Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2015"

Facebook permite escolha de amigo para cuidar do perfil após morte do usuário

Sexta | 13.02.2015 | 08h05
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

"O Facebook é um lugar para compartilhar e se conectar com amigos e família. Para muitos de nós, também é um lugar para lembrar e homenagear as pessoas que perdemos", destacou o Facebook em um post anunciando a atualização. Até recentemente, o Facebook podia criar uma página "memorial" quando informado da morte de um dos usuários, mas ninguém podia administrar essa página. Mas, "ao falar com as pessoas que experimentaram perdas, percebemos que há mais que podemos fazer para quem vive o luto e quem quer ter o direito de opinar sobre o que acontece com sua conta após a morte", diz o texto do site.

 

A pessoa escolhida para administrar a conta também poderá atualizar o perfil e a foto de capa, responder a familiares e amigos. Ao escolher essa pessoa, o usuário também poderá dar permissão para que esta baixe um arquivo com todas fotos, posts e informações de perfil. Mesmo assim, o contato não poderá acessar a conta como se fosse a pessoa que morreu nem ver as mensagens trocadas.

Pronatec Aprendiz deve oferecer 12 milhões de vagas a jovens até o fim de 2018

Quinta | 12.02.2015 | 20h10
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

O Ministro da Educação (MEC), Cid Gomes, espera oferecer 12 milhões de vagas para jovem aprendiz até o final de 2018. “A meta do Pronatec para esse período [de segundo mandato da presidenta Dilma] é de abrir 12 milhões de vagas. Existe já um programa nacional que é o Menor Aprendiz.

 

E esse programa está muito presente em grandes e médias empresas, até por obrigatoriedade. Mas essas empresas só representam 5% do universo empresarial, então agora nós queremos massificar” afirmou o ministro da Educação, Cid Gomes, ao deixar um encontro com o ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif, quando assinaram cooperação entre as pastas para custear o treinamento de jovens em empresas de pequeno porte. Afif explicou que, atualmente, cabe às grandes empresa arcarem com os custos de acompanhamento do jovem durante o período de estágio dentro da empresa.

 

No caso das micro e pequenas empresas, que representam 95% do universo empresarial do país, o Pronatec Aprendiz vai cobrir os custos de treinamento e acompanhamento, cabendo a elas apenas o pagamento do salário. Outra mudança é a possibilidade de o jovem ingressar ao mercado com 14 anos. Cid Gomes ressaltou ainda que existe a necessidade de garantir maior acesso a programas de capacitação técnica voltados aos jovens do país. De acordo com ele, em países como a Alemanha e a França, a relação entre profissionais com nível de instrução técnica é de 5 pra cada 1 com nível superior.

 

“No Brasil, que já padece de um histótico baixo de profissionais de nível superior, embora esse quadro esteja mudando aceleradamente, a relação é de 1 profissional [com nível superior] pra meio [com nível técnico]. Essa é uma das razões que motivaram o governo a colocar em ação esse programa Pronatec”, disse. “Vai ser um oportunidade para milhões de jovens e isso sem dúvida nenhuma terá impacto positivo na nossa economia”, completou Cid Gomes. (Agência Brasil)

Brasil: Mudança em seguro-desemprego atinge trabalhador com dispensa a partir do dia 28

Quinta | 12.02.2015 | 18h05
Autor: Blog do Anderson


Foto: Divulgação

Os trabalhadores cuja data da dispensa seja a partir do próximo dia 28 de fevereiro vão enfrentar as novas “travas” no acesso ao seguro-desemprego. Essa data foi estabelecida pela Medida Provisória 665, publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro do ano passado. Conforme a redação da MP 665, as novidades entrariam em vigor 60 dias depois da publicação da Medida Provisória, ou seja, 28 de fevereiro.

 

Sobre as mudanças, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou nesta terça-feira (10) ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado que “as providências nesse sentido estão sendo tomadas” e que“o Sistema Mais Emprego está sendo adequado para atender às novas exigências da Medida Provisória, no prazo estabelecido pela MP 665/2014”. Leia na íntegra a matéria do Estadão Conteúdo.

JUSTIÇA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE MARCO OLIVEIRA AGUIAR

Quinta | 12.02.2015 | 16h03
Autor: Destaque Bahia


Foto: Reprodução

Na última terça-feira (10) a Vara Criminal da Comarca de Caculé, expediu mandado de prisão preventiva por meio da Ação Penal 0000126-08.2015.805.0035, contra Marco Oliveira Aguiar (28 anos). O mandado foi requerido pelo Ministério Público e acatado pela justiça com base nas denúncias de envolvimento de Marco Oliveira com o tráfico de drogas em Caculé, haja vista que o mesmo já foi preso em outra oportunidade, assim como responde a diversos processos nesta comarca, inclusive, já tendo sofrido condenação criminal por interceptação de arma de fogo.

 

A Polícia Militar segue nas buscas em Caculé e cidades circunvizinhas na tentativa de cumprir o mandado e pede, a quem tenha alguma informação do paradeiro de Marco Oliveira Aguiar, que se encontra foragido, que entre em contato pelos telefones: (77)8110-2727 ou 190.

POLICIAIS EXPULSAM DEMÔNIO DE BANDIDO EM GOIÂNIA ; VEJA O VÍDEO

Quinta | 12.02.2015 | 14h00
Autor: Destaque Bahia


Foto: Reprodução

Um vídeo divulgado em redes sociais mostra policiais militares de Goiás fazendo o que seria um ritual de exorcismo em um homem que não teve a identidade divulgada. Os agentes, armados e fardados, mantém o jovem durante todo o tempo imobilizado. A Polícia Militar ainda apura o caso. Nas imagens é possível ver que cinco policiais participam da ação. Enquanto um deles imobiliza o homem, outro segura a cabeça e grita: “Liberta seu corpo, Jesus. Sai em nome de Jesus”.

 

Ainda nas imagens, um dos PMs que observa a ação faz um movimento como se fosse pisar em algo na direção do rapaz agarrado pelos policiais. Porém, não fica claro se o homem foi atingido. Enquanto os militares fazem o exorcismo, outra pessoa que não aparece no vídeo sugere que seja chama do um religioso. “Vocês não tem o número de um pastor não? Tem que chamar um pastor”, pergunta.

 

De acordo com o advogado criminalista Romero Ferraz Filho, a legislação estabelece um procedimento ao ser dado voz de prisão, como informar os direitos constitucionais e ser encaminhado para a delegacia. “Nesse caso, me parece que a conduta alheia a esse procedimento. Porém, não acredito que tenha ocorrido abuso de autoridade. O grande problema é que, como agente público, ele representa o Estado, que estabelece que cada cidadão tem o livre arbítrio para escolher sua religião”, disse.

 

A Polícia Militar confirmou que o vídeo é autêntico e que os agentes já foram identificados. Segundo o assessor de imprensa da corporação, tenente-coronel Ricardo Mendes, os PMs foram acionados para atender uma ocorrência com um indivíduo alcoolizado e agredindo algumas pessoas. Ainda segundo a corporação, o fato ocorreu em uma cidade do interior do estado, mas não informou qual o município.

 

As imagens serão enviadas para a corregedoria da PM, que irá apurar a conduta dos servidores, que podem sofrer sanções disciplinares. Não foi informado se os policiais que aparecem nas imagens são de carreira ou do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve).

Mundo está inerte para crise da água causada pelo clima, alerta o IPCC

Quarta | 11.02.2015 | 20h10
Autor: Do G1 em, São Paulo


Casal tira "selfie" na hidrelétrica do Funil, em Resende (RJ), onde a seca severa reduziu drasticamente o nível de armazenamento da água (Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP)

A escassez de água pode levar a conflitos entre comunidades e nações, já que o mundo ainda não está plenamente consciente da crise hídrica que muitos países enfrentam como resultado da mudança climática, alertou o chefe do conselho climático da Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) prevê um aumento de 0,3 a 4,6 graus Celsius na temperatura global até o final do século 21. Países como a Índia devem ser fortemente atingidos pelo aquecimento global, que trará mais anomalias climáticas, como secas, que levarão a uma carência séria de água e afetarão a produção agrícola e a segurança alimentar. 

 

“Infelizmente, o mundo não acordou de fato para a realidade do que iremos enfrentar em termos de crises no que diz respeito à água”, declarou o chefe do IPCC, Rajendra Pachauri, aos participantes de uma conferência sobre segurança da água. “Se você olhar os produtos agrícolas, as proteínas animais – cuja demanda está aumentando –, são muito dependentes de água. Ao mesmo tempo, do lado do abastecimento, haverá várias limitações. Primeiro porque haverá profundas mudanças no ciclo da água devido à mudança climática.”

Uma garrafa é vista em meio a seca na reserva de Jaquari em Vargem, no estado de São Paulo, em 28 de janeiro de 2015 (Foto: Roosevelt Cassio / Reuters)

BARRA DA ESTIVA : PREFEITO DINHO REALIZA REUNIÃO COM CHEFES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO

Quarta | 11.02.2015 | 18h05
Autor: Destaque Bahia


Foto: Reprodução

O Prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires "Dinho" (PV), preocupado com o crescente número de assaltos que vem acontecendo não só na sede do município, como também na zona rural, sendo muito deles, os bandidos usando arma de fogo, convidou nesta terça-feira (10/02/2015) o Dr. Marco Torres, Delegado titular do município e o SD/PM Danilo Santos, comandante do 3º Pelotão de Policia Militar do município para saber das autoridades policiais quais as providências que estão sendo tomadas.

 

Tanto o Delegado Torres, quanto o Comandante do Pelotão, garantiram ao Prefeito que todas as providências estão sendo realizadas, que as polícias estão trabalhando em conjunto para equacionar esse problema pontual, que está sendo tratado como prioritário.   Esclareceram ainda que já tem identificação de alguns suspeitos de estarem praticando esses delitos em nossa cidade e região, bem como, procedimentos judiciais estão sendo providenciados. Garantiram reforço policial para o período de carnaval, sendo que policiais civis e militares estarão na cidade realizando levantamentos e diligências com a finalidade de prender os autores desses crimes.

 

"O Prefeito Dinho agradeceu a presença das autoridades e deixou bem claro que o município continuará dando apoio tanto à Polícia Civil quanto a Militar no sentido de coibir estes fatos criminosos que vem causando preocupação na população barra-estivense, e que ele juntamente com o Deputado Marquinho Viana (PV) solicitará uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado para cobrar o aumento do efetivo da Policia Militar e Civil no município".  

Mulher se revolta ao ser barrada em banco e fica completamente nua

Quarta | 11.02.2015 | 16h03
Autor: Nossa Voz Bahia


Mulher teve que tirar a roupa para entrar em agência bancária (Foto: G1)

Uma cliente de uma agência bancária em Guarujá, no litoral de São Paulo, se revoltou ao ser barrada na entrada do local e resolveu protestar, ficando completamente nua diante dos demais clientes e dos seguranças. O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira (10), após ela não conseguir passar pelo detector de metais sem que o aparelho apitasse.

 

Vários clientes que estavam dentro do local, ou que esperavam para entrar, registraram o protesto, que aconteceu em uma agência bancária do Banco do Brasil no centro de Guarujá. Segundo testemunhas, os seguranças do local alegaram que ela escondia algum objeto de metal e, após uma grande discussão, ela tomou a decisão de tirar as roupas e os acessórios que portava.

 

Após uma nova discussão, desta vez com a cliente nua, os seguranças concordaram em deixá-la entrar no banco. Por volta das 15h, ainda não havia ocorrências relacionadas ao caso registradas nas delegacias da cidade. O G1 entrou em contato com o Banco do Brasil, mas até a publicação desta reportagem não houve um retorno.

Cruzeiro e Inter conhecem os seus últimos adversários na fase de grupos da Libertadores

Quarta | 11.02.2015 | 14h00
Autor: Bahia Notícias


Foto: Getty Images

Na noite da última terça-feira (10), as equipes do Cruzeiro e Internacional conheceram os seus últimos adversários para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2015. Depois de derrotar o Alianza Lima por 4 a 0, o Huracán empatou sem gols no jogo de volta e garantiu a sua classificação para o Grupo 3, que além do atual campeão brasileiro também conta com as equipes do Mineros de Guayana da Venezuela e Universitário de Sucre, da Bolívia. 

 

Já em La Paz, a equipe do The Strongest venceu o Monarcas Morelia por 2 a 0, classiificando-se para o Grupo 4, onde estão o Internacional de Porto Alegre, o Emelec do Equador e a Universidad de Chile. Nesta quarta-feira, mais dois jogos definem outros classificados para a fase de grupos. No Paraguai, o Cerro Porteño precisa vencer o Deportivo Táchira da Venezuela por dois ou mais gols de diferença, enquanto que na cidade colombiana de Manizales, o Corinthians pode até perder por 3 gols de diferença para o Once Caldas que se garante na próxima etapa do torneio continental.

Crisópolis: Menino morre atropelado depois de avó engatar marcha errada

Quarta | 11.02.2015 | 11h57
Autor: Bahia Notícias


Foto: Flávio Vasco/Divulgação

Uma fatalidade matou um menino de cinco anos em Crisópolis, no Agreste baiano. O acidente ocorreu depois que a avó engatou uma marcha ré na garagem de casa e acabou imprensando o neto contra a parede. "A criança estava na garagem na hora que a avó foi tirar o carro. Ao invés de dar a marcha ré, ela errou e colocou a primeira", disse um agente policial que preferiu não se identificar. 
 
Depois do ocorrido, o caso ocorreu neste domingo (8), a criança foi encaminhada para um hospital da região, mas não resistiu. A avó, abalada, falou sobre a fatalidade. "Se eu pudesse, eu iria junto com ele. Seria muito melhor para mim. Ele também é meu filho. Foi uma fatalidade meu Deus", exclamou emocionada ao G1. Um amigo da família informou que o menino morava com os avós maternos em uma chácara. A mãe mora em Brasília (DF). Um inquérito já foi instaurado e a família será ouvida.
 

Bebê nasce grávida de gêmeos em Hong Kong

Quarta | 11.02.2015 | 09h59
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

Uma recém-nascida de três semanas passou por cirurgia para retirada de dois pequenos fetos com idades de oito a dez semana que estavam sendo gestados em sua barriga. O caso foi em 2010, mas só foi divulgado ao público na última edição da revista Hong Kong Medical Journal. De início, os médicos acreditaram que o bebê tinha nascido com dois tumores, mas depois perceberam que se tratavam de dois fetos. Os fetos tinham pernas, braços, espinha dorsal, costelas e intestinos. Um pesava 14,2 gramas e outro 9,3 gramas. Ambos tinham cordão umbilical. A cirurgia foi feita por médicos no Queen Elizabeth Hospital, em Hong Kong, e foi bem sucedida. A condição é raríssima.

 

Chamada de foetus in fetu (feto dentro do feto), acontece em um a cada 500 mil nascimentos. Em todo mundo, menos de 200 casos foram registrados. A causa é ignorada. "Era impossível detectar esta condição no ultrassom durante a gravidez, uma vez que os embriões eram muito pequenos", afirmou o ginecologista Yu Kai-man."Uma vez que seria impossível que o bebê tivesse engravidado na barriga da mãe, está claro que a fertilização dos dois fetos foi feita no momento da concepção, pelos pais da criança", concluiu o médico.

Amado Batista lamenta agressão no litoral de SP: 'Ainda estou machucado'

Terça | 10.02.2015 | 16h03
Autor: Do G1 Santos


Foto: Reprodução

O cantor Amado Batista, que ficou ferido após ser atingido por uma pedra de gelo durante um show em Praia Grande, no litoral de São Paulo, falou sobre a confusão ocorrida logo no início da apresentação em uma casa noturna da cidade. Segundo Amado, a maior preocupação após o incidente foi procurar um hospital para ver se nada mais grave havia ocorrido.

 

Ainda de acordo com o cantor, que chegou a ficar com o rosto ensanguentado, as marcas do ferimento ainda são visíveis. "Estou com o olho inchado e bastante roxo, mas em geral estou bem. Acredito que a pessoa que arremessou a garrafa estava embriagada, já que a festa havia começado bem antes. Não sei quem me atingiu e acho que não foi identificado", diz.

 

Amado também se mostrou bastante chateado com a impunidade, já que o autor da pedrada não foi encontrado. "O engraçadinho bebeu e fez isso. Uma pessoa normal não teria essa atitude. É impressionante como uma pessoa consegue estragar um show que era aguardado por outras cinco mil. A minoria venceu a maioria. Pelo menos estou bem e não precisei tomar pontos", finaliza.

Caminhão carregado de alimentos tomba após perder freio, diz polícia

Terça | 10.02.2015 | 14h00
Autor: Do G1 BA


Caminhão carregado de alimentos tomba na entrada de São Miguel das Matas (Foto: Mary Souza / Arquivo pessoal)

Um caminhão carregado de alimentos tombou na entrada da cidade de São Miguel das Matas, a 220 quilômetros de Salvador, na manhã desta terça-feira (10). De acordo com a polícia da cidade, o veículo perdeu o freio, desceu uma ladeira e tentou subir outra, quando virou. A carga de feijão, açúcar, óleo de soja e milho ficou espalhada na pista.

 

Ainda de acordo com a polícia, o motorista e o ajudante foram levados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas sem ferimentos graves. O caminhão está atravessado na pista, o que provoca a interdição da localidade conhecida como Rua do Fogo. Segundo a polícia, como a pista é mão dupla, não há registro de congestionamento. Até a publicação desta reportagem, o veículo permanecia na pista.

Repórter conta o que viu e como viveu com pouca água em 5 dias

Segunda | 09.02.2015 | 14h00
Autor: Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução

O repórter do G1 Glauco Araújo passou cinco dias em bairros de São Paulo morando com famílias que relatavam uma sensível mudança em suas rotinas por causa da crise no abastecimento de água. Veja abaixo o que ele diz sobre a experiência:

 

"Oficialmente não existe rodízio de água em São Paulo. Mas pude presenciar um cenário de escassez que muitos moradores disseram já existir há meses. Sem meias palavras: a situação é de desabastecimento. Morei durante cinco dias nos bairros do Limão e de Casa Verde e circulei pelo Parque Edu Chaves e Vila Nova Cachoeirinha, pontos da Zona Norte da capital paulista em que registramos no G1, nos últimos tempos, diversas reclamações sobre a falta d'água.

 

O governo estadual e a Sabesp afirmam que, atualmente, o que há é redução de pressão em alguns horários para combater as perdas. Formalmente, há apenas a possibilidade de haver cinco dias sem água por semanas em São Paulo. Segundo nota da Sabesp, "está sendo feita uma reavaliação no período de redução de pressão em determinados pontos. Isso porque estes locais não conseguem, muitas vezes, receber água a tempo de encher as caixas-d'água, já que estão em pontos mais altos e distantes das estações. Assim, a partir dos ajustes, estes locais devem voltar a ser abastecidos normalmente em breve."

Grave acidente entre ônibus e carro mata uma pessoa em Ilhéus

Sexta | 06.02.2015 | 18h05
Autor: Voz da Bahia


Batida entre ônibus e carro de passeio deixa uma pessoa morta em Ilhéus (Foto: Jamesson Araújo / Site Blog Agravo)

Pelo menos uma pessoa morreu em colisão entre um ônibus e um veículo de passeio, que ocorreu por volta das 5h da madrugada desta sexta-feira (6), na ponte que liga o município de Ilhéus ao distrito de Olivença, na região sul da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, o trânsito ficou congestionado no local. Segundo o órgão, o motorista que conduzia o carro de passeio, que ficou completamente destruído, morreu no local do acidente.

 

Ainda não há informações se outras pessoas envolvidas no batida ficaram feridas. Os detalhes e as circunstâncias do ocorrido também são desconhecidos. De acordo com a polícia, o local já foi isolado e o corpo está sendo retirado do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), por volta das 9h20.

Aneel aumenta valores da bandeira tarifária

Sexta | 06.02.2015 | 14h00
Autor: Voz da Bahia


Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou proposta que aumenta em até 83% os valores da recém-criada bandeira tarifária que, desde 1º de janeiro vem sendo cobrada nas contas de luz para repassar, ao consumidor, o aumento de custos de geração para o setor de energia elétrica. Com isso, os preços para a bandeira amarela passarão dos atuais R$1,50 por 100 quilowatts-hora (kWh) para R$ 2,50 – aumento de 67%. No caso da bandeira vermelha, a tarifa passará de R$ 3 para R$ 5,50: aumento de 87%. Não há cobrança no caso da bandeira verde.

 

Consumidores do Amazonas, do Amapá e de Roraima também não pagam a taxa. Por meio da bandeira tarifária, que adota as cores verde, amarelo e vermelho, o consumidor pode saber, a cada mês, se está pagando mais caro pela energia que gasta. A proposta será discutida em audiências públicas previstas para o período de 9 a 20 de fevereiro na Aneel. Caso não haja alteração no texto, os novos valores começarão a vigorar a partir de 1º de março.

Delegado diz não ter dúvidas de que policial matou namorada no ES

Sexta | 06.02.2015 | 11h57
Autor: Do G1 ES


Ana Clara foi morta a tiros e delegado diz que namorado foi o reponsável (Foto: Reprodução/ Instagram)

O chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Espírito Santo, José Lopes, disse, na manhã desta sexta-feira (6), que não tem dúvidas de que o policial militar Itamar Rocha Lourenço foi o responsável pela morte da namorada Ana Clara Cabral. O delegado disse que ele não confessou o crime, mas foi contraditório em vários momentos. Um amigo do militar disse à polícia que Itamar contou, por telefone, onde estava o corpo da namorada. O advogado do militar disse que seu cliente só vai falar em juízo.

 

Itamar está  preso no Quartel do Comando Geral (QCG) em Maruípe. Ele foi  foi autuado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por não ter dado chances de defesa à vítima. O caso será transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM).

 

 

Brasília: Renan e Aécio batem boca no Senado por causa de escolha de cargos na Mesa Diretora

Sexta | 06.02.2015 | 09h59
Autor: Blog do Anderson


Foto: Reprodução

Em sessão tensa, com direito a troca de dedo em riste e berros no plenário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) protestou nesta quarta-feira (4) contra a decisão da base da presidente Dilma Rousseff, liderada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não respeitar a proporcionalidade dos partidos na composição da Mesa Diretora, inteiramente entregue aos aliados. A manobra de Renan, em costura com o PT, tratou de excluir dos postos o PSDB e o PSB, que fizeram oposição a sua reeleição, e de vingar no Senado a derrota petista na Câmara dos Deputados, agora presidida por um peemedebista menos dócil ao governo, Eduardo Cunha.

 

[Eleito com 49 votos e citado no escândalo de corrupção da Petrobras, Renan tampouco quis dar chance ao azar na hora de distribuir os cargos. Caso o pedido de cassação de seu mandato venha a ser feito à Comissão de Ética da Casa, ele precisará de 28 votos em sua defesa, entre 81 senadores, para escapar. Se 54 votarem pela cassação, ele perde e a gente comemora.] Depois da argumentação técnica de Aécio, começou o memorável bate-boca, para o qual Renan, como um militante da linha auxiliar petista incapaz de argumentar, precisou trazer a derrota eleitoral do tucano, que nada tinha a ver com o tema em debate. Segundo a Veja, talvez agora, pela primeira vez, a imprensa possa dizer, com uma razão ao menos literal, que Aécio “subiu o tom”. Assista.

Mistério: budistas dizem que monge mumificado não está morto

Quinta | 05.02.2015 | 20h10
Autor: UOL


Foto: Reprodução / DailyMail

Um monge que foi encontrado mumificado na posição de lótus na Mongólia no fim de janeiro "não está morto" e sim em um "profundo estado meditativo", afirmam especialistas budistas ouvidos pelo jornal "The Siberian Times". Quando o corpo foi descoberto, peritos avaliaram que ele teria cerca de 200 anos e havia sido preservado em peles de animais. Mas o monge Barry Kerzin, que é médico do dalai lama, disse ao jornal mongol que o monge está num estado espiritual muito especial conhecido como "tukdam".

 

"Tive o privilégio de cuidar de alguns meditadores que estavam no estado de tukdam", afirmou. "Se a pessoa consegue ficar nesse estado por mais de três semanas -- o que raramente acontece -- seu corpo começa a a encolher e no final o que sobra são os cabelos, as unhas e as roupas."

 

"Nesse caso, um arco-íris aparece no céu por vários dias. Isso significa que alguém encontrou um 'corpo do arco-íris'. É o estágio mais alto antes do Buda", acrescentou o médico. Segundo Ganhugiyn Purevbata, fundador do Instituto Mongol de Arte Budista da Universidade Budista de Ulan Bator, "o lama está sentado na posição de lótus vajra, com a mão esquerda aberta e a mão direita simbolizando o ensinamento do sutra". 

 

"Este é um sinal de que o lama não está morto, mas em um estato meditativo muito profundo, de acordo com a tradição antiga dos lamas budistas", acrescentou. Outros especulam que a múmia seja um professor do lama Dashi-Dorzho Itigilov, nascido em 1852. Morto ou não, o corpo mumificado ainda está cercado por mais mistérios.

 

A polícia anunciou que o monge foi roubado de uma caverna na região de Kobdsk por um homem que então o escondeu em sua casa com o objetivo de vendê-lo no mercado negro. A múmia está em poder do Centro Nacional de Pesquisa Forense em Ulan Bator, a capital mongol. 

Polícia: Ladrão é preso por populares em Conquista

Quinta | 05.02.2015 | 18h05
Autor: Blog do Anderson


Foto: Blog do Anderson

Um ladrão se deu mal no Centro de Vitória da Conquista. O meliante foi detido por populares numa tentativa frustrada de roubo a uma loja da travessa Adriano Bernardes, uma das mais movimentadas de acesso ao Terminal da Lauro de Freitas no início da tarde desta quarta-feira (4). A Polícia Militar esteve no local e levou o meliante ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).