaduais será de 6,41%

Domingo | 26.04.2015 | 10h00
Autor: iBahia


Foto Reprodução

O governo informou na noite desta sexta-feira (24) que o reajuste geral do funcionalismo público estadual será de 6,41%. O projeto de lei foi enviado hoje mesmo para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para ser aprovado. O pagamento será parcelado - 3,5% retroativo a março e 2,91% em novembro. 

Os servidores que permanecerão com vencimentos abaixo do salário mínimo, mesmo após a concessão dos 3,5%, sairão desta faixa no mês de novembro, quando receberão, além dos 2,91% previstos, um reajuste complementar de 2,43%, informa ainda o governo.

O reajuste contempla cerca de 260 mil servidores e gera despesa de aproximadamente R$ 390 milhões aos cofres públicos. O acordo do reajuste foi fechado depois de reunião entre o governador Rui Costa com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de vários sindicatos.Em nota, o governo destaca que o reajuste geral está sendo concedido aos servidores pelo nono ano consecutivo. Destaca ainda outros "ganhos específicos de cada categoria", como a Gratificação por Atividade Policial (GAPV), para policiais militares e civis, e cita que as áreas de educação e saúde também terão "avanços".
 

Apple Watch deverá chegar ao Brasil em julho, custando entre R$1.799 e R$98.000!

Sábado | 25.04.2015 | 17h30
Autor: MacMagazine


Foto Reprodução

A pré-venda do Apple Watch começou no dia 10 de abril; hoje, dia 24, ele está “disponível”1 em nove países. São eles: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Como sempre, duas perguntas afligem brasileiros nos lançamentos da Maçã: quando o produto chegará ao Brasil? Por quanto? Pois fontes confiáveis do MacMagazine responderam essas duas perguntas!

O lançamento do Apple Watch no Brasil está previsto para julho. Levando em conta que esses lançamentos acontecem sempre numa sexta-feira, temos aí cinco possibilidades: 3/7, 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7. Abaixo, você confere uma tabela com alguns dos prováveis preços do relógio no Brasil.

Vale notar que, ao comprar um relógio no exterior, o consumidor não precisa declarar o produto como um bem ao entrar no Brasil. A Receita Federal livra de impostos bens de uso pessoal como celular, câmera digital, relógio, leitor de ebooks e óculos2. Obviamente, isso se resume a apenas uma unidade de cada produto e ele precisa necessariamente ser usado (ou seja, fora da caixa)

Mais lojas no Brasil

Não é novidade para ninguém que os preços dos produtos da Apple estão bem salgados em nosso país. Mas a informação que recebemos é que as vendas por aqui estão muito boas. Tão boas que a Apple está planejando abrir mais duas lojas no primeiro semestre de 2016.

Essas duas novas Apple Retail Stores seriam nas mesmas cidades onde a empresa já atua: Rio de Janeiro e São Paulo. Enquanto a nova loja carioca ficaria no Porto Maravilha, a nova loja paulistana deverá abrir na Avenida Paulista, conforme informamos neste artigo da semana passada.

Fontes do MacMagazine informaram que o local exato dessa loja em Sampa pode ser o atual restaurante Uni, que fica no MASP. O contrato de aluguel dele estaria acabando e a Apple Brasil já teria uma negociação bem adiantada para assumir o local.

Tanto a previsão de chegada do relógio ao Brasil quanto os preços e os planos de varejo da Apple estão, é claro, sujeitos a mudanças. O que compartilhamos acima nada mais é do que a vontade da empresa, mas existem diversas variáveis que podem alterar tais planos antes de eles se tornarem públicos/oficiais. 

CNBB critica propostas de terceirização e de redução da maioridade penal

Sábado | 25.04.2015 | 12h04
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se posicionou contra os projetos de terceirização e redução da maioridade penal. Em nota divulgado nesta sexta-feira (24), a principal entidade católica do país, fez críticas às iniciativas em pauta no Congresso Nacional no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Segundo a nota, a entidade avaliou "com apreensão" a realidade brasileira, "marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do país". Ainda no documento, a CNBB diz que “a lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise”, pontua. Em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993), que propõe redução da maioridade penal para 16 anos, a CNBB afirma que é um “equívoco que precisa ser desfeito”. Segundo a instituição, a redução da maioridade penal não é solução para a violência no país. “Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência”, aponta.
 
 

BR-101: Acidente com micro-ônibus de Ipiaú deixa duas pessoas mortas e quinze feridos

Sábado | 25.04.2015 | 09h59
Autor: Blog do Anderson


Foto Reprodução

Duas pessoas morreram e 15 pessoas ficaram feridas em um acidente com um micro-ônibus na BR-101, em Itajuípe, no Sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (24). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 494 da rodovia, por volta das 7h. Chovia no momento em que o motorista perdeu o controle sobre o veículo e capotou diversas vezes na pista. No total, o micro-ônibus contava com 17 ocupantes, todos moradores de Ipiaú.

Ainda de acordo com a PRF, o grupo seguia para Itabuna, onde receberia atendimento médico de rotina. O veículo estava a serviço da Prefeitura de Ipiaú. Uma idosa, que ainda não teve a identidade revelada, foi arremessada do veículo e morreu no local. Além dela, outra mulher também morreu ao dar entrada no Hospital de Base, que fica na região.

Todos os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros e encaminhados ao mesmo hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve informar as causas do acidente. Informações do Correio.

 

Idosa veste-se de princesa para aniversário de 100 anos na Bahia

Sábado | 25.04.2015 | 08h00
Autor: iBahia


Foto Reprodução

Com um vestido rosa de princesa, coroa de rainha e pose de matriarca, Dona Ornelina Clara dos Santos aceitou festejar seus 100 anos de vida junto com todos os familiares em uma praça pública na cidade de Barreiras, oeste baiano, no último domingo (19). Dentre os 382 descendentes, veio gente dos interiores da Bahia, São Paulo, Goiânia e de várias partes do país. 

Domingas Clara de Arruda, filha caçula e idealizadora da festa, conta que a família recebeu o apoio da Prefeitura de Barreiras, que fechou a rua por cinco dias para permitir a organização. "A gente procurou fazer no domingo, um final de semana, porque veio muita gente de fora, entre netos e bisnetos. O desejo dela era fazer na casa, mas não ia dar conta de tanta gente, por isso escolhemos fazer na rua". A festa contou com cerca de 300 pessoas e foi realizada em uma praça em frente ao edifício Ornelina III, também em homenagem à aniversariante, no bairro de Sandra Regina.

Dona Ornelina é baiana e nasceu numa fazenda que ficava em Cristópolis, a 140km de Barreiras. Ao todo, ela ostenta um patrimônio de 15 filhos (nove ainda vivos), 98 netos, 201 bisnetos e 68 tetranetos. Para dar conta da criação desses descendentes, ela já trabalhou na fabricação de cachaça, de rapadura, aluguel de imóveis e até capinando. "Só parou aos 98 anos", conta Domingas.

A caçula também explica que o vestido de princesa foi decidido devido ao comportamento de Dona Ornelina, que tem se tornado mais serena nos últimos anos. "Quando meu pai morreu, eu tinha três anos e meio e ela ficou resolvendo tudo, sempre foi muito agitada. Dois anos pra cá, ela ficou mais obediente, mais serena, deixando a gente cuidar dela. Até aceita ser vestida de princesa", brinca.

Bahia: IPVA com 5% de desconto para carros com placa de final 3 até o dia 27 de Abril

Sexta | 24.04.2015 | 20h00
Autor: Blog do Anderson


Foto Reprodução

Os proprietários de veículos com placa de final 3 têm até o dia 27 de abril para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O benefício é válido apenas para o pagamento à vista. Para quem preferir, é possível parcelar o imposto em três vezes, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Outra opção é efetuar o pagamento integral do imposto, sem desconto, até o dia 29 de junho. Confira os detalhes.
O contribuinte que optou pelo parcelamento do IPVA também deve estar atento ao pagamento das parcelas que ocorrem no mês de abril. Para carros com placa de final 2, o pagamento da segunda cota deve ser feito até o dia 29. Já para os carros com placa de final 1, a data limite para efetuar o pagamento da terceira cota é o dia 30.

As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário).

Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

Ex mata mulher e três filhos e se suicida depois no Canadá

Sexta | 24.04.2015 | 18h03
Autor: G1


Foto Reprodução

Uma mulher e os três filhos pequenos foram achados mortos na casa da família no Canadá, na quarta-feira (22). O suspeito do crime é o ex-namorado da mulher, que não teve o nome divulgado. Depois, ele sequestrou o filho mais novo da ex-companheira, um bebê de apenas seis meses, e se matou. A motivação do crime, segundo a polícia, foi o ciúme que ele tinha da ex.

Os amigos estranharam quando passaram dias sem contato de LaTasha Gosling, 27 anos, e acionaram a polícia. Ao chegar na casa da mulher, a polícia encontrou a mulher e os filhos, Janyaa, Lander e Jenika, de 4, 7 e 8 anos, foram achados mortos. A polícia então recebeu informações sobre o ex-namorado da mulher e foram em busca dele. Na casa dele, o bebê foi localizado, sem ferimentos. Já o homem estava morto.

Os familiares das vítimas estão em choque. "Muito devastador saber que ela e seus filhos não vão voltar. Tem sido muito difícil para mim", disse Laura Gross, irmã de LaTasha. Um primo de LaTasha relatou que o suspeito tirou fotos dos corpos e enviou por mensagem ao pai biológico das crianças, que não comentou o crime. A família busca apoio para realizar um funeral conjunto, sem data para acontecer.

Uneb investiga caso de professor acusado de irregularidades em gestão de campus

Sexta | 24.04.2015 | 16h01
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) disse estar “analisando e tomando as medidas cabíveis relativas ao Mandado de Segurança impetrado contra o professor José Manuel Teixeira Castrillon”, acusado de não atender ao pedido para abertura de diálogo sobre a eleição do coordenador do campus da Uneb em Brumado. “A atual Gestão da UNEB está atenta, acompanhando os fatos divulgados e tomará as providências cabíveis”, informa o texto. Pesam ainda contra Castrillo uma possível mudança do campus para o local onde funcionava o Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e afirmam ter um dossiê com fortes indícios de inconsistências nas contas do campus. Sobre isso, a Uneb disse que “o pleito em relação às “instalações do antigo Derba foi feito diretamente pelo Gabinete da Reitoria ao Governo do Estado da Bahia, por provocação do próprio Estado, que está disponibilizando áreas e/ou estruturas físicas construídas de órgãos extintos para outros instituições públicas do Estado. Se confirmado, será elaborado projeto de Campus Universitário ouvindo a comunidade acadêmica, para implantação em médio prazo”. “Outra opção em análise é a possibilidade de doação de área compatível com os interesses desta Universidade para a região de Brumado. Para tanto, a Assessoria Especial (ASSESP) da Reitoria está agendando contatos com lideranças locais e com a Prefeitura de Brumado”, finaliza.
 

Ministério da Educação prorroga renovação de contratos do Fies até 29 de maio

Sexta | 24.04.2015 | 14h00
Autor: Agência Brasil


Foto Reprodução


Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) prorrogou o prazo para que estudantes com contratos já vigentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam realizar a renovação do financiamento. O prazo terminaria no dia 30 de abril. Agora, os estudantes têm até o dia 29 de maio. Para a adesão de novos contratos, no entanto, foi mantido o prazo inicial. De acordo com a assessoria do MEC, até a tarde desta quinta-feira (23) cerca de 1,6 milhão do total de 1,9 milhão de contratos vigentes já tinham sido aditados, e 242 mil novos contratos tinham sido feitos pelo site do Fies. Em nota divulgada pela pasta, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema". Ribeiro voltou a afirmar que a prioridade do Fies é com o estudante, e por isso  "todos os contratos serão renovados". "O aluno pode ficar tranquilo porque todas as renovações serão asseguradas", disse o titular da pasta, durante o programa de rádio "Bom Dia Ministro". Em manutenção desde o dia 1º de janeiro, o site do Fies tem apresentado problemas e dificultado o acesso dos estudantes.
 

Idoso é agredido e torturado durante assalto em Tanhaçu

Sexta | 24.04.2015 | 12h00
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto reprodução / Internet

Na manhã da última quinta-feira (23), o idoso José Fontana, conhecido como Zé Boiadeiro, de 78 anos, teve sua propriedade invadida em Tanhaçu. Cinco indivíduos chegaram ao local em um veículo de cor prata, com placa da cidade de Bom Jesus da Lapa, à procura de dinheiro. Eles agrediram o idoso e um de seus funcionários. Violentos, os bandidos ainda torturaram a vítima com choques elétricos. Os assaltantes fugiram da propriedade levando um veículo. Porém, antes da fuga, tentaram ainda, roubar a casa da vizinha de um filho da vítima, mas não conseguiram. A ocorrência foi registrada pela família do idoso, e a polícia está investigando o caso na busca por identificar os criminosos.

Falha no iOS permite ataques a iPhones e iPads via Wi-Fi

Sexta | 24.04.2015 | 11h59
Autor: iBahia


Foto Reprodução

Uma falha no sistema iOs permite a reinicialização ou travamento de qualquer dispositivo que rode o sistema operacional da Apple. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores especializados em segurança. 

O ataque é possível graças a uma prática comum no mercado, todos os dispositivos iOS revendidos por operadoras são programados para se conectar automaticamente a determinadas redes. 

Os pesquisadores criaram um ponto de acesso wi-fi configurado para acessar os dispositivos nele conectados com os mesmos nomes das redes que têm permissão para conexão automática. O resultado foi que o experimento tornou inutilizável todos os dispositivos com iOS dentro do raio de alcance da rede sem fio.