Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2015"

Dia D de combate à dengue e chikungunya é realizado neste sábado

Quinta | 05.02.2015 | 16h03
Autor: Bahia Notícias


Foto: Divulgação

O próximo sábado (7) marca o Dia D de combate à dengue e à chikungunya no Brasil. Mesmo com a queda, em 2014, de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença, o Ministério da Saúde acredita que é importante reforçar medidas de prevenção. É necessário eliminar possíveis focos de mosquitos que transmitem as enfermidades. "Faltam cinco dias para o Dia D de mobilização contra a dengue e chikungunya. Vamos todos estar juntos neste sábado, dia sete de fevereiro, participando de uma grande mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor. Seja um exemplo para a sua comunidade.

 

Chame seu vizinho, seus amigos, sua família e mostre para eles que na sua casa todos já fazem parte dessa grande corrente de prevenção", convocou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Com o objetivo de aumentar a vigilância, prevenção e controle, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões a todos os estados e municípios em janeiro deste ano. Serão realizados, no Dia D, mutirões de limpeza urbana e atividades de alerta aos profissionais de saúde com relação ao diagnóstico das enfermidades. Confira dicas para prevenção:

Foto: Divulgação

Desconto de 10% no IPVA só vale até esta quinta-feira (5)

Quinta | 05.02.2015 | 14h00
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

Vence amanhã - dia 6 - o prazo para que os contribuintes paguem o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2015 com 10% de desconto. O abatimento vale para quitação em cota única (à vista). Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda, sefaz.ba.gov.br, no canal Inspetoria Eletrônica - IPVA - Valor. O contribuinte do IPVA também pode optar pelo desconto de 5% ao pagar o imposto à vista no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

 

O IPVA pode, ainda, ser parcelado em até três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota.Vale lembrar que o desconto no imposto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Detran-BA. Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve de dirigir a uma agência, site ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. (Correio)

Vídeo: Homem armado rende funcionária e assalta correspondente bancário em S. A. de Jesus.

Quinta | 05.02.2015 | 11h57
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

Na tarde de ontem, quarta-feira (04), um correspondente bancário da Caixa, localizada na Rua Étori Rossi em Santo Antônio de Jesus foi assaltada por um homem armado numa bicicleta. De acordo com informações da vítima, a mesma estava contando o dinheiro quando foi surpreendida pelo indivíduo, que já chegou apontando a arma para sua cabeça e perguntando onde estava o dinheiro.

 

Ela relatou que quando percebeu o acusado já estava em sua frente com a arma em seu rosto e pegando todo o dinheiro, que havia no caixa da lotérica. “Ele me agrediu verbalmente e colocou a arma no meu rosto o tempo todo. Ele revirou tudo e levou todo o dinheiro que havia na casa, enquanto agia com muita agressividade”, disse. A polícia informou ao Portal Voz da Bahia que conseguiu identificar o acusado através das imagens de vídeo, o acusado já está sendo procurado.

 

  1. Assista abaixo imagens fortes do momento do assalto:

Caminhonete fica destruída após batida a 120 km/h na BR-153; Motorista morreu

Quarta | 04.02.2015 | 20h10
Autor: Nossa Voz Bahia


Acidente foi na BR-153, a 10 km de Crixás do Tocantins (Foto: Divulgação / Paparazzo Caminhões da BR-153)

O motorista de uma caminhonete morreu na manhã desta terça-feira (3), por volta das 6h15, em um acidente de trânsito no km 588 da BR-153, entre  Crixás do Tocantins e Santa Rita do Tocantins. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor Walfranio Santos de Paiva, de 44 anos, saiu da pista e bateu contra uma árvore, não resistindo aos ferimentos. A caminhonete foi destruída com o impacto da colisão.

 

Depois da batida, o velocímetro do veículo travou e marcava cerca de 120 km/h. Segundo a PRF, as causas do acidente são investigadas pela perícia da Polícia Civil de Porto Nacional que coletou informações no local. O corpo da vítima foi levado pelo IML e será liberado para a família após exames. O motorista era natural de Turvânia (GO). G1

Mulher de 48 anos foi degolada dentro de casa na zona rural de Piraí do Norte

Quarta | 04.02.2015 | 18h05
Autor: Nossa Voz Bahia


Foto: Reprodução / Arautos

O corpo de uma mulher identificada como Rosenita da Conceição de 48 anos, foi encontrado na zona rural da cidade de Piraí do Norte, a aproximadamente 20Km de Gandu, degolada na manhã desta terça-feira, 03. Segundo informações de populares, uma pessoa não identificada, tentou falar por telefone com a vítima ontem a noite e não conseguiu. Na manhã desta terça-feira, a pessoas foi até a casa de Rosenita e ao chegar, encontrou a porta arrombada e as janelas abertas. De uma das janelas, ele viu o corpo da vítima no chão, sem a cabeça, que estava ao lado do corpo.

 

A violência com que cometeram o crime foi tão grande, que o sangue manchou a parede próxima do local onde o corpo de Rosenita caiu. A testemunha avisou à Polícia Militar, que foi ao local. O DPT foi acionado e foi ao local fazer o levantamento cadavérico e encaminhá-lo ao Departamento de Polícia Técnica de Valença. Não há nenhuma pista do autor e nem do que teria motivado o crime. A Polícia Civil de Piraí do Norte deverá investigar o crime.

País terá nove feriados nacionais obrigatórios em 2015

Quarta | 04.02.2015 | 16h03
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

Dos nove dias de feriados nacionais definidos hoje (4), pelo Ministério do Planejamento para 2015, três serão em sextas-feiras – 3 de abril, 1º de maio e 25 de dezembro –, outros três em segundas-feiras – 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro –, um na terça-feira – 21 de abril – e outro em um domingo, 15 de novembro. Já o primeiro feriado do ano, no dia 1º de janeiro, foi na quinta-feira.

 

Conforme portaria publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, serão considerados pontos facultativos outros sete dias: 16, 17 e 18 de fevereiro (Carnaval) – sendo que na quarta-feira de Cinza o ponto facultativo vai até as 14h –; 4 de junho, Corpus Christi; 30 de outubro, Dia do Servidor Público; 24 de dezembro, véspera de Natal, com ponto facultativo após as 14h, e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, com o ponto facultativo após as 14h.

 

 As datas, de acordo com o Ministério do Planejamento, deverão ser respeitadas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.Os órgãos públicos federais terão de respeitar os dias de feriados municipais nas cidades em que houve repartição em funcionamento.

 

Em relação aos dias considerados de guarda dos credos e das religiões, que não foram considerados feriados nacionais nem ponto facultativo, os funcionários públicos poderão fazer a compensação do dia de folga desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa. A portaria do Ministério do Planejamento proíbe que os órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo. (Agência Brasil)

FUNCIONÁRIA DO BRADESCO LEVA DOIS TIROS EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM LIVRAMENTO

Quarta | 04.02.2015 | 14h00
Autor: Destaque Bahia


Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

Na noite de ontem (03), por volta das 22h uma mulher indentificada como Leonora, moradora da Rua Senhor do Bonfim, centro de Livramento, foi alvejada com dois tiros – um acertou o pescoço e o outro acertou de raspão as costas. Informações obtidas pelo Destaquebahia, dão conta de que o suspeito de ter efetuado os disparos seria o ex – marido, o qual, não conformado com o fim do relacionamento, foi até a casa da ex mulher com um comparsa em uma motocicleta, chamou a ex esposa e, quanto ela saiu na sacada do prédio, foi recebida á tiros. Mesmo atingida a mulher conseguiu descer as escadas e pedir por soccorro, um vizinho a conduziu até o Hospital de livramento.

 

O suspeito se encontra foragido, a polícia desde ontem segue a procura do mesmo. Segundo a polícia o crime pode ter motivação passional pois, segundo relatos de pessoas próximas à vitima, o ex-marido não aceitava a separação e a mulher e o fato da mulher estar com um novo namorado. A mulher é funcionária do Bradesco, a qual trabalha na área da limpeza.

Anderson testa positivo em antidoping realizado antes da luta contra Diaz

Quarta | 04.02.2015 | 08h05
Autor: Do G1 Rio


Anderson foi submetido a três exames: de sangue, nos dias 9 e 19 de janeiro, e de urina, no dia 31. Os dois últimos deram limpos, ao contrário do primeiro. Nick Diaz também caiu no doping, no entanto,

Uma bomba explodiu no mundo do MMA nesta terça-feira. Ex-campeão dos pesos-médios UFC,Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona e androsterona serem encontrados em seu exame de sangue, realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 9 de janeiro, portanto antes da luta contra Nick Diaz, no UFC 183, no último sábado, em Las Vegas.

 

O resultado do teste foi revelado nesta terça-feira, e o UFC confirmou a informação através de um comunicado oficial. O lutador ainda pode solicitar a contraprova. Anderson foi submetido a três exames: de sangue, nos dias 9 e 19 de janeiro, e de urina, no dia 31. Os dois últimos deram limpos, ao contrário do primeiro.

 

Nick Diaz também caiu no doping, no entanto, em exame feito após o confronto com Spider. O resultado do teste do americano aponta para metabólitos de maconha, segundo informações do "Yahoo!Sports". Esta é terceira vez que ele é pego nesta situação pela Comissão Atlética de Nevada. Em 2007, pelo Pride, e no UFC 143, em 2012, quando enfrentou Carlos Condit pelo cinturão interino dos meio-médios, Diaz testou positivo para THC, princípio ativo da maconha. Anderson pode ser punido, pois as substâncias encontradas em seu organismo, são passíveis de pena dentro ou fora do período de competição. Flagrado no exame pós-luta, Diaz, reincidente, também não deverá passar impune. 

'Pessoa de bom coração', diz amigo de brasileira morta na Austrália

Terça | 03.02.2015 | 08h05
Autor: Do G1, em São Paulo


Foto mostra Fabiana ao lado do namorado (Foto: Reprodução / Facebook)

Um amigo da brasileira Fabiana Palhares, morta após ser agredida pelo namorado na cidade de Gold Coast na Austrália, disse que ela tinha um sonho de ser mãe. Fabiana, de 35 anos, estava grávida de 10 semanas e não resistiu depois de ser golpeada com um machado pelo companheiro em meio a uma discussão, segundo a imprensa local.

"Ela tinha o sonho de ser mãe e infelizmente foi engravidar de um louco como esse. Eles tiveram um relacionamento há um tempo atrás e tinham voltado há pouco tempo", contou o estudante Peter Barros, de 27 anos. Ele ainda conta que as agressões eram constantes, inclusive, a última vez que viu a brasileira foi na quinta-feira passada quando ela se dirigia para denunciar o companheiro, segundo ele, chamado Brock Benjamin Wall.

 

"Acredito que as autoridades foram negligentes, porque ela chegou a reportar os incidentes domésticos, mas não teve nenhum suporte. Acredito que as coisas pioraram depois dessa última denúncia, já que a polícia esteve na casa dela, mas não encontrou o namorado dela", relatou Barros. O estudante conta ainda que desde que chegou ao país em 2011 se tornou muito próximo de Fabiana, que o teria ajudado muito. "Eu devo muito da minha vida aqui a ela. Ela foi a primeira pessoa que ajudou a mim e minha esposa quando chegamos aqui. Uma pessoa de bom coração e criamos nesse tempo uma grande amizade", contou.

 

O crime


Fabiana Palhares foi encontrada inconsciente e com graves ferimentos de agressão em sua casa em Varsity Lakes na cidade de Gold Coast, na Austrália, nesta segunda-feira (2). O namorado dela, de 34 anos, encontrado no quarteirão da casa, foi preso e acusado de homicídio.



O jornal "Gold Coast Bulletin" diz que supostamente ela teria sido morta a golpes de machado. A brasileira foi encaminhada ao hospital Gold Coast University e não resistiu aos ferimentos, segundo informam os jornais locais. Ainda de acordo com a imprensa australiana, vizinhos relataram que ouviram os dois discutindo à tarde.



"Há indícios de que há um histórico de problemas domésticos", disse o detetive Marc Hogan. "Você pode presumir que eles estavam em uma relação", afirmou. Um vizinho disse à reportagem do "Daily Mail" que a polícia foi chamada à residência há três semanas e que o casal tinha um histórico de brigas domésticas. Outros vizinhos contaram ainda que a jovem era uma "ótima pessoa". O G1 entrou em contato com a mãe de Fabiana, que mora no Rio de Janeiro, mas ela não quis comentar o caso.

MEC divulga nesta segunda a lista de aprovados para as bolsas do Prouni

Segunda | 02.02.2015 | 08h05
Autor: Do G1, em São Paulo


Prouni oferece 213 mil bolsas em faculdades particulares (Foto: Reprodução / TV Integração)

O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (2) a lista dos aprovados em primeira chamada da edição do primeiro semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado estará disponível no site do Prouni. O MEC não divulgou em que horário a lista estará publicada. Nesta edição, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais, para 30.549 cursos de graduação de 1.117 instituições de ensino superior privadas.

 

O candidato convocado deve se dirigir até o dia 9 à instituição para a qual foi pré-selecionado e levar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Se perder o prazo ou não comprovar as informações, será eliminado. A segunda chamada será em 19 de fevereiro. O Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa usa a nota do Enem de 2014.

 

Neste ano, o sistema ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições, e bateu o recorde da edição do primeiro semestre de 2013, quando chegou a 1,2 milhão de candidatos. Podem participar alunos que fizeram o ensino médio em escola pública, ou em escola particular como bolsista, ou ser uma pessoa com deficiência, ou ser um professor da rede pública. Tem ainda de ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais, ou de até três salários mínimos por pessoa para as bolsas parciais.

 

Formação de turma


A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

 

VEJA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A MATRÍCULA

 

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular.

 

Prouni x Sisu


O Prouni é uma alternativa para os alunos que não são aprovados nas universidades públicas pelo Sisu. Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni. O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas, caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu.

Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Segunda | 02.02.2015 | 06h51


A Câmara dos Deputados elegeu, em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o cargo de presidente no biênio 2015/2016 da 55ª legislatura. Ele foi eleito com 267 votos, a maioria absoluta dos votantes (513). O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi o segundo mais votado, com 136 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos e Chico Alencar (Psol-RJ) teve 8 votos. Houve dois votos em branco. Atual líder do PMDB na Casa, Cunha tem o apoio declarado de PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB. Ele disse que será o presidente de toda a Casa e não somente daqueles que nele votaram. “Muito importante neste momento deixar claro que vamos buscar a altivez do Parlamento. Esta Casa é o palco dos grandes debates da sociedade. O governo sempre terá, pela sua legitimidade, a maioria para governar quando ela tiver de ser exercida”, afirmou. Carioca de nascimento, 56 anos, Eduardo Cunha vai para o quarto mandato consecutivo, todos pelo PMDB. Na Casa, já ocupou a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), foi líder do partido e é conhecido por ser um dos parlamentares que mais conhecem o Regimento Interno da Câmara.

Luto: Morreu na tarde deste domingo (01) o secretário municipal de Brumado João Ribeiro

Domingo | 01.02.2015 | 20h48
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O povo de Brumado recebeu uma notícia muito triste na tarde desde domingo (01), com a perda de uma de suas figuras mais queridas e uma reserva moral muito respeitada por todos os brumadenses. Com muito pesar o Brumado Urgente vem anunciar a morte do contabilista João Ribeiro Santos (65), o querido “João Bolinha”, que não resistiu ao tratamento que fazia em Salvador contra um câncer. Considerado um dos maiores contabilistas de Brumado, que atuou por vários anos no extinto Banco Baneb (Banco do Estado da Bahia) e depois trabalhou muitos anos na Magnesita S/A, ele era muito respeitado por sua conduta ética e sua forma sempre amistosa de tratar com as pessoas. Em 2009 ele foi chamado pelo então prefeito Eduardo Vasconcelos para integrar o corpo de secretários municipais, assumindo a pasta da Fazenda, permanecendo na atual gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias, o qual, ficou muito sensibilizado com a notícia da morte de seu companheiro. O Brumado Urgente se solidariza com a família enlutada nesse momento de muita dor. O corpo está sendo transladado de Salvador para Brumado e o sepultamento deverá acontecer na próxima terça-feira (03).

VETERINÁRIO MORRE EM EM ACIDENTE NA BA 148, TRECHO ENTRE MARCOLINO MOURA E RIO DE CONTAS

Domingo | 01.02.2015 | 20h10
Autor: Destaque Bahia


Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

Um grave acidente automobilístico na Ba - 148, trecho entre Marcolino Moura e Rio de Contas deixou como vítima fatal João Caetano Medreiros Neto de 30 nos, natural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia junto aos familiares, João Caetano retornava de uma festa que aconteceu em Jussiape por volta das 2h da madrugada de hoje (01), quando teria perdido o controle da direção do veículo (Fiat Uno) em uma curva, saindo da pista e capotando em seguida. João era o condutor do veículo e estava em companhia da namorada de prenome Cláudia.

 

Ainda segundo as informações passadas ao Destaquebahia, na capotagem João que estaria sem o cinto de segurança foi lançado fora do veículo. Mesmo ferido ele ainda conseguiu se arrastar até à beira da pista e pedir ajuda. O Samu 192 da cidade de rio de contas foi acionado e conduziu as vítimas ao hospital de Livramento, mas João não resistiu aos ferimentos e veio á obito.

 

A namorada teve fratura na coluna mas nao corre risco de morte, foi transferida nesta manhã para o Hospital de Base em Vitória da Conquista. O corpo do veterinário foi encaminhado ao IML ( Instituto Médico Legal ) de Brumado, onde passará por necrópsia e posteriormente ser liberado para a família fazer o sepultamento. A morte do veterinário causou grande comoção na cidade, onde o mesmo era muito popular e admirado por todos.

Foto: Arquivo familiar

Barra de Estiva: HOMEM ENCIUMADO TENTA MATAR A EX ESPOSA E O ATUAL COMPANHEIRO DELA

Domingo | 01.02.2015 | 18h05
Autor: Destaque Bahia


O facão foi apreendido pela polícia. (Foto: informebarra)

Não conformado com a separação, um homem de prenome Dilton, de 46 anos, foi até a casa da ex esposa de prenome Vanilde, a qual estava em companhia do seu atual companheiro, Gilberto Alves, e armado com um facão, Dilton desferiu vários golpes no casal, os quais, feridos, foram socorridos até o Hospital  Susy Zanfretta e não correm risco de morte. A polícia foi acionada e conseguiu capturar o agressor, o qual foi encaminhado até a delegacia local e se encontra a disposição justiça. 

Tributação sobre gasolina e diesel sobe a partir de fevereiro, diz Fisco

Domingo | 01.02.2015 | 16h03
Autor: Brumado Acontece


Foto: Brumado Acontece

A partir deste domingo (1º), a tributação incidente sobre a gasolina e o diesel será elevada, conforme o decreto presidencial 8.395, publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (29). A informação é da Secretaria da Receita Federal. O aumento da tributação sobre os combustíveis nas refinarias faz parte do pacote do governo de elevação de impostos para tentar reequilibrar as contas públicas neste ano – após forte deterioração em 2014 por conta da fraca arrecadação, resultado do baixo nível de atividade e das desonerações e do aumento de gastos em ano eleitoral.

 

De acordo com a Receita Federal, estão sendo elevados o PIS, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. De imediato, sobem o PIS e a Cofins, uma vez que a alta da Cide precisa de noventa (90 dias) para ser implementada. A Cide subirá somente em maio, quando as alíquotas do PIS e da Cofins serão reduzidas na mesma proporção. Segundo o Fisco, o impacto do aumento da tributação será de R$ 0,22 para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel.

 

A expectativa do governo é arrecadar R$ 12,18 bilhões com esta medida em 2015. "Daqui a três meses [quando começar a valer o aumento da Cide], temos intenção de reduzir o PIS e a Cofins", declarou o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na última semana. Questionado, na ocasião, sobre qual seria o impacto no preço dos produtos para o consumidor, o ministro informou que isso dependeria "da evolução do mercado e da politica de preços da Petrobras". A Petrobras confirmou, na semana passada, que vai repassar o valor desses dois impostos nas vendas de refinarias para as distribuidoras. Mas o aumento do preço nas bombas para o consumidor dependerá da decisão dos postos. (Globo)