Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Destaque no Esqui Alpino, baiano fala sobre sonho de ir aos Jogos de Inverno de 2018

Sexta | 03.04.2015 | 10h58
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Com apenas 15 anos, o esquiador baiano Nathan Alborghetti já é um dos destaques do Brasil nos esportes de neve. Com cinco medalhas em sua carreira juvenil, o atleta agora mira seus esforços na profissionalização e sonha em conquistar uma vaga nos Jogos de Inverno de 2018. Em entrevista ao Bahia Notícias, Nathan fala um pouco da sua história na modalidade, dos desafios vividos para manter o seu condicionamento fora do período de competições e o futuro do desporto de neve no Brasil.

Teixeira de Freitas: Professora pede vinho para ceia coletiva e constrange estudante

Sexta | 03.04.2015 | 09h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Um jovem de 14 anos de uma escola no município de Teixeira de Freitas, na região Extremo Sul da Bahia, afirma que foi constrangidos por funcionários da instituição por levar um vinho solicitado pela professora para uma ceia de Páscoa. De acordo com o estudante da Escola Alcenor Alves Barbosa, ele recebeu um recado da professora que dizia: “deveria colaborar com vinho de uva”. “A professora me deu um bilhete e disse para trazer o que estava no papel e no meu tinha um vinho de uva. Eu levei para casa, meu avô achou estranho, mas, como tinha no papel, comprou. Quando cheguei na escola e fui para a sala, botei o vinho em cima da mesa. A professora veio, pegou o vinho e mandou eu ir para a direção. A faxineira ainda cheirou minha boca para ver se tinha bebido e uma outra mulher lá disse que eu era viciado em beber e fumar”, contou o estudante ao G1. Ainda segundo ele, o bilhete foi entregue no final da aula de terça-feira (31) e, no dia seguinte (1), o aluno levou o vinho para a classe. A professora afirmou, na quinta-feira (2), que houve um mal-entendido. “Eu sou uma professora evangélica e jamais pediria uma coisa dessa. Botei no bilhete vinho de uva e disse aos estudantes que era aquele que se toma na Santa Ceia. Posso ter falhado, por ingenuidade, ao não expressar no bilhete que era sem álcool. Quando ele chegou na escola com o vinho, eu peguei a garrafa e guardei, porque ele é menor e não queria que saísse com a bebida”, afirmou. Após recolher a garrafa de vinho, a professora permitiu que o jovem participasse da ceia, mas solicitou que na próxima segunda-feira (6) o estudante vá à escola acompanhado pelos pais. A mãe do aluno, Valéria Gomes, relatou que a diretora da unidade e a professora que entregou o bilhete visitaram a casa dela na manhã de quinta-feira para falar sobre o fato.

Dilma, Aécio, Lula e Rui Costa se manifestam sobre a morte de filho de Alckmin

Sexta | 03.04.2015 | 07h58
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A morte do piloto Thomaz Alckmin, filho do mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), na queda de um helicóptero em Carapicuíba, no interior de São Paulo, gerou grande repercussão no mundo político. Ainda na noite desta quinta-feira (2), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do jovem – que neste voo, segundo comunicado da empresa responsável pelo helicóptero, a Seripatri, estava no avião como convidado do piloto da aeronave. "Com muito pesar e tristeza, apresento ao governador Geraldo Alckmin e a sua esposa Senhora Maria Lúcia Alckmin meus sinceros e profundos pêsames pela morte de seu filho Thomaz Alckmin, que estava entre as vítimas do trágico acidente de helicóptero, ocorrido em São Paulo. Presto, neste momento de dor e consternação, minha solidariedade  e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das  vítimas", disse a petista. O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, emitiu nota na manhã desta sexta (3). “É com profundo pesar que recebemos a confirmação da morte de Thomaz Alckmin, filho do governador Geraldo Alckmin e de dona Lu Alckmin. Uma perda irreparável para a família e também para nós, amigos. Em nome do PSDB manifesto a solidariedade de lideranças e militantes de todo o país ao companheiro, à sua esposa e filhos neste momento de grande dor, assim como nosso pesar pelas quatro outras vitimas do acidente”, afirmou o congressista no comunicado.  O senador Aloysio Nunes (PSDB) também se manifestou e disse estar “profundamente consternado” com o acidente fatal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi outra personalidade a prestar solidariedade à família: "Nessa hora de dor e tristeza por uma perda irreparável, prestamos nossos sentimentos e nossa solidariedade para o governador Geraldo Alckmin, a primeira-dama Lu Alckmin, para a esposa, os irmãos e filhas do jovem Thomaz Alckmin. Nossas condolências para os familiares e amigos do piloto Carlos Haroldo Esquerdo Gonçalves e demais tripulantes do helicóptero que faleceram nesta Quinta-feira Santa. Diante de uma tragédia onde não há palavras que possam confortar pais, esposas e filhos, estendemos nosso abraço e nossa fé que os entes queridos permanecerão para sempre conosco na paz de Deus e em nossos corações". O governador Rui Costa (PT) também lamentou a morte do jovem em seu perfil do Twitter desde a noite desta quinta. "Meus sentimentos a @geraldoalckmin_ e família pela perda irreparável. Que encontrem forças em Deus para superar essa grande dor", publicou.

Deputados aprovam ampliação de pena para quem explode caixas eletrônicos

Quinta | 02.04.2015 | 20h01
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) o aumento da punição prevista para quem explode caixas eletrônicos. Atualmente, o Código Penal prevê pena de dois a oito anos de reclusão para o furto de dinheiro de caixas eletrônicos por meio da explosão dos dispositivos. Com a proposta aprovada pelos deputados, a pena mínima é elevada para três anos. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser votado pelos senadores e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT). A Câmara também aprovou o aumento da pena para o roubo de armas de fogo, munição e acessórios explosivos - crime que atualmente é punido com prisão de quatro a dez anos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a pedido de alguns governadores, os deputados tentaram emplacar o endurecimento da penalidade para as pessoas que são pegas portando material explosivo sem a devida autorização. Parlamentares ligados ao PT barraram a iniciativa, alegando que a proposta havia tramitado de forma relâmpago, sem o tempo necessário para discussão. Para o deputado tucano Nilson Leitão, do Mato Grosso, a intenção dos petistas foi proteger manifestantes que utilizam dos artefatos.

‘Vaquinha’ para pagar dívidas da campanha do PT na Bahia começa na próxima semana

Quinta | 02.04.2015 | 18h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A dívida de de R$ 13 milhões da campanha petista na Bahia em 2014 será paga com o apoio da “sociedade petista”. De acordo com o presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação, a partir da próxima semana começam as mobilizações para captar os recursos para sanar os débitos com fornecedores. “Devemos iniciar isso na próxima semana e dentro daquilo que diz a legislação, ver com o que cada um pode contribuir, e vamos arrecadar esses recursos e começar a quitar as dívidas, porque a base do PT, a sociedade petista sempre correspondeu na hora que a gente precisa”, afirmou Anunciação nesta terça-feira (31). Segundo o dirigente, não apenas os filiados ou ocupantes de cargo serão convocados a contribuir, “mas a sociedade petista”. “Um partido que tem 1,5 milhão de filiados e mais de 50 milhões de voto é sinal de que tem muitos simpatizantes. Nós tomamos uma decisão de pagar as dívidas, o diretório ratificou isso. E nós vamos fazer o processo legal, legítimo, que é de buscar, através de bônus, doadores para a campanha”, assegurou Anunciação.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conheça mais sobre o transtorno

Quinta | 02.04.2015 | 16h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A advogada Fabiani Borges descobriu que seu filho, Luís Fernando, era autista quando, aos dois anos de idade, alguns comportamentos do garoto começaram a chamar atenção. Fernando não falava, não atendia aos chamados da mãe e praticava movimentos repetitivos. Quando levou a criança a um neuropediatra, recebeu o diagnóstico de que ele possuía o transtorno do espectro autista - forma que especialistas e pais defendem que seja utilizada para se referir à pacientes com o transtorno. “Ele tinha um atraso de fala, não falava papai e mamãe, não olhava nos meus olhos, brincava com os carros de maneira diferente. Colocava o carro de cabeça para baixo e ficava olhando para as rodas”, conta Fabiani. Luís Fernando possui autismo de autofuncionamento, um dos inúmeros graus do transtorno. Esta quinta-feira, 2 de abril, marca mundialmente o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo". A estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas, segundo números de pesquisa norte-americanos, possuam autismo. No Brasil, não há estatística oficial, mas estima-se que existem 2 milhões de autistas no país. De acordo com a diretora médica das unidades de saúde da Liga Álvaro-Bahia, Adriana Cardoso, os quadros vão desde os mais leves até os mais graves. “A criança pode ter graus mais leves, o que pode levá-la a ter uma vida normal, até situações mais graves, com comprometimento de funções motoras, dificuldades de aprendizado, com alterações na cognição”, explica. A médica ainda destaca a importância do diagnóstico precoce. “É o mais importante. Quanto mais precocemente se fazem intervenções através de psicoterapias, mais temos resultados melhores”, afirma. Adriana Cardoso também explica que existem várias formas de tratamento. Além do uso de medicamentos específicos, há também o acompanhamento com fonoaudiólogos, pedagogos e terapias ocupacionais, como a musicoterapia. Segundo a advogada Fabiani Borges, estes tratamentos foram essenciais na vida de Luís Fernando. “Antes, meu filho não falava. Hoje, ele já consegue se comunicar normalmente. O tratamento trouxe muitos avanços para a vida dele”, conta. Fabiani ainda afirma que ter um filho com espectro autista é difícil, mas também tem seu lado positivo. “Muda toda sua vida. Por um lado, é cansativo, até doloroso. O tratamento é muito caro, quase não há políticas públicas para ajudar a custear o tratamento. No entanto, acompanhar o desenvolvimento do seu filho, comemorar cada conquista, cada ganho de independência, aprender a enxergar o mundo com os olhos de outra pessoa, é sensacional”, conta. A advogada ainda deixa um recado aos pais. “Não desistam dos seus filhos nunca, por mais desesperador que seja. Corra atrás dos direitos deles, brigue por eles. Não olhem eles de forma diferente. Não escondam eles do mundo”, ressalta.

 

Crise: Ford, Pirelli e Queiroz Galvão anunciam demissões e suspensões temporárias

Quinta | 02.04.2015 | 14h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A montadora Ford foi uma das empresas que anunciaram, nesta terça-feira (1º), a demissão de funcionários, como forma de cortar custos: 137 pessoas foram demitidas na fábrica de motores de Taubaté, no interior de São Paulo. Segundo informação do jornal Folha de S. Paulo. Os trabalhadores já estavam em regime de lay-off (afastados temporariamente) havia oito meses e o anúncio foi feito nesta terça-feira (31), dia em que eles retornariam. Com os cortes, os operários decidiram paralisar as atividades. O sindicato dos Metalúrgicos da região informou que será realizada uma assembleia geral no próximo dia 7. Segundo Folha, a Ford informou que os acordos trabalhistas referentes a estas rescisões já foram concluídos. A fabricante de pneus Pirelli também declarou nesta quarta que há a possibilidade de fazer um layoff por um período de cinco meses, que deve atingir 1,5 mil funcionários das quatro unidades da empresa: Feira de Santana, na Bahia; Santo André e Campinas, em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul. Se ocorrer, a suspensão, que ainda está em fase de negociação com o sindicato, deverá ser realizada a partir do final de abril. De acordo com Folha, a Pirelli afirma que a medida visa “adequar o nível de produção à demanda atual e futura do mercado. A Construtora Queiroz Galvão também fez demissões nesta quarta e pode paralisar as obras do Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, que será um dos principais locais onde ocorrerão as competições dos Jogos Olímpicos. Foram 70 funcionários desligados de suas funções e 500 em aviso prévio, informa Folha. O canteiro de obras do centro esportivo tem mil trabalhadores ao todo.

Número de cidades do Nordeste em 'colapso' de abastecimento de água pode passar de 100

Quinta | 02.04.2015 | 11h58
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Cidades do Nordeste estão em situação de 'colapso' de abastecimento de água. Segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, atualmente 56 municípios sofrem com a seca na região, mas o número pode subir para 105. Em reunião do grupo de monitoramento da situação hídrica do governo federal nesta quarta-feira (1), com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, foi discutida a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. "Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas", informou Gilberto Occhi. Conforme publicado pela Agência Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que após o término do período de chuvas em abril, será discutida a campanha de conscientização do governo sobre a situação hídrica do país. "Vamos com toda serenidade construir a informação objetiva, transparente. O Brasil não precisa ter desperdício de água, precisa poupar água", destacou.

Poeta afirma ter sido vítima de racismo em Bompreço do Campo Grande; ‘Já é cotidiano’

Quinta | 02.04.2015 | 09h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Um homem acusa a rede supermercados Bompreço de praticar racismo contra ele. Em postagem no Facebook, Pareta Calderasch afirma ter sofrido "tratamento constrangedor" e "já cotidiano" na unidade do Campo Grande da rede. "Hoje, dia 30 de março de 2015 foi a última vez que o fato ocorreu comigo, levando-me a uma situação de estresse, na qual tive que chamar o chefe da segurança para relatar a coação por parte de um dos seguranças da loja, o mesmo comunicou-se usando uma frase que ao meu ver apenas mascara situações de racismo, a frase era 'não é coincidência, não?'", afirmou o poeta. Contatado pelo Bahia Notícias, ele disse que foi seguido pelo segurança por toda a loja. "Eu mudava de corredor e ele ia atrás. Era uma coisa muito direta, ele ficava na ponta do corredor olhando pra minha cara", relatou. Incomodado com o tratamento, Pareta diz ter chamado o supervisor do mercado que, ao conversar com ele, sugeriu que a perseguição foi "coincidência". "Sempre existe uma tentativa de transformar o fato em vitimismo ou coincidência, mas a continuidade e o número de relatos mostram que é uma metodologia dos seguranças a suspeita pela cor da pele ou pelo estilo de cabelo usado pela pessoa", desabafou. Nos comentários da publicação de Pareta, outras pessoas relatam casos na mesma loja. "Passei por isso lá durante quase sete meses e comentei até com pessoas que já foram lá comigo na época. Bastava entrar que um ficava na cola. F*** passar por isso", relatou Tauan Caique dos Santos.

Anac recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões no Brasil

Quinta | 02.04.2015 | 07h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Pouco mais de uma semana depois da queda do avião da Germanwings nos Alpes Franceses, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou nesta terça-feira (31) que todas as empresas de transporte aéreo de passageiros do Brasil garantam a presença de pelo menos duas pessoas na cabine em "todos os momentos do voo", sendo que uma delas deve ser sempre um piloto. De acordo com o G1, a Anac informou que a recomendação pode ser revista de acordo com novas informações sobre o acidente na Europa ou por conta da efetividade da medida. Promotores franceses suspeitam que na tragédia que matou 150 pessoas, o copiloto Andreas Lubitz derrubou o avião deliberadamente. A revista francesa Paris Match e o jornal alemão Bild tiveram acesso à uma filmagem feita por um dos passageiros durante a queda. "A cena era tão caótica que foi difícil identificar as pessoas, mas os sons de passageiros gritando deixaram perfeitamente claro que eles estavam cientes do que estava para acontecer com eles", relata a publicação francesa.

Professores da Uneb declaram estado de greve e paralisação das atividades no dia 8

Quarta | 01.04.2015 | 20h03
Autor: Bahia Notícias

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram em assembleia geral da Aduneb, nesta terça-feira (31), o estado de greve no campus I - Salvador. Uma ação conjunta entre os professores da Uneb, Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano) e Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) aprovaram o estado de greve nas universidades estaduais da Bahia. As quatro assembleias de professores deliberaram ainda uma paralisação de atividades, a portões fechados, no próximo dia 8 de abril. Neste dia, a comunidade acadêmica deve fazer ato público no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a partir das 9h. A pauta de reivindicações 2015 foi protocolada pelos professores em 9 de dezembro e reafirmada em 28 de janeiro. Entre os itens de reivindicação estão a ampliação do quadro de vagas e desvinculação das classes, respeito aos direitos trabalhistas dos docentes e aumento dos incentivos do Estatuto do Magistério Superior. Dos seis itens da pauta, cinco estão diretamente relacionados à reivindicação por maior repasse orçamentário do estado. Desde 2011, os professores reivindicam pelo menos 7% da Receita Líquida de Impostos para suprir as demandas de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a diretoria da Aduneb, o estado de greve é um "sinal amarelo" e caso o governador não sente para negociar com o movimento docente, a tendência é que nas próximas semanas seja deflagrada greve por tempo indeterminado. 

Após consenso, movimentos vão pedir impeachment de Dilma em atos do dia 12

Quarta | 01.04.2015 | 18h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Os maiores movimentos de ativistas responsáveis pelas manifestações de rua contra o governo federal em 15 de março de 2015 entram em consenso e devem pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nos atos programados para o próximo dia 12 de abril. Único que rechaçava a tese de afastamento da presidente, o movimento "Vem Pra Rua" aderiu oficialmente ao lema "Fora, Dilma" por entender que existem meios legais de exigir a renúncia ou o impedimento da petista. "Temos teses jurídicas novas que apontam que ela [Dilma Rousseff] pode ser investigada por condutas que levem ao impeachment ou que denotem crime comum, o que exigiria seu afastamento", disse Rogério Chequer, porta-voz do “Vem Pra Rua”, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. A ideia dos manifestantes é pressionar a oposição no Congresso e ampliar o apelo por uma apuração judicial voltada especificamente contra a presidente Dilma.

Maior esmeralda do mundo motiva disputa judicial entre EUA e Brasil

Quarta | 01.04.2015 | 16h01
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A maior esmeralda do planeta colocou o Brasil e os Estados Unidos numa longa briga judicial. De acordo com o Estadão, a pedra bruta de 381 quilos é avaliada em 372 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) e foi tirada de uma mina na Bahia em 2001. Desde então, ela foi protagonista de disputas entre investidores ambiciosos. Após a descoberta em 2001, a gema foi transportada para São Paulo e passou por várias mãos nos anos seguintes. Oito pessoas diferentes já reivindicaram a propriedade da pedra preciosa, e nesta semana uma corte de Los Angeles, na Califórnia, irá ouvir as partes envolvidas no processo para definir com quem ela ficará. Segundo o jornal Los Angeles Times, a pedra foi levada em 2005 para Anthony Thomas, um empresário na Califórnia que conhecia os mineradores. Ele então a transportou para Nova Orleans, Estado norte-americano que foi devastado pelo furacão Katrina naquela época. Após ser recuperada, a esmeralda acabou caindo nas mãos de um investidor chamado Larry Biegler, que tempos depois reportou à polícia o desaparecimento da pedra de um cofre em Los Angeles. As investigações levaram a um outro cofre, localizado na cidade de Las Vegas, sob a responsabilidade dos empresários Kit Morrison e Todd Armstrong.O advogado de Morrison, Andrew Spielberger, disse que os dois empresários pagaram a Biegler uma soma de sete dígitos pela pedra, sem revelar o valor exato. As investigações da polícia não chegaram a uma conclusão sobre quem era o proprietário da esmeralda, então ela foi confiscada e está escondida em algum lugar de Los Angeles. O governo brasileiro entrou na disputa pela preciosidade em setembro de 2014, dizendo que os outros argumentos de posse são irrelevantes. Segundo o advogado que representa o país em Los Angeles, John Nadolenco, a esmeralda foi extraída e exportada ilegalmente. Se ela for recuperada, a intenção é levá-la para o Museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colocá-la em exposição devido ao seu imenso valor cultural e científico. A outra parte que restou no processo é um grupo liderado por Morrison, e seu advogado diz que o Brasil demorou demais para reivindicar a propriedade da esmeralda.

Romário é condenado a pagar R$ 20 mil por ofender futuro presidente da CBF

Quarta | 01.04.2015 | 14h02
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O ex-jogador de futebol e senador em exercício Romário (PSB-RJ) foi condenado nesta segunda-feira (31) a pagar R$ 20 mil ao futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, por danos morais. Em 2013, o parlamentar afirmou que o atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) deveria "ficar 100 anos na cadeia".  O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entendeu que a declaração dada por ele foi desrespeitosa, já que ele não apontava os motivos da acusação. Romário recorreu da decisão, argumentando que a sua crítica foi direcionada à administração do futebol brasileiro, não especificamente à Del Nero. A declaração do senador que provocou a criação do processo aconteceu durante evento realizado em São Paulo. “A CBF tem um presidente que é ladrão de medalha, ladrão de luz, ladrão de terreno. Esse cara deveria pegar no mínimo 100 anos de cadeia. E o pior é que pelo que eu estou vendo por aí, se as coisas não mudarem no Brasil, a gente vai ter um novo presidente da CBF que está nesse grupo, que também deveria pegar 100 anos de cadeia, que é o senhor chamado Marco Polo Del Nero”, afirmou. O atual presidente da CBF, José Maria Marín, também moveu ação contra o ex-jogador por conta da declaração, mas perdeu o caso quando ele foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A assessoria do senador informou que espera que o mesmo aconteça com o processo movido por Del Nero, pois ele ainda tramita em primeira instância.

Dilma promete 'grande corte' nos gastos do governo federal

Quarta | 01.04.2015 | 11h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Após o Banco Central (BC) divulgar o resultado fiscal do setor público referente ao mês de fevereiro de 2015, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta terça-feira (31) que prepara um "grande corte" nos gastos do governo federal. De acordo com dados do Banco Central, juntos, governo federal, estatais, Estados e municípios, tiveram um déficit primário - quando o valor das despesas é maior que as suas receitas - de R$ 2,3 bilhões em fevereiro. “Agora é a nossa vez. Vamos conter nossos gastos", declarou a presidente em entrevista à agência Bloomberg. Segundo ela, o governo precisa racionalizar os gastos e "defasar outros". "Vamos criar vários mecanismos. Diria que essa é a parte em que o governo entra e o nosso pedaço vai ser grande", acrescentou. Segundo o BC, o governo registrou, em doses meses, uma piora no déficit primário com elevação de 0,61% para 0,68% do Produto Interno Bruto (PIB).

BRs 101 e 116 na Bahia respondem por quase 10% de assaltos a ônibus no país, diz ANTT

Quarta | 01.04.2015 | 09h58
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

As rodovias federais BRs 101 e 116 que cortam a Bahia têm os trechos mais perigosos do país quando o assunto é assalto. Segundo o último balanço da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), quase 10% dos assaltos a ônibus interestaduais em 2014 ocorreram na passagem pela Bahia. Segundo o Correio, foram registrados 25 roubos à mão armada apenas na malha baiana das duas rodovias, dos 277 contabilizados em todo o país. A BR 101 é a que mais registrou assaltos, com 14 ocorrências de janeiro a dezembro do ano passado. Já a BR 116 anotou 11 ocorrências. Ainda de acordo com a ANTT, as quadrilhas agiram ainda em outras seis BRs na Bahia: 324, 242 e 135, com três assaltos cada, 020 (dois), 122 e 163 (um). 

Cândido Sales: Justiça bloqueia verbas do Estado para custear tratamento em bebê

Quarta | 01.04.2015 | 07h57
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A juíza Adriana Pastorele Quirino Couto, da comarca de Cândido Sales, no sudoeste baiano, determinou a penhora de verba pública na conta do Fundo Estadual de Saúde para custear o tratamento médico de um recém-nascido, com problema cardiovascular. A determinação ocorreu diante do não cumprimento de uma liminar que determinou a realização do tratamento. A liminar foi requerida pelo Ministério Público da Bahia, em uma ação civil pública. A juíza, no dia 11 de março, deferiu a liminar para que o Estado custeie a internação do bebê em hospital particular especializado em cirurgia cardiovascular pediátrica, sob pena de multa diária no valor de R$ 20 mil. Com o descumprimento da liminar, o promotor de Justiça Beneval Mutim pediu a execução da medida de bloqueio da verba pública. A criança encontra-se internada na Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, aguardando transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suporte cardiológico.